Por que o PT denuncia golpismo nos processos criminais contra Lula?

Resultado de imagem para golpe do pt CHARGES

Charge do Nani (nanihumor.com)

Percival Puggina

Réu em sete ações penais, já condenado numa delas, e é tudo golpe? Na ponta da língua de todo cidadão há diversas respostas à pergunta que dá título a este artigo.

  • O PT é um partido que não aceita ser contrariado, que não sabe perder e que quando eleitoralmente derrotado dá início imediato à campanha “fora fulano”, seja lá quem ou o quê tal fulano seja (prefeito, governador, presidente).
  • O partido se vale de sua tentacular inserção nos circuitos formadores de opinião para converter os fatos mais comprometedores em arrevesadas e favoráveis versões.
  • A visão que a legenda tem da realidade é comandada pelo objetivo final, ao qual tudo mais se submete, mantendo, com a verdade e com os fatos, em vista disso, uma relação libertina, alcoviteira.
  • A politização do julgamento transformando Lula em vítima é uma estratégia que se não serve à defesa jurídica, serve à defesa política.
  • O PT integra uma rede internacional de solidariedade comunista e/ou revolucionária esquerdista (o Foro de São Paulo é apenas parte dela) já habituada a dar vazão às posições aqui proclamadas pelo partido que, no passo seguinte, repercute, nacionalmente, o noticiário internacional.
Resultado de imagem para pt CHARGES

Charge do Duke (dukechargista.com)

Por isso se instalou a impressão de que, no exterior, a opinião pública julga ter havido golpe no impeachment de Dilma, malgrado o longo processo parlamentar dirigido, passo-a-passo, pelo STF. Também por isso o PT aposta em que, aconteça com Lula o que acontecer, sua imagem esteja sendo preventivamente enxaguada.

CAUSA MAIOR – Há uma causa maior, porém. Para entendê-la é necessário ir a documentos partidários disponíveis na Fundação Perseu Abramo e nos arquivos do Centro Sérgio Buarque de Holanda. Muito especialmente, recomendo a leitura do documento “O PT e a Constituinte” (1985-1988). Ali, à página 181, no subtítulo “A posição final”, se lê coisas assim:

“O PT, como partido que almeja o socialismo, é por natureza um partido contrário à ordem burguesa, sustentáculo do capitalismo. Disso decorre que o PT rejeita a Constituição burguesa que vier a ser promulgada (…); por extensão, o PT rejeita a imensa maioria das leis que constituem a institucionalidade que emana da ordem burguesa capitalista, ordem que o partido justamente procura destruir e, no seu lugar, construir uma sociedade socialista”.

O NÃO À CONSTITUIÇÃO – “O PT, por entender que a democracia é uma coisa importante – que foi conquistada nas ruas, nas lutas travadas pela sociedade brasileira –, vem aqui dizer que vai votar contra este texto, exatamente porque entende que, mesmo havendo avanços na Constituinte, a essência do poder, a essência da propriedade privada, a essência do poder dos militares continua intacta nesta Constituição’. Com esta declaração síntese de seu pronunciamento no Congresso Constituinte, o líder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou o voto não do partido à Constituição que será promulgada no dia 5 de outubro”. (pag. 184)

Penso que esse conjunto de posições deixa claro que o partido do ex-presidente Lula opera dentro e fora dos limites da institucionalidade, aos quais, desde a origem, seus líderes não se submeteram e cujo valor não reconhecem. Opera dentro quando lhe convém e opera fora quando lhe convém. Contrariamente ao senso comum, o partido considera essa conduta virtuosa porque a situa, em quaisquer circunstâncias, com mensalão e Lava Jato ou sem mensalão e Lava Jato, na perspectiva de um ideal socialista revolucionário que a tudo purifica.

16 thoughts on “Por que o PT denuncia golpismo nos processos criminais contra Lula?

  1. Protesto em apoio ao Lulla hoje em Porto Alegre. Cinquenta gatos pingados que o PT multiplicou por dez. Quem não consegue juntar 100 pessoas, mesmo pagando um pão com mortadela é porque está moribundo.

  2. O PT é uma organização criminosa que precisa ser extinta para o bem do Brasil, bem como, PCC, CV, PMDB,PSDB, PP, DEM e outras organizações que estão se formando; o povo Brasileiro precisa fazer uma renovação próxima de cem por cento nesse congresso nacional, precisamos trabalhar para que essa canalhada perca o foro privilegiado.

  3. EU NÃO DISSE? As implicações de Lula em processos são concretas e cabe a seus advogados fazerem boas defesas, o que por certo não deixam de fazer. A exploração política dos casos também são reais, em ambos os pólos há exageradas dose de ataques e reações de igual proporção para que tudo gire em torno dele sob a caolha guerra de bandido X mocinho. O Brasil é pluralista e bem maior do que isto, Lula acaba se impondo candidato por razões de autodefesa porque assim joga pressão sobre as cúpulas conservadoras que o chamam para negociações e com elas (no interesse delas) historicamente se entende muito bem. A alternativa Ciro Gomes está colocada e não há recuo no tocante à autonomia da legenda brizolista, que desde Leonel Brizola sempre soube separar joio de trigo. https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/8336/o-que-quer-carmen-lucia-com-o-presidente-do-trf-4-na-vespera-do-julgamento-de-lula

  4. Sr Valmor Stédile, coronel Ciro Gomes não,por favor abandone essa ideia.
    Totalmente desequilibrado e ditador e,todo ditador é covarde,opressor e ladrão..

        • Acho que Ciro e qualquer um de nós, tem o direito de se candidatar.
          Só não concordo com Ciro trabalhista.
          Aliás, Ciro é mais do que melancia. Quantos partidos? Quantas ideologias?
          A maioria dos candidatos são profissionais da política. Muitos não conseguiriam trabalhar em empresas privada de médio porte.

          Uma certeza: se vivo, Brizola estaria longe de Ciro e dos petistas e partidinhos à esquerda.

          O PDT detém da história do trabalhismo e do Brizolismo some a sigla.

          Em seus quadros, pouco representam o partido e das suas causas.

          É Ciro tentando novamente. Tem direito. Se for contra Lula, sou bem capaz de atirar meu voto nele!

          Fallavena

          • Ciro Gomes se autodefine como social democrata, em se tratando de PDT membro pleno da Internacional Socialista não há incompatibilidade porque agregamos experiências vitoriosas de outras ideologias sem maiores problemas.

  5. Ótimos argumentos mas faltou considerar que o entendimento de julgamento político de Lula vai além das fileiras do PT, alcançando personalidades de variada linha ideológica, da esquerda a direita, defensores e adversários.
    Evidentemente pela subida de Lula e pela queda da rejeição de Lula, e principalmente pela queda na aprovação de Sergio Moro, que a percepção da população está cada vez mais alinhada com a ideia que o julgamento de Lula é mais político que jurídico.

    Os antilulistas podem contorcer os fatos como queiram mas a realidade se impõe: a elite quer neutralizar Lula no tapetão.

    • O Mortadela Podre tá ficando pirulitado com a prisão do chefe. O vagabundo vai pegar mais seis anos pela falsidade dos documentos apresentados. Só os idiotas petistas, e não todos, ainda acreditam que o julgamento é político pois o brasileiro sabe o Lulla é culpado. E, para provar que o PT é um partido de bandidos, andaram ameaçando os Juízes o que vai levar a prisão dos meliantes antes da do chefe.

  6. Para essa gente da esquerda, comunista principalmente, a democracia só serve para ela chegar ao poder, como agora na Venezuela.
    É de seu método negar qualquer culpa, mesmo indefensável e acusar os outros daquilo que ela mesmo faz.

  7. Primeiro ponto: verdade em partes.

    Segundo ponto: falso. A grande mídia é esmagadoramente contrária ao PT. Tolerou o PT durante os 8 anos de Lula e só. A imprensa paulistana, aúnica com projeção nacional (a carioca acompanha) é contrária ao PT desde sempre blindando várias administrações tucanas.

    Terceiro ponto: vago. Sem qualquer substância.

    Quarto ponto: verdade inquestionável, mas explicável.

    Quinto ponto: velho e ultrapassado. Palhaçadinha direita versus esquerda de quem ficou no passado.

    Último parágrafo: deveria substituir “partido do ex-presidente Lula” por partidos políticos barasileiros pois o que você escreve se aplica a todos os partidos sem distinção.

    Agora vamos ao ponto: o que sustenta a tese petista de perseguição? Temer, acusado de crimes mais graves do que Lula poderá ser candidato, se quiser. Moreira Franco e Eliseu Padilha também. Renan e Aécio idem. Estou citando apenas os mais conhecidos. Se formos analisarmos mais da metade dos deputados (estaduais e federais) que tentarão a reeleição seriam inelegíveis pois são criminosos. Governadores e senadores também. Ou seja, neste país, o pau que dá em chico não dá em Francisco. E isso reforça o discurso petista de perseguição. Nada a ver com “moralização da política” como alguns dizem. Pois para moralizar a política deveriam pegar todos e não retirar do páreo o principal candidato à presidência (agindo como estão agindo, este parece mesmo ser o único objetivo).

    Sugestão ao editor: analisar cada deputado, senador e governador. Listar seus delitos e utilizar os conhecimentos jurídicos do Dr. Bejá para determinar se são elegíveis ou não. O trabalho seria extenuante, mas seria original. Muito melhor do que ficar reproduzindo matérias da folha e da veja.

  8. Se formos analisar, eles são do mal, do contrário, do desrespeito a lei, as instituições, aos pactos sociais formalizados e consolidados.
    Pois o mal não respeita nada, apenas o que lhe convém e é de sua doutrina para beneficiar-se, senão for, se não rezar conforme os preceitos é alguma coisa, como golpista, reacionário, facista, etc.
    Então uma seita dessa, que sempre foi do contra, vai ser a favor de quem????
    DELES PRÓPRIOS.
    Se tivesse lei nesse país, esses pulhas já teriam sido interditos, extintos, presos, impedidos de continuar enganando…Mas ai não seria democracia, que dá o direito até desses pilantras manipularem e continuarem a enganar parte da sociedade, seja por paternalismo ou benesses diretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *