Postura de Bolsonaro ante Covid-19 pode ser começo de seu fim, diz The Economist

Economist: postura de Bolsonaro ante Covid-19 pode ser começo de ...

Charge de Lo Cole (The Economist)

Ligia Tuon
Exame

O presidente Jair Bolsonaro está praticamente isolado em seu discurso menos rígido em relação à necessidade do distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus. Essa postura, segundo a revista The Economist, deverá marcar o começo do fim de sua presidência.

“Um por um, os que duvidam fizeram as pazes com a ciência médica. Apenas quatro governantes do mundo continuam negando a ameaça à saúde pública representada pela covid-19. Dois são destroços da antiga União Soviética, os déspotas da Bielorrússia e do Turquemenistão. Um terceiro é Daniel Ortega, o ditador tropical da Nicarágua. O outro é o presidente eleito de uma grande democracia, ainda que maltratada”, diz a publicação em texto da nova edição.

FANÁTICOS IDEOLÓGICOS – A tradicional revista britânica destaca que Bolsonaro é apoiado por um pequeno círculo de fanáticos ideológicos que incluem seus três filhos, pela fé de muitos protestantes evangélicos e pela falta de informações sobre a Covid-19 entre alguns brasileiros. Esses dois últimos aspectos, porém, podem mudar à medida que o vírus atinge seu pico.

O número de casos confirmados e mortes deve subir muito entre as últimas semanas de abril e as primeiras de maio, segundo expectativa oficial. Já antecipando este movimento, muitos governadores determinaram o fechamento do comércio não essencial em seus estados já nas últimas semanas de março, o que gerou uma tensão com Bolsonaro.

PROPOSTA IMPOSSÍVEL – Dizendo temer os impactos econômicos, Bolsonaro defende o “isolamento vertical”, pelo qual apenas os brasileiros com mais de 60 anos ficariam em quarentena. “Existem dois problemas com isso. Os jovens morrem de covid-19 (10% dos mortes no Brasil têm menos de 60 anos), e a imposição dessa quarentena seria impossível”, diz a Economist.

Enquanto isso, a popularidade do presidente cai. Uma pesquisa realizada neste mês pelo Datafolha, e citada na publicação, revela 76% de aprovação para atuação do Ministério da Saúde na questão do coronavírus, em comparação com 33% para o gerenciamento da crise por Bolsonaro.

“Ele chegou duas vezes perto de demitir seu próprio ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. Bolsonaro está aparentemente com ciúmes do crescente perfil de um ministro que ele alega ‘carece de humildade’”, diz o texto.

APOIO A MANDETTA – A Economist cita ainda que seus principais ministros, incluindo o grupo de generais no gabinete, bem como o Congresso, também deram apoio às vezes ostensivo a Mandetta. “Mesmo para seus próprios padrões, a violação de seu dever principal de Bolsonaro por proteger vidas foi longe demais”, diz.

Como consequência, afirma a Ecomomist, os pedidos para que ele saia aumentaram. “Eles não vêm apenas da esquerda, mas também de alguns de seus ex-apoiadores, como Janaina Paschoal, uma deputada estadual de São Paulo que ele considerou como seu companheiro de chapa. Dizendo que ele era culpado de ‘um crime contra a saúde pública’”.

Janaina também disse que, apesar disso, o país não tem tempo para mais um processo de impeachment neste momento. Por isso, apesar de Bolsonaro ter forçado a possibilidade de sua própria saída, segundo a revista, é provável que permaneça lá após a superação da epidemia.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Matéria enviada por José Antonio Perez, sempre atento ao noticiário nacional e internacional. A reportagem mostra que as atitudes do presidente brasileiro desgastam a imagem dele também no exterior, prejudicando também a imagem do país. (C.N.)

35 thoughts on “Postura de Bolsonaro ante Covid-19 pode ser começo de seu fim, diz The Economist

  1. “A reportagem mostra que as atitudes do presidente brasileiro desgastam a imagem dele também no exterior, prejudicando também a imagem do país.”

    -Que imagem?
    -A imagem de abrigo de ladrões e de país da impunidade?

  2. O pior ainda vai acontecer!

    Quando essa pandemia acabar, e se o número de mortes pelo Covid-19 no Brasil for altíssimo, é bem provável que o mundo não veja mais confiança na área de saúde e saneamento no país.

    Parceiros comerciais históricos do brasil deixarão de comprar nossos produtos (principalmente alimentícios) pois não terão mais confiança no nosso sistema de vigilância sanitária.

    Adeus agronegócio brasileiro.

        • Alem de ter muita bala na agulha, ela tem a produção mundial de bens de consumo, e sua produção não parou apenas uma pequena parte de 20 milhões de abitantes, os outros 1 bi e 180 mi continuaram a trabalhar.
          Tal como aqui na banania um pais continental, com 5500 municípios menos de 1000 com contaminação, mais 4000 parados pois estamos de quarentena geral e irrestrita.
          No fim de 2020 o pib da china vai pontar um crescimento da ordem de 12% e o resto do mundo uma queda de 3%

        • RENATO, A CHINA TEM VIRUS NA AGULHA, NÓS NÃO

          As cínicas palavras do Porta-Voz da Embaixada da China no Brasil, especialmente quando diz ” Atualmente, a pandemia do Covid-19 está se espalhando globalmente, trazendo um desafio que nenhum país consegue enfrentar sozinho. A maior urgência neste momento é unir todos os países numa proativa cooperação internacional para acabar com a pandemia com a maior brevidade, com vistas a salvaguardar a saúde pública”

          É uma resposta que omite, ou não sinaliza, que foi na China que a pandemia começou. A China não explicou devidamente ao mundo (o que é a sua obrigação), ou à OMS, o que de fato aconteceu com o paciente zero, qual animal (se foi isso que aconteceu) mordeu o paciente zero, se este animal morreu com Covid-19..

          Além disso, a China retardou em meses a comunicação aos organismos de Saúde internacionais, como a OMS ,  que esta pandemia havia começado em Wuhan e estava se espalhando entre os chineses. Os médicos chineses que tentaram divulgar isso ao mundo foram executados, e não está claro se realmente a pandemia se iniciou no paciente zero por picadura de animais ou foi criada propositadamente no laboratório de virologia situado justamente em Wuahn, com poder de destruição das populações de diversos continentes mais eficaz de que dezenas ou centenas de bombas atômicas.

          Além disso, os chineses se deixaram subornar por Trump, e o presidente dos EEUU simplesmente pagou a multa, pagou propinas, e reteve insumos, máscaras, respiradores e medicamentos que haviam sido comprados, por contrato, pelo Brasil.

          Como o avião fez escala nos EEUU, Trump simplesmente sequestrou os equipamentos comprados pelo Ministério da Saúde do Brasil, enviou vários aviões à China, para levar para os EEUU, sem nenhuma cerimônia, máscaras, respiradores e medicamentos que foram comprados pelo governo brasileiro.

          Para mim, a China está sob suspeita. E Trump se mostrou um pirata sem escrúpulos, roubando equipamentos que pertenciam ao Brasil. Sendo assim, são lágrimas de crocodilo a chorumela do Porta-Voz do governo chinês ao dizer que : “A maior urgência neste momento é unir todos os países numa proativa cooperação internacional para acabar com a pandemia com a maior brevidade, com vistas a salvaguardar a saúde
          pública”

          Para mim, repito, a China está sob suspeita, e Donald Trump é um pirata, ladrão de mercadorias embarcadas para o Brasil.

          “CONHEÇA A VIDA DO DITADOR XI JINPING {DOCUMENTÁRIO} NO YOUTUBE

          https://youtu.be/EeeQHj65v-s

      • Essa sua vontade de passar recibo, e o ódio ao bozo não muda nada.
        Aguardemos os fatos e se vc estiver certo vou me penitenciar aos pés de seus comentários, mas por enquanto vou continua com meu mantra perderam pro bozo vão ganhar de quem, nem do tiririca.

  3. Já que está garantido que não vai haver candidatura avulsa. A vagabundagem dos partidos, já preparam a encenação para as próximas eleições.

    Como eu resisto á acreditar, vou citar como pergunta. É verdade ?
    Que nas próximas eleições; o doria vai ser aliado do Lula, e o ciro gomes vai de inimigo do lula ?

    É verdade que tem reportagem do ciro gomes xingando o lula; e o doria namorando o lula ?

    • Não Piadinha, o dória vai de muleque de recado do lula e o ciroro vai de capacho como sempre e pra não perder a oportunidade.

      E quem quiser pode suar a vontade mas quando estiver acontecendo lembrem-se de minhas palavras.

      • Vi em uma reportagem, que hoje o ciro gomes, ficou com ciúmes do lula namorando o doria, e xingou o lula de ladrão pra baixo. Só não vou citar o blog, porque é de um vagabundo que escolhe comentários.

        PS: O C.N é meio comunista; ele libera comentários.

        PS: É só uma teoria de psicopata minha; mas, eu acho que o C.N só está liberando comentários para ganhar credibilidade e visibilidade; quando alcançar, ele volta a censurar.
        O Augusto nunes e o Reginaldo Azevedo, usaram essa estratégia (isto é fato).

        • É verdade o cirorro, é uma besta metida a intelectual de esquerda, e tem sindrome de capacho do lula, pode reparar toda vez é isso briga faz as pazes e depois o lula o coloca no devido lugar debaixo dos seus pés , nisso sou obrigado a admitir o lula é um gênio da enganação.
          Quanto ao C. N. sou obrigado a defende-lo poi ele sempre liberou os comentários mesmo os que o desacredita e de forma super deselegante, não é estrategia não, eu mesmo tenho feito criticas constante a TITITI e sua capitulação de 4 e não fui censurado, só quando solto palavras grande é que seu Carlos não gosta, alem de não poder xingar o coleguinha.

  4. Você sabia?

    O presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, é um dos quatro mandatários de todo o planeta a esnobar o coronavírus. Os outros 3 são os presidentes da Bielorrússia, Turcomenistão e Nicarágua. Um detalhe: todos ditadores.

    Bielorrússia: Alexsandr Lukashenko, está no poder desde 1994.
    Turcomenistão: Gurbanguly Berdimuhammedow, está no poder desde 2006.
    Nicarágua: Daniel Ortega, está no poder desde 2007.

  5. O círculo se fecha contra os apoiadores do atual presidente. Mas por “motivos nobres”, claro!

    “WhatsApp limita envio de mensagens a um contato por vez. O aplicativo, que pertence ao FACEBOOK, tomou a medida para conter a propagação de notícias falsas em meio à pandemia do novo coronavírus.

    O aplicativo trabalha junto a ONGs (petistas?) e GOVERNOS (críticos ao atual governo brasileiro?), incluindo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (dirigida por um esquerdista?), para ajudar a levar informações verídicas à sua plataforma de mensagens.

    Em janeiro de 2019, poucos meses após as eleições presidenciais no Brasil – seu segundo maior mercado em número de usuários – , a companhia estabeleceu um limite de encaminhamento de mensagens para cinco contatos por vez. Antes, eram permitidos 25 por vez.”

    -Como dizia a minha vó, politicamente incorreta diante da mentira, “de boas intenções, o inferno está cheio…”

    https://exame.abril.com.br/tecnologia/whatsapp-limita-envio-de-mensagens-a-um-contato-por-vez/

  6. Curiosamente, a Nicarágua só teve uma morte por Covid-19 até agora, e sete casos confirmados. Nos países que são “destroços” da União Soviética, por alguma razão o número de infectados são baixos, mesmo em países com governos afinados com o Ocidente: A Ucrânia tem 1892 casos, 45 curas e 57 mortes; a Estõnia 1207 casos, 83 recuperados e 24 óbitos; a Letônia, 589 casos, 16 curas e 2 mortes. O Cazaquistão, 781 casos, 60 curas e 2 mortes. Se há sub-notificação, não deveriam haver mais óbitos?

  7. Esse vírus podia ganhar uma mutação e atacar somente os grupos citados pela matéria:

    fanáticos ideológicos
    protestantes evangélicos (muitos)
    e desinformados (que não procuram se informar de fontes confiáveis)

    Só assim a qualidade do voto nas próximas eleições melhora!

  8. Isso é só uma piada. (será)

    O Bolsonaro vai fazer uma medida provisória, estabelecendo que o bendl não tem direito ao seiscentÃO (600,00).

    Antes da pandemia, ele passava metade do dia criticando (tô sendo educado) o governo; e a outra metade do dia, criticando quem criticava o governo.

    E agora durante a pandemia, ele continua fazendo a mesma coisa. Não precisa receber nada.

    PS: Não vai me xingar, quando você ler isso, já vai ser sexta feira santa.

  9. Este Francisco é um troglodita. Agora mesmo o bloguista comunista dá uma beiradinha para ele escrever um km de besteiras. Depois vem para cá cheio de vaidade e xinga a tudo e a todos. Agora mesmo o patrulheiro chega. O problema que agora mesmo ele entra em paranoia e perde o controle.

  10. O Renato realmente é uma pessoa bem adestrada pela esquerda. Usa os métodos adotados pelo comunismo desde o início do século passado. Cria inverdades, maximiza os erros, distorce verdades, compra a imprensa, mostra o mundo maravilhoso socialista (que não existe em lugar nenhum), etc.. É realmente um bobão. Esse deve ter perdido muito com a entrada do Bolsonaro. Chora não, aceita que é melhor. Vai ter de engolir o Bolsonaro até 2026 e o Moro até 2034.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *