Por que tanto ódio a Cuba? E o Vietnã, a China, a Coréia do Norte?

Reginaldo Oliveira

Não sendo petista ou comunista e nem tendo interesse em ser, sinto-me à vontade para me espantar com o ódio que muitos brasileiros nutrem por Cuba e quanto aos rumos que seus governantes adotaram. Por que não fazem a mesma campanha contra o Vietnã, a China e os outros de regime idêntico?

Há muito de irracional nessas críticas, parece-me mais um sentimento de linha editoral “vejista”. Ora, o país é deles, os problemas são deles, portanto, eles é que tem que resolvê-los! Como se fosse verdade que nós no Brasil estejamos querendo seguir o caminho cubano… Francamente!

A verdade é que eles são estrangulados, sim, pelo bloqueio americano, que também impede e retalia (por causa do uso do dólar) empresas de outras nacionalidades que negociem com Cuba. Portanto, a coisa para eles sempre foi muito, muito feia. E, quanto aos quesitos de mortes e opressão, ambos os sistemas, Capitalista e Comunista, estão empatados: são igualmente matadores e produtores de ditaduras. A História está aí, claríssima, a mostrar isso para quem se der ao trabalho de estudá-la.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *