Possíveis explicações sobre problemas enfrentados pelo Blog

Márcio Lordelo

Recentemente enfrentamos problemas com o blog que dificultam muito novas postagens além de tornar o acesso por parte dos leitores muito lento. Analisando o contexto técnico em que vivemos, referente à hospedagem e à plataforma que utilizamos (WordPress), existem alguns fatores que poderiam causar instabilidades como as que enfrentamos. Vale ressaltar que são possíveis causas técnicas e não quer dizer que sejam as responsáveis pelo ocorrido, mas que devem ser levados em consideração. São eles:

PLATAFORMA WORLDPRESS

Explicando rapidamente: a plataforma é a base, os pilares, de todo o sistema do site. Possui uma estrutura já definida, com recursos que são comumente utilizados por blogs (as postagens, a busca, as categorias das postagens, os comentários, dentre outros) além de prover uma interface amigável para administração e gerenciamento de todo o conteúdo do blog. Mesmo já possuindo uma estrutura definida, a plataforma possibilita a customização tanto da aparência vista pelos leitores (layout das páginas) quanto de recursos utilizados para gerir o conteúdo (widgets ou ferramentas, recursos que são instalados na plataforma e que trazem novas funcionalidades). Essas customizações podem causar conflitos na plataforma (fazendo com que a base não funcione corretamente) gerando instabilidade e as vezes até não funcionamento.

Levando em consideração o que foi dito acima, para que a instabilidade que enfrentamos fosse causada pela plataforma seria necessário que nesse período fossem instalados widgets, que fossem realizadas alterações no layout ou que uma atualização da plataforma fosse realizada (uma nova versão do WordPress instalada pode gerar conflito com ferramentas instaladas pois estas podem não contemplar as modificações dessa nova versão da plataforma). A única alteração que ocorreu nesse sentido foi a inclusão do contador de visitas e do box do Facebook para os leitores poderem curtir a página da Tribuna lá na rede social, alterações que foram desativadas por um período para ver se influenciariam em algo mas mesmo assim os problemas continuaram. Dessa forma seria muito difícil que a plataforma estivesse envolvida nas dificuldades de acesso e administração do blog.

SERVIDOR UOLHOST

Empresa que hospeda o site, onde os arquivos ficam armazenados e onde está o banco de dados utilizado pelo WordPress com as postagens e comentários, ela que é responsável por manter o servidor sempre disponível tanto para visualização do site quanto para edição e manutenção.

Existem vários planos oferecidos pela UOLHOST para hospedagem de sites e o contratado pelo blog é um dos mais simples. Esse tipo de plano funciona da seguinte maneira:

Existe uma máquina (um computador mais robusto que os normais, especial para esse tipo de utilização) onde o blog está hospedado mas que também possui outros sites hospedados, porém isso fica transparente para os clientes pois nenhum vê arquivos referente aos outros. Ainda assim, por compartilharem a mesma máquina, os recursos (memória da máquina, processamento, etc) são compartilhados entre os sites hospedados, ou seja, caso exista hospedado nesta máquina algum site “problemático” que esteja consumindo muito recurso, ou que esteja causando algum tipo de problema na máquina, todos os outros serão afetados seja com lentidão (quando há recurso demais sendo utilizado por um determinado cliente os outros ficam com menos para utilizar tornando assim os procedimentos mais demorados) ou com indisponibilização do serviço (site fora do ar).

QUANTIDADE DE ACESSOS

Além desses existe um outro fator que pode contribuir para instabilidade mas que não é necessariamente um erro no servidor: a quantidade de acessos ao site ser maior que o suportado pelo plano de hospedagem contratado. Nesse caso, a quantidade de requisições feitas ao servidor é tamanha que os recursos disponíveis não conseguem processar de maneira eficaz essa demanda causando lentidão podendo até a deixar o site indisponível para alguns leitores.

Essas situações referente à hospedagem podem justificar os problemas encontrados no blog porém são coisas que estão um pouco fora do controle dos assinantes pois quando problemas assim ocorrem cabe a empresa que fornece os serviços de hospedagem trabalharem para identificar e corrigir, o que pode ser feito pelo assinante é notificar quando esses problemas ocorrem. No caso do site ter uma quantidade de acesso muito grande que exceda os limites do plano contratado o melhor a se fazer é mudar de plano e assinar um empresarial (planos onde o servidor consegue suportar um tráfego maior, mais acessos, mais requisições ao banco de dados, onde o limite de transferência de informações seja maior) que custa mais, obviamente. Existem também planos dedicados  (nesse tipo o site fica hospedado em uma máquina só dele, sem dividir seus recursos com outros clientes) que são muito, mas muito mais caros.

CONCLUINDO…

Considerando esses fatores apresentados o que poderia justificar, numa abordagem mais técnica, os problemas que encontramos seria problemas com o servidor. Não é nenhuma novidade que a UOLHOST possui um suporte ridiculamente ruim, chegando a ser incompetente em muitos casos. Pesquisando na internet podemos encontrar várias reclamações a respeito dos serviços da UOL, muitas delas bastante semelhantes aos nossos. Acredito que, com o número de leitores crescendo, caso o problema venha a ocorrer com mais frequência o melhor seria procurar uma outra hospedagem com um plano que possa atender as necessidades. É uma mudança um pouco delicada e complicada pois há a necessidade de manter todo conteúdo já publicado, arquivos do site (instalação do WordPress), configurar para que os endereços (www.tribunadainternet.com.br e www.carlosnewton.com.br) apontem para o novo servidor, enfim, são mudanças que levam um certo tempo em que poderíamos ficar fora do ar.

Espero ter esclarecido um pouco sobre o assunto e torço para que possamos ir em frente e continuar com esse trabalho.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGMárcio Lordelo é um dos maiores especialistas em Informática do país. Sua análise dos problemas do Blog é rigorosamente técnica e acertada. Mas o que nos estranha é que hoje à tarde estávamos com mais de 1.500 acessos simultâneos, sem nenhum problema, nem para acessar ao Blog nem para editar as postagens. Parodiando os espanhóis, eu não acredito em hackers, mas eles existem e infernizam outros sites que incomodam os poderosos neste país e no mundo inteiro. O site Diário do Poder, de Cláudio Humberto e Teresa Barros, tem problemas semelhantes aos nossos. (C.N.)

8 thoughts on “Possíveis explicações sobre problemas enfrentados pelo Blog

  1. Caro Newton, bravo Comandante desta trincheira de resistência, suas recentes publicações acerca do descarado furto eleitoral que vitimou, acima de tudo, a democracia brasileira, estão tendo enorme repercussão e é patente que a grande maioria dos comentaristas manifestam sua revolta e indignação com essa farsa eleitoral capitaneada pelo TSE. Urge que algum jurista renomado questione a legitimidade de um pleito no qual a autoridade julgadora é notadamente vinculada a uma das partes da disputa, o que denota absoluto CONFLITO DE INTERESSES e por isso o atual presidente do TSE precisa ser afastado, já que não se afasta por conta própria. Quem poderia fazê-lo?
    Às ruas novamente! É isso que os bandidos oficiais mais temem, o povo nas ruas!
    Alguém deste espaço já disse e reitero:
    Só há duas condições para alguém ainda se declarar petista: ser mal informado ou mau caráter.
    E na era da informação só é mal formado quem queira sê-lo.

  2. De fato, tornou-se exemplar, o comentário feito pelo senhor Márcio Lordelo, segundo o Moderador, uma fera no território da informática. Na minha visão de neófito tanto as explicações como o diagnóstico, fazem sentido pelo pouco que sabemos sobre o assunto.
    No entanto, aprendi com o tempo, que a T.I. pode produzir tanto mágicas poderosas para o bem como para o mal.
    Hackers do bem, podem até ter atrapalhado algo no blog… os nerds fuçadores… com seus caldeirões de experimentos, bruxos amadores.
    Felizmente, parece, passamos ao largos dos do mal… esses podem produzir estragos tremendos, tanto ao blog como às máquinas dos usuários e visitantes, não só deste site como de outros que também comentam muito sobre política…
    Todavia, é sempre estar atualizados sobre as plataformas e, principalmente, de olho vivo nos sintomas.. e, sempre, um bom antivírus….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *