Políticos à esquerda e à direita insistem em desafiar as regras da convivência

Resultado de imagem para direita e esquerda chaRGES

Ilustração reproduzida do Google

​Marcos Lisboa
Folha

Kurt Gödel foi, provavelmente, o maior lógico da história. Os filósofos podem se irritar com essa afirmação tendo em vista a sua merecida gratidão por Aristóteles, mas Gödel revolucionou a nossa compreensão sobre os limites da lógica.

No começo do século passado, um dos maiores matemáticos de sua época, David Hilbert, propôs 23 problemas fundamentais a serem resolvidos. O segundo dizia respeito ao começo da matemática, a aritmética, a simples arte que começa com contar carneiros.

O problema era definir princípios consistentes para a aritmética que permitissem verificar se qualquer afirmação neste sistema está certa ou errada.

HÁ SEMPRE LIMITES – A resposta de Gödel desconcertou a matemática. Todo sistema formal consistente que contenha uma parte da aritmética é necessariamente incompleto. Nosso conhecimento tem limites e há conjecturas que não conseguimos saber se são verdadeiras.

​Como tantos de língua alemã do começo do século passado, Gödel fugiu do nazismo. Foi acolhido por Princeton, onde se tornou o companheiro de Einstein em caminhadas diárias. O físico era 27 anos mais velho, mas gostava tanto do jovem lógico que dizia que a sua companhia era a razão para ir à universidade.

Passado algum tempo, ambos decidiram pedir a cidadania americana. Para isso era preciso saber do novo país e da sua Constituição, além da recomendação de outros cidadãos.

AMEAÇA AUTORITÁRIA – Einstein conseguiu a cidadania sem problemas. Logo depois, Gödel dedicou-se a estudar com afinco as regras do país que iria adotá-lo. Para desespero de Einstein, porém, ele concluiu com a sua candura usual: as regras da Constituição americana permitiriam a ocorrência de um governo autoritário.

O velho físico tentou prevenir que o jovem lógico comentasse durante a audiência sobre as supostas falhas nas leis do país que estava a decidir se o aceitaria como cidadão. Sua admoestação foi de pouca valia.

Felizmente, o juiz não deu bola a Gödel. Havia muito a fazer e, afinal de contas, o jovem professor contava com a recomendação de Einstein.

RETROCESSO – No Brasil, não precisamos de um grande lógico para saber do risco de retrocesso autoritário. Afinal, políticos à esquerda e à direita insistem em declarações que desafiam as regras da convivência democrática.

O candor de Gödel resultou em uma curiosa nota de pé de página na biografia do grande matemático e suas muitas realizações.

Por aqui, os desatinos de políticos miúdos testam a solidez do Estado de Direito. Os falastrões parecem não compreender o longo caminho percorrido para a construção da democracia e os desafios que temos pela frente. Resta a esperança de que as bravatas apenas resultem em uma lastimável nota de pé de página.

24 thoughts on “Políticos à esquerda e à direita insistem em desafiar as regras da convivência

  1. O texto está um tanto turvo em relação ao título, mas até que enfim apareceu direita neste país. Ou se era centro ou esquerda, mas “direita”, o país andou desmembrado por anos a fio. Bastou-se que aparecesse alguma direita e esta ganhasse toda credibilidade que a esquerda pôs abaixo durante anos de desmandos e corrupção para que começasse o choro. A esquerda rompeu com todas as regras de convivência possíveis, classificando os cidadãos do mesmo país em “companheros” ou fascistas, racistas, reacionários. Até porque, o conservadorismo está à direita e não na ala radical da esquerda. Esta quer mesmo é a mudança de regime e manutenção eterna deste. Democracia é apenas uma ferramenta para se conseguirem o que realmente querem.

    • Mas quando os que chamam de direita (poder econômico no colo do qual a turma toda senta gostosamente) deixou de ser governo neste país, inclusive no governo Lula cujos parceiros que estão no poder apoiando Temer são os mesmos parceiros de Bolsonaro (DEM no comando) que foram parceiros de FHC, tb, e, inclusive da famigerada dita-cujadura ? Como diria o capitão Nascimento: ” a direita é o $istema mano, o resto é sofisma “.

      • Ninguém fez censura prévia contra Lula, Dilma, FHC. Isso, a esquerda que se auto nomeou a tuteladora dos poderosos, acha que tem moral para fazer. Acabou de descrever em detalhes o que fez esquerda no poder no Brasil. Sentaram, confortavelmente, no colo dos banqueiros e donos de empreiteiras. Faça o que eu quero, não faça o que eu faço? Temer apenas abriu as pernas para os outros como, planos de saúde, empresas de aviação, empresas de telefonia e mais outras. Ainda planejou dar um “presentaço” aos banqueiros, semi privatizando a previdência.

        • O capital velhaco é tão diabólico, ao ponto de fazer qualquer negócio para manter o controle sobre o poder, até ditaduras sangrentas, se necessário for, que parece ser o seu próximo passo no Brasil, face à conjuntura a que chegou, daí a eleição de Bolsonaro, que entrou na histórica consciente, ou inconscientemente. Questão de 12 meses, mais ou menos, o capital velhaco aplica-lhe o ultimato, caso não tenha noção de onde se meteu.

    • Que venham muitas operações como a Lava Jato pela frente.

      Os corruptos não podem ter sossego !

      Roubou vai pra cadeia !

      PS.: O registro do Partido dos Trambiques deve ser cassado devido à doação de Kadafi, documentada com provas na delação de Palocci.

      • Quero ver colocarem na cadeia a turma da ditadura, a turma do FHC, a turma do Temer, a turma do Sarney, a turma do DEM… Ou será que essa gente não tem culpa nenhuma no cartório ?

  2. Essa turma do FHC tb parece que não sei, pô, como diria o Patropi, ” falam, falam, falam, mas, infelizmente, não conseguem dizer nada de novo de verdade, senão apenas os mesmos e velhos sofismas de sempre.

    • Vc é tão boçal, tão pobre de espírito, tão limitado, tão pobre diabo, que não sabe falar outra coisa, senão “petralha, ou tucanalha”, ou bolsonalha. Vá se instruir, criatura, e fuja desse mico. Procure entender melhor o que está acontecendo com o seu país e a sua gente, e ajude-os a descortinar novos horizontes de verdade.

  3. Bem, como dizia Santa Terezinha, tudo passa (até o PT), só Deus fica. Quanto a Godel, é também o autor do Teorema da Incompletude, que diz que ao final Deus se faz necessário. Amém.

  4. Luiz Felipe está se deixando dominar mais pela insatisfação que a razão.

    Logo, seu raciocínio está prejudicado, pois não tem lógica alguma, apenas e tão somente ódio e intolerância.

    Curiosamente, nada comenta caso Haddad, o ladrão – representante de Lula, do chefe da organização criminosa -, tivesse este bandido sido eleito!!

    Luiz apenas vomita a sua bile, o fel pela boca, então a sua revolta porque nada lhe agrada, nada lhe satisfaz, nada lhe serve, mas não aponta qualquer solução que teria para o Brasil e seu povo!

    Ou, de fato, seu descontentamento incontrolável é pelo fato de Haddad ter perdido as eleições??!!

    • Os bolsonarianos, ao que parece já estão confessando de antemão o próprio fracasso no governo, arrumando culpados externos e pelo visto a desculpa e o saco de pancadas deles continuará sendo o lulopetismo, o contraponto político único deles, sem o qual jamais teriam chegado ao poder. Sem essa de que o Brasil não tem futuro. O Brasil tem futuro sim, bastam projetos inovadores bem definidos, revolucionários, coragem, independência, capacidade criativa, força realizadora conjunta, ousadia, e mãos à obra. Dizem que de onde menos se espera que saia alguma coisa que preste para o bem de todos é que não sai coisa nenhuma mesmo. Se vê que vai cair deite. Se vê que não vai conseguir fazer porra nenhuma para melhorar as coisas, para todos, fixe o prazo dos mandatos em no máximo 5 anos, eleições gerais, sem reeleição, fim do senado e redução da câmara e assembleias em 50%, já é alguma coisa, já significa alguma economia. Mas se tiver peito e forças para avançar, então o ideal é a demolição total do $istema podre, com a implantação da Democracia Direta com Meritocracia Eleitoral, já significa uma Revolução. Mas sabe quando o congresso fisiológico, que perde o pelo mas não perde o vício, vai votar contra os seus próprios interesse$ de continuar na mamação ? Nunca. Mas, se tiver peito e forças, pode avançar ainda mais, chamar as falas o pacto federativo vencido, e reinventá-lo, conjugando a Revolução da Política com a Revolução do Estado. Daí, com o Brasil reinventado, vamos brigar com a irmã China, já reinventada, na boa e na moral, pelo galardão da primeira economia mundial, com os EUA, emparedado pela Confederação Europeia, já batendo os pinos sem ter mais para onde expandir senão escravizando as suas colônias e quintais. Impossível ? Para quem conseguiu transformar até igrejas, quartéis e batalhões em comitês eleitorais e seus operadores em cabos eleitorais não me parece impossível. Mas se não tiver peito, coragem e nem ousadia para tal, não faça igual o PSDEMB-agregados e nem o PTMDB-agregados, pelo amor de Deus, não faça o Brasil e o povo brasileiro perderem mais tempo em relação ao mundo desenvolvido e globalizado, desocupe a moita o mais breve possível, ou abra espaço para o Leão fazer o que tem que ser feito, antes tarde do que nunca.

      • Os petistas sempre puseram a culpa de todo fracasso na era FHC, nos tucanos, nas oposições de modo geral, na mídia “golpista”, nos Estados Unidos, na CIA, no Opus Dei, etc., Mas qualquer sucesso, real ou aparente, era mérito único e exclusivo de Lula, o grande, e da incomparável gerentona Dilma, aquela mistura de Rosa Luxemburgo, Joana D’Arc e Agatha Crumm que levaria o Brasil ao primeiro mundo.

        • Não tenho nada a ver com os governos FHC e Lula, ou Dilma, não me convidaram pra nada, senão apenas para ajudar a pagar a conta. Eu pugno por solução para o país e a população, venham de onde vierem, até do capeta se o dito-cujo quiser ajudar que seja bem-vindo. Agora o que não da para aguentar mais é essa mendicância de argumentos do tipo de se não é do meu lado é direitalha, ou esquerdalha, ou centralha, ou direitopata, esquerdopata ou centropata.

  5. Resumo do discurso do Haddad e da reação do PT após a derrota de ontem:
    -Começou com um minuto de silêncio pela democracia.
    -Falou em democracia e atacou todas as instituições democráticas do país, falando do golpe contra a Dilma e da prisão injusta contra Lula.
    -Mostrou que o PT vai continuar pregando o ódio, pois só falou em risco, ameaça e etc
    -Conclamou a militância a não fugir a própria morte e incitou o pânico entre seus eleitores.
    -Falou a única verdade da noite: defenderão a democracia “no modo como a entendemos”.
    Continuam pregando o discurso do medo e do ódio!
    Nem sequer teve a hombridade de parabenizar o presidente democraticamente eleito!!
    É assim que ele mostra o respeito à democracia!
    A presidente do PT publica mensagem nas redes sociais convocando os militantes para responderem ao resultado eleitoral com violência.
    Continuam a dividir os brasileiros em “nós e eles”.
    O Haddad e o PT não aprenderam nada com o resultado da eleição.

  6. Em outro POST da TI o leitor e comentarista Lionço Ramos Ferreira informa que Fernando Haddad na data de hoje parabenizou Jair Messias Bolsonaro pela vitória.
    Induvidosamente uma atitude honrosa.

    https://oglobo.globo.com/brasil/apos-derrota-haddad-deseja-sucesso-bolsonaro-pelo-twitter-23195193

    “Fernando Haddad 13

    @Haddad_Fernando
    Presidente Jair Bolsonaro. Desejo-lhe sucesso. Nosso país merece o melhor. Escrevo essa mensagem, hoje, de coração leve, com sinceridade, para que ela estimule o melhor de todos nós. Boa sorte!

    09:36 – 29 de out de 2018”

    Um aperto de mão em Bolsonaro e outro em Haddad!!!

  7. Começou turvo e termina turvo.
    Vocês estão falando do pai dos pais da TI.
    No campo da filosofia ficou atrás apenas de Aristóteles. Anos depois temos um Capitão que se tornou presidente por causa do Whatsapp. E deve tudo ao filósofo. Kurt Godel. Quê Axioma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *