Por que a Procuradoria da República não proíbe o “Torpedão Campeão”? É mais uma iniciativa caça-níqueis, perdão, caça-milhões da TV Globo, acobertada pelas operadoras de telefonia

A TV Globo, por meio do apresentador Faustão, voltou a infernizar a vida dos telespectadores com a promoção “Torpedão Campeão”, loteria telefônica dissimulada de venda de “torpedos” por apenas 4 reais.  Quem comprar “esse serviço” concorrerá a prêmios de  3 mil a 1 milhão de reais, até O FINAL DA COPA DO MUNDO, que começa dia 11 na África do Sul.

A chance de premiação, no final do concurso, com as dezenas de milhões de torpedos que serão comprados, por crédulos apostadores,  é  mínima.  Mais fácil um mesmo apostador ganhar duas vezes na Mega Sena  ou um raio cair na cabeça da mesma pessoa 3 vezes em apenas 10 anos e ela sobreviver, do que ganhar o prometido prêmio de 1 milhão.

Estranhamente, o concurso lotérico tem a aprovação da Caixa Econômica Federal, que, em nome do governo, opera as loterias com finalidades sócio-educativo-culturais. Ou seja, não bastasse a Globo, por sua “competência”, ficar com cerca de 75% da publicidade destinada às emissoras de televisão particulares, pois sua programação é bem melhor, agora, com faturamento complementar e privilegiado, vai se apoderar da poupança de dezenas de milhões de brasileiros titulares de 150 milhões de linhas de celular e que não resistirão aos seus insistentes apelos diários.

O apresentador “Faustão”  tem dito e repetido que o concurso “Torpedão Campeão” é uma iniciativa das operadoras de telefonia celular Vivo, Claro, Tim e Oi , sendo, por decorrência, a TV Globo simples divulgadora comercial da promoção.

Ninguém ignora que o preço dos comerciais veiculados na Rede  Globo de Televisão é muito elevado. No horário noturno, das 19 às 23 horas, o custo de um comercial de 30 segundos pode chegar até a 300 mil reais. E como as inserções comerciais da promoção “Torpedão Campeão” se repetem, frequentemente, dia e noite, com quase 60 segundos de duração, não dá para acreditar que as empresas de telefonia celular, tão comedidas em suas ações comerciais, irão bancar a veiculação publicitária dessa promoção, exclusiva da Rede Globo, e que na ponta do lápis não sairá por menos de 100 MILHÕES DE REAIS. Isso mesmo, 100 MILHÕES DE REAIS se a propaganda do “Torpedão Campeão” for de fato cobrada, faturada. (Se quiser, consulte um bem informado publicitário).

Por isso mesmo, a Procuradoria da República tem a obrigação de investigar e pedir a suspensão de mais essa nebulosa jogatina, que LESA OS CONSUMIDORES e faz pouco da moralidade administrativa.  ISSO NÃO É DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE PRÊMIOSÉ JOGO PURO E MUITO MAL CAMUFLADO. Em muitas cidades do Brasil, as Santas Casas de Misericórdia, que socorrem de graça milhões de brasileiros desamparados, pobres e abandonados são molestadas quando promovem sorteios beneficentes  para CONTINUAR OFERECENDO assistência médica gratuita aos mais necessitados. E por que não se faz o mesmo com essa  loteria denominada “Torpedão Campeão”?

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PS1 –  NA SUA OPINIÃO, “Torpedão Campeão” é sorteio, como qualquer outro concurso de prêmios , ou mais uma desinteressada  e gratuita prestação de serviço público da Rede Globo em parceria  com as operadoras de telefonia celular?

PS2 – A promoção é das empresas de telefonia celular? Mas o que elas vão ganhar com isso, se, diariamente, o usuário de seu serviço já se serve dos torpedos para se comunicar?

PS3 – Para participar da promoção “Torpedão Campeão” você vai desembolsar 4 reais e mais o preço da ligação e dos impostos. Na sua opinião,  quem ficará com os 4 reais para bancar os prêmios em dinheiro e o ELEVADÍSSIMO custo da divulgação televisiva da promoção?

PS4 –  Em 1993, o empresário Arthur Falk e o jornalista Roberto Marinho lançaram o título de capitalização PAPA TUDO para concorrer com a TELE SENA de Silvio Santos. Arthur Falk quase foi à bancarrota por conta dos insuportáveis preços publicitários que a TV Globo COBRAVA DO PRÓPRIO PARCEIRO para divulgar o produto. A Tele Sena sempre foi um sucesso porque seu “dono” é o proprietário do canal de TV que a divulga. Ou seja, o elevado custo da publicidade da Tele Sena no SBT fica para o mesmo grupo econômico. Se assim não fosse também não  resistiria por muito tempo.

PS5 – A TV Globo, que comemora 45 anos de existência, e seus milhares de competentes e bem pagos funcionários e colaboradores têm uma imagem a preservar e ela não sai nada engrandecida com essa imprópria e inoportuna loteria  “Torpedão Campeão”,  que está poluindo e contaminando a sua tela com uma propaganda mercantilista, popularesca  e sem criatividade alguma.

PS6 – A Globo regrediu 30 anos. Tudo isso por uns centavos a mais, considerando os quase OITO BILHÕES DE REAIS QUE A REDE GLOBO FATURA POR ANO. Plim plim! Esse “torpedão” poderá virar inquérito policial. Basta alguém acionar a Polícia Federal ou o Ministério Público Federal. BINGO!!!

PS7 – Você acredita que alguém vai tomar alguma providência contra mais essa iniciativa da Rede Globo, ou melhor, das empresas de telefonia celular? A seleção do Dunga mal dá para “aturar”, já o “Torpedão Campeão” é o fim da linha, o ápice do mau gosto.

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