Políticos acham que Janot se precipitou ao fazer as denúncias

José Carlos Werneck

Políticos de todos os partidos concordam que Rodrigo Janot errou em denunciar somente o deputado Eduardo Cunha e o senador Fernando Collor ao Supremo Tribunal Federal, por suas implicações na Operação Lava Jato.Todos são unânimes em achar que esta “denúncia seletiva” salta aos olhos da opinião pública, que hoje é muito bem informada e preferia que todos os implicados fossem denunciados e não apenas os dois desafetos do procurador.

Na quarta-feira,o procurador-geral da República será sabatinado pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, depois seu nome será submetido ao plenário . Para ser reconduzido ao cargo, Janot precisa de 41 votos favoráveis do total de 81.

Nenhum dos 81 senadores,teceu,publicamente, críticas à atitude de Janot . Em conversas reservadas, a opinião era de que as denúncias feitas contra o presidente da Câmara e o senador Fernando Collor, às vésperas  da apreciação pelo Senado, foram uma demonstração desnecessária de total falta de habilidade, que pode resultar em prejuízos em sua recondução à Procuradoria.

MENOS AFOITO

Antes das denúncias, era voz corrente que o nome de  Janot fosse aprovado sem maiores percalços pelo plenário, embora 13 senadores sejam investigados pela Lava Jato.

Os  senadores acham que o Procurador-Geral da República deveria ter sido menos afoito e esperado mais. “Uma semana não faria diferença. O Senado está para votar a sua recondução, além de um projeto de lei que trata do reajuste dos servidores do Ministério Público. Tudo isso cria um clima ruim”, disse um integrante da chamada Base Aliada.

O senador Humberto Costa,líder do Partido dos Trabalhadores,um dos investigados pelo procurador-geral, afirma que Janot tem agido de forma equilibrada. “Acho que ele será aprovado sem maiores problemas”.

Costa entende,ao contrário da maioria de seus pares, que ao fazer as denúncias, Janot deixa claro  que não pretende recuar nas investigações o que  deve ser visto de forma positiva pelos senadores.

TIMING

“O procurador não tinha necessidade de apresentar essa denúncia agora. Dizer que o timing das investigações é diferente do timing da política é um erro”, enfatiza outro senador. para quem, a decisão de Janot criou um desconforto no Senado,que na próxima semana,decidirá se ele será reconduzido a chefia do Ministério Público.

Já para o senador José Agripino Maia, um dos poucos que elogia a postura de Janot, a opção pela apresentação das denúncias teve caráter institucional e não pessoal . “Não há uma correlação entre as denúncias de agora e a sabatina. As instituições estão agindo dentro de um cronograma já anunciado”.

Não obstante a opinião apaziguadora do senador Agripino Maia,uma pergunta pairava nos corredores do Congresso: Não teria sido mais conveniente que Rodrigo Janot agisse de forma menos seletiva e tivesse incluído um maior número de investigados e que suas denúncias alcançassem políticos de outros partidos que têm seus nomes entre os atingidos  pela Lava Jato?

18 thoughts on “Políticos acham que Janot se precipitou ao fazer as denúncias

  1. Enquanto janot diz “vamos investigar até o fim” , lembro dessa frase apenas com algumas mudanças no idioma francês.
    O Grande Gênio Mundial e Interplanetário, o homem que ILUMINAVA A ANTIGUIDADE, o mais preparado de todos, o “mais” “melhor” de todos”, o que sabe fazer, , se não fosse nós não existiria o Estado de São Paulo, em suas raríssimas aparições publicas no Palácio da Ética Francesa (totalmente blindado pela midiazinha nefasta corrupta)., diz assim:
    “Vamos aguardar as investigações”…
    È clichê francês, pode perceber Sr. Newton.
    E estamos aguardando até hoje as investigações do MAIOR ROUBO DO METRÕ deste Páis, 30 nos roubando e nada de nada.
    Dizem ás más línguas que ultrapassa a casa dos 10 bilhões, daria para fazer duas Linhas inteiras de Trens….neste caótico trânsito paulistano
    Um dos aspones do então des-governador na epoca do inicio do roubo, tem mais de cinco contas na Suiça, inclusive sua querida esposa, e por ser fiel escudeiro do Grande Mentiroso foi agraciado com um cargo no TCE……Que piada. pronta.!!!!!!
    A propósito,, como franco-tucano-suiço gost da Suiça e das Ilhas Tucanamayns………

  2. O Cunha foi denunciado em 35 dias, já sobre o Renan que foi denunciado há 2 anos ninguém diz nada…
    Quanto trabalho á toa os petistas tiveram, para através do indiciamento do Cunha alegarem que ele não tem condições para levar adiante o impeachment da Dilma. Na semana que vem o Cunha arquivará todos os pedidos para impichar a Tia, um partido de oposição entrará com recurs contra o arquiamento e por maioria simples o processo continuará.
    Dessa forma o terrível Cunha será ‘voto vencido’ …kkkk

    • Caro virgilio tamberlini … saudações!

      Meu caro … enquanto PSDB e PT são partidos que da União partem em direção aos Estados, DF e Municípios … o caminho do PMDB é inverso; como tenho cansado de comentar por aqui!!!

      http://pmdb.org.br/noticias/pmdb-se-organiza-para-as-eleicoes-municipais-em-todos-os-estados/ com:
      PMDB se organiza para as eleições municipais em todos os estados … FUG/PMDB … 13 de agosto de 2015
      Brasília (DF) – Até o próximo dia 31 de agosto, os peemedebistas de todo o país se mobilizam para realizar as convenções municipais do Partido. Muitos diretórios do PMDB já realizaram as suas convenções. A orientação é que o PMDB tenha candidato próprio para o executivo no maior número possível de cidades e alcance um crescimento significativo em todos os estados nas eleições de 2016.
      O mês de agosto está sendo bastante movimentado para o PMDB. No estado de São Paulo, as convenções municipais aconteceram durante vários dias e se encerraram no dia 16 de agosto, com eleições dos dirigentes do PMDB em cada cidade.
      No Rio Grande do Sul, as convenções municipais estão programadas para o dia 29 e deverão ocorrer simultaneamente, em todos os municípios do Estado. Antes, no dia 22, será realizado o Encontro Juventude Na Estrada, a partir das 10 horas na Câmara de Vereadores de Gramado.
      Em Santa Catarina, o PMDB ganhou três mil novos filiados com a realização do Dia Estadual de Filiações, que aconteceu no sábado (15) em todos os 295 municípios catarinenses. A executiva estadual do PMDB Mulher se reuniu nesta segunda-feira (17) e decidiu que o lançamento do Programa Nacional do PMDB Mulher será realizado com palestras e oficinas no dia 26 de setembro. A Convenção Estadual do Partido está marcada para o dia 18 de outubro, quando será realizada a eleição do novo Diretório e da Executiva estadual. As convenções municipais em Santa Catarina devem acontecer nos dias 24 e 25 de outubro.
      O PMDB do Paraná tem realizado encontros por todo o estado. No próximo sábado (22), o Encontro Estadual será realizado em Pato Branco, na região sudoeste paranaense. No evento, a partir das 10 horas no Clube Juventus , haverá reunião ampliada da Executiva estadual, que têm como objetivo discutir a organização partidária e as eleições municipais de 2016. E nos dias 21, 24 e 31 de agosto durante a programação normal das emissoras de rádio e televisão do Paraná, haverá inserções da propagada partidária gratuita do PMDB.
      As convenções municipais são um importante instrumento democrático, preparam os municípios para as eleições e permitem o lançamento das candidaturas a prefeito e vereador. É um dos passos mais importantes na caminhada do PMDB para a vitória nas eleições de 2016. Os novos diretórios municipais, conselhos de ética e disciplina e delegados à Convenção Estadual, assim como as novas comissões executivas municipais e conselhos fiscais serão eleitos nestas convenções. Os novos dirigentes serão os responsáveis pela mobilização e organização da sigla para as eleições municipais do próximo ano.
      Em Minas Gerais, os líderes peemedebistas estão percorrendo o estado com a realização de encontros regionais. A caravana do partido já passou por Caratinga, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pará de Minas, Ouro Preto, Passos, Guanhães, Patos de Minas e Lavras.
      Nesses encontros que acontecem por todos os estados brasileiros, os líderes do PMDB realizam inaugurações de sedes, abonam novas filiações ao Partido e participam de debates sobre as eleições. A legenda tem fortalecido a sua base para eleger em 2016 um expressivo número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Os debates sobre a formação de chapas também já estão acontecendo.”

    • Destaco:

      1 – As convenções municipais são um importante instrumento democrático, preparam os municípios para as eleições e permitem o lançamento das candidaturas a prefeito e vereador. É um dos passos mais importantes na caminhada do PMDB para a vitória nas eleições de 2016. Os novos diretórios municipais, conselhos de ética e disciplina e delegados à Convenção Estadual, assim como as novas comissões executivas municipais e conselhos fiscais serão eleitos nestas convenções. Os novos dirigentes serão os responsáveis pela mobilização e organização da sigla para as eleições municipais do próximo ano.

      2 – Em Santa Catarina, o PMDB ganhou três mil novos filiados com a realização do Dia Estadual de Filiações, que aconteceu no sábado (15) em todos os 295 municípios catarinenses. A executiva estadual do PMDB Mulher se reuniu nesta segunda-feira (17) e decidiu que o lançamento do Programa Nacional do PMDB Mulher será realizado com palestras e oficinas no dia 26 de setembro. A Convenção Estadual do Partido está marcada para o dia 18 de outubro, quando será realizada a eleição do novo Diretório e da Executiva estadual. As convenções municipais em Santa Catarina devem acontecer nos dias 24 e 25 de outubro.

    • Completando;

      1º – Convenções Municipais;
      2º – Convenções Estaduais e Distrital;
      3º – Convenção Nacional.

      Ou seja, o PMDB está ouvindo as suas bases e brevemente saberemos o que elas querem … já dá para entender o que andam dizendo pelos resultados das convenções municipais já realizadas … precisa desenhar kkk KKK kkk???
      … … …
      http://pmdb.org.br/noticias/encontro-nacional-de-secretarios-do-pmdb-sera-realizado-em-brasilia/ com:
      “Encontro Nacional de Secretários do PMDB será realizado em Brasília … Ribamar Rodrigues (ASCOM/Sen.Valdir Raupp) … 30 de abril de 2015
      Brasília (DF) – O PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães(FUG) vão realizar no dia 07 de maio próximo, em Brasília, o Encontro Nacional de Secretário Gerais do partido, que terá como tema “Preparação para as Convenções Municipais” programadas para até o dia 31 de agosto deste ano.
      O encontro ocorrerá no Hotel Nacional, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 01, Bloco A – Brasília, no horário das 10h às 16h, e reunirá as principais lideranças do PMDB.
      Neste encontro também serão debatidos temas relacionados às bandeiras do partido, a exemplo da reforma política, atualmente, em discussão no Congresso Nacional.
      A programação é a seguinte:
      Encontro Nacional dos Secretários Gerais do PMDB
      Tema: Preparação para as Convenções Municipais
      10:00 – Abertura e Composição da Mesa
      Deputado MAURO LOPES – Secretário Geral do PMDB – Coordenador dos Trabalhos
      Senador VALDIR RAUPP – Vice-Presidente Nacional do PMDB
      Dr. MOREIRA FRANCO – Presidente da Fundação Ulysses Guimarães e Membro da Executiva Nacional
      Senador RENAN CALHEIROS – Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional
      Deputado EDUARDO CUNHA – Presidente da Câmara dos Deputados
      Senador EUNÍCIO OLIVEIRA – Líder do PMDB no Senado Federal e Tesoureiro Nacional do PMDB.
      Deputado LEONARDO PICCIANI – Líder PMDB na Câmara dos Deputados e membro da Executiva Nacional
      O excelentíssimo senhor ELISEU PADILHA – Ministro de Estado da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
      Dr. JOÃO HENRIQUE – Secretário Executivo da Fundação Ulysses Guimarães e Membro da Executiva Nacional
      10:10 – Secretário Geral Mauro Lopes – Fala aos presentes sobre os objetivos do encontro:
      10:20 – Palavra dos Membros da Mesa.
      11:00 – Participação dos Secretários Estaduais que terão 10 minutos para explanar a situação do seu Estado.
      13:00 – Almoço
      14:30 – Continuação da participação dos Secretários Estaduais
      15:30 – Avaliação
      16:00 – Encerramento”

  3. Na próxima quarta o procurador-geral será sabatinado pela Comissão de Constituição do Senado.
    Eu me pergunto, qual o comportamento dessa turminha, em sua maioria sem a mínima condição, digamos assim, intelectual de arguir ninguem. Outros estão preocupados com os seus interesses políticos e estão se lixando para o que possa acontecer.

    ENTÃO…..
    ?????????????????

  4. O Dr. Werneck, além de ser excelente advogado, ele milita em Brasília e sabe das coisas. Quando escreve, é para ser lido e o leitor ficar 100% atento ao que diz e informa. Aqui no blog, é a mais segura fonte de informação da capital, Brasília. Quem quiser ficar atulizado e muitíssimo bem informado, basta ler os textos do Dr. Werneck. Eu leio. Nós lemos. Todos lêem (ou leem).
    Obrigado, Dr. Werneck.
    Jorge Béja

  5. Quando dizemos que “políticos acham”, é mais ou menos como os escritores, antigamente, iniciavam seus livros.
    Era uma vez….
    Propostas nascem e morrem nas gavetas deste senhores. As reformas que o país precisa e parcela da sociedade espera, mofam nas cabeças deles e nos arquivos da história.
    Se não fizerem para todos que merecem, aguardem. Muitos deles estão envolvidos até o último fio de cabelo. Muitos nem poderiam votar na escolha do procurador. Aliás, se fizer um “pente fino”, faz muito que passaram dos 300 picaretas identificados pelo “nove dedos”.
    Políticos não devem achar nada! Devem trabalhar e fazer o que tem de ser feito por eles. mas isto eles não fazem.
    Que pena que o povinho do Brasil, sem cultura e sem cidadania, prefere a comodidade do que a seriedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *