
Informações obtidas são antigas e acesso aconteceu antes de outubro
Rayssa Motta
Estadão
O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, disse neste domingo, dia 15, que a Polícia Federal está investigando o vazamento de dados de servidores públicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o ministro, as análises preliminares apontam que o acesso às informações aconteceu antes de outubro deste ano e que os dados obtidos são ‘antigos’.
“Dentro dessa investigação, já se sabe que os dados divulgados são dados antigos, do ano de 2001, então não são dados recentes, e que o acesso a esses dados ocorreu em data anterior a 23 de outubro deste ano. Ainda não temos precisão da data. A Polícia Federal está em busca do autor do acesso a esses dados, da sua identificação e, logicamente, sua prisão”, explicou Mendonça.
ATAQUE CIBERNÉTICO – Ainda segundo o ministro, não há indícios de que o caso tenha relação com o ataque cibernético aos sistemas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no início do mês. “Não foi apontada nenhum relação [com a invasão dos sistemas do STJ] até o momento. A gente logicamente não pode descartar eventual possibilidade. Mas nenhum indicativo nesse sentido”, afirmou. “Nada também que indique qualquer quebra da lisura do processo eleitoral”, completou Mendonça.
O vazamento de dados de funcionários do TSE foi confirmado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. “Houve uma notícia de que teria havido um vazamento com dados dos funcionários do TSE. Esse vazamento não é produto de um ataque atual, é um ataque antigo. Nós ainda não fomos capazes de precisar o quão antigo, se de dez dias ou de cinco anos. Mas não houve ataque bem-sucedido no dia de hoje”, disse Barroso em coletiva de imprensa durante a tarde.
O presidente do TSE também informou que houve uma tentativa de ataque ao sistema que abriga as informações da Justiça Eleitoral, mas que foi totalmente neutralizado. “Houve de fato uma tentativa de ataque hoje para derrubar o sistema com grande volume de acessos simultâneos”, afirmou o ministro. “Esse foi totalmente neutralizado pelo TSE com auxílio das operadoras de telefonia e, portanto, também sem qualquer repercussão sobre o processo de votação”, disse.
Se você já foi servidor público com trânsito nos três níveis, a exemplo de mim, deve saber que nesses ambientes existe um saga compulsiva de um colega capturar dados de acesso do outro, sobretudo, a senha, a chave. Para quem detém uma boa prenunção de informática, a bisbilhotice pode ser feita via rede. Mas vale também se policiar daquele pré-histórica: o amigo da onça fica detrás do operador, finge ler um jornal, enquanto isso ele tá com o zoião no teclado do micro operado pelo coitado.
Por este último método, um colega propiciou a outra funcionária, algumas visitas da PF.
Vejam que maravilha foi a contagem de votos em São Paulo.
Prestem atenção para a PORCENTAGEM dos quatro primeiros Candidatos que desde a primeira parcial com 0,39%, até 99,67%, permaneceu ESTÁTICA, sem se mover um décimo.
Com 0,39% os resultados estavam assim:
Covas. 32,58%
Boulos. 20,33%
França. 13,95%
Russomano. 10,44%
Com 37,77% das urnas apuradas, as porcentagens seguiram assim:
Covas. 32,79%
Boulos. 20,32%
França. 13,65%
Russomano. 10,52%
Já com 57,77%, as porcentagens seguiram INTACTAS.
Covas 32,81%
Boulos. 20,85%
França. 13,65%
Russomano. 10,49%
E na última atualização já com 99,67% das Urnas apuradas, as porcentagens seguiram EXATAMENTE as mesmas
Covas. 32,85%
Boulos. 20,24%
França. 13,65%
Russomano. 10,50%
Da pra acreditar num FENÔMENO desses?
VOTO IMPRESSO JÁ!!!
Essas Eleições foram fétidas igual aquela da Dilma que demorou a contagem, e quando o Sistema voltou ela veio com milhares de votos que a elegeram. No Recife a opção do povo foi pelos grupos envolvidos com Crimes de Lesa Pátria e Contra a Humanidade, o Recife tá destruído e deu o Atestado de Óbito da Cidade, o vai ser a continuidade das gestões criminosas de PSB e PT no segundo turno para continuarem comprando Respiradores de Porcos para o Povo do Recife e desvios do Covidão continuando a céu aberto, a impunidade reina em Pernambuco !
Textos na Mídia nas rede sociais do Recife hoje.
“O Recife agora terá que escolher entre o candidato do Partido que mais roubou Pernambuco(PSB), e, a candidata do Partido que mais roubou o Brasil (PT) ” !