Carlos Newton
Os sites dos jornais noticiam que, ao anunciar o fechamento do chamado Mergulhão da Praça Quinze, a partir deste domingo, o prefeito Eduardo Paes alertou que este é o momento que vai causar mais transtornos para a população desde as mudanças provocadas pela interdição do Elevado da Perimetral. E previu o caos que todos já esperavam, menos ele, desde que a prefeitura começou a demolir os quatro quilômetros do Elevado da Perimetral, a principal ligação viária do Centro do Rio, sob o estranho pretexto de “embelezar” a área portuária.
Em entrevista coletiva, concedida na manhã de sexta-feira, Paes frisou que a população deve evitar ir de carro ao Centro e dar prioridade ao transporte público.
“O Centro não terá condições de receber a mesma quantidade que recebe normalmente de carros. Se isso acontecer, a situação será caótica” — disse Paes. “É importante que as pessoas fiquem atentas às mudanças viárias. Quem insistir em vir de carro para o Centro vai encontrar um cenário complicado. Se não houver a colaboração da população, vai ocorrer o caos”.
O prefeito é totalmente irresponsável. Vai causar o maior engarrafamento permanente do mundo, exclusivamente para beneficiar a especulação imobiliária. As contas de sua família no paraíso fiscal vão bombar, é claro. Mas ele não está nem aí para o interesse público. Antes de entrar no Livro Guinness de Recordes, deveria ser internado e submetido a uma camisa de força.
Sr. Newton, o artigo, está perfeito. O final, conforme já foi noticia da Mídia, no paraiso fiscal, está crescendo, que nem bolo com excesso de fermento.
Os Coletivos, andam superlotados, o Cidadão viaja que nem sardinha em lata, em uma viagem, que seria feita em 40 minutos, leva 1h e meia, com engarrafamentos absurdos, e no maior desconforto.
Pergunta: onde estão os vereadores, que se intitulam representantes do povo? principalmente os de apoio ao governo, maluco ele não é, “não rasga dinheiro”e joga fóra.
Pergunta: O TCM, MPE, servem para que?, a Câmara de vereadores, ela apresenta o que é, ninho de lalau.
Os governos no Brasil, são “amorais”.
Rui, você está certo, e De Gaulle, não conseguimos te desmentir, mas, o grande culpado, como alertou Luther King:….é o silêncio dos Bons, acrescento: a OMISSÃO, de esclarecer o “Zé e Maria”, o que é REPÚBLICA DEMOCRÁTICA”, e republica de esmolas,de pão e circo e me engana que eu gosto.
EÇA DE QUEIROZ NA CANALHADA!!!!
Prezado Theo Fernandes,
Os vereadores estão onde sempre estiveram: EM SEUS GABINETES LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA E DEFENDENDO OS INTERESSES DE UNS POUCOS QUE INVESTIRAM EM SUAS CAMPANHAS ELEITORAIS.
O TCM é cabide de emprego.
O MPE, via de regra, serve para um ou outro bailar sob os holofotes da mídia.
Câmaras de vereadores, no Brasil inteiro são balcões de negócios.
Os governantes no Brasil, são “amorais”.
Vivemos em uma republiqueta de esmolas, de pão e circo e na base do “me engana que eu gosto”.
Somos governados por canalhas. Desde 1500.
ABRAÇO FRATERNO
CN seu artigo esta uma obra magistral.
Principalmente a fotografia do prefeito Eduardo Paes rindo da desgraça alheia.
Malhar agora não adiante mais,cadê a grande mídia que não fez nada quando essa grande loucura começou,claro todos estão envolvidos,independente, se de forma pessoal ou financeira.Em qualquer país sério este senhor já estaria internado,porém infelizmente esse país é Brasil,onde nada acontece a quem esta no poder.Culpar agora só o prefeito também é um pouco de mais,pois com certeza todos nós somos culpados,no mínimo pecamos por omissão………
Srª Dorothy, grato, estou com 84 anos, como brasileiro consciente de seus deveres e direitos, quando jovem, tinha esperança de ver o Brasil, cumprir seu destino de PAZ e AMOR no concerto das Nações, tendo seus filhos, felizes, não amargando a miseria em que sobrevive, afinal de contas DEUS nos deu uma casa sem igual no mundo, e a omissão dos chamados bons, permitiu chegar ao estado atual, o caos moral dos governantes e dos que repetem seu voto reelegendo-os, ou vendendo sua dignidade de cidadania, por churrascada ou cachaçada. Façamos nossa parte MORAL para termos o Direito de orarmos à DEUS, pedindo MISERICÓRDIA para nossos irmãos de jornada.
Mais uma vez, obrigado.
Ele deve ter helicóptero…
Esse sujeito foi aquele que por diversas vezes na CPMI dos Correios chamou Lulla, seu filho e petistas de ladrões. Diante da possibilidade de vir a ser prefeito do RJ. e diante da possibilidade de encontrar os bilhões da copa e das olimpíadas, não resisitiu. Atravessou para a outra margem do rio, ajoelhou-se diante de lulla, beijou a mão do sarney e os pés de mariza letícia. Precisa mais? Canalhice sem limites.
Obrigado Mergulhão, vc foi um “Espaço de Via Pública” bem legal. Transitei por aí de ônibus e a pé. Desci e subi várias vezes a escada rolante… só vivia enguiçada, mas era divertido… (alguns amigos do antigo PDT Brizolista adotaram esta forma irônica de crítica social… “foi divertido”). Por aí passaram vidas humanas, bactérias, espíritos… alegres, tristes… valeu amigo Mergulhão. Ainda bem que no Budismo tudo tem vida. Foi bom enquanto durou, parodiando o grande poeta Vinicius de Moraes. Descanse em paz !
Em 2007, no coração da cidade americana de Boston, foi inaugurado um sistema de túneis, para que pudesse ser interditado e demolido um antigo sistema de viadutos elevados, e assim revitalizar aquela área central.
Mas houve IMENSA diferença em relação ao que ocorre aqui no Rio de Janeiro:
– Em Boston o sistema de viadutos foi interditado EXATAMENTE no momento em que o sistema de túneis foi inaugurado! Não houve caos algum! Nada de engarrafamentos! Nada de incômodos aos motoristas daquela populosa região metropolitana! Foi uma obra planejada nos mínimos detalhes, inclusive em relação ao respeito com a população!
Aqui no Rio de Janeiro ocorre EXATAMENTE o contrário! A prefeitura interditou TODO o viaduto da Perimetral, e já demoliu uma PEQUENA parte dele. Mas SEM entregar nenhuma alternativa viária decente à população!
Inaugurou uma tal de Via Binário do Porto, extremamente mal construída. Cheia de curvas e cotovelos, aonde ônibus não conseguem girar paralelamente com outros, devido ao pequeno raio de algumas dessas curvas, reduzindo a velocidade e gerando engarrafamento. Além do mais essa via não consegue levar o fluxo à zona sul para evitar o Centro, como a Perimetral fazia. Ou seja, põe os veículos no meio do caótico trânsito central. E para piorar, a via não suporta grandes chuvas, pois tem péssima drenagem, e já sofreu com alagamentos.
A prefeitura – com sua parceria público-privada – constrói um sistema de túneis, sendo que um deles terá mais de 3 km. Ela diz que todo o sistema, quando estiver pronto, substituirá perfeitamente o que as antigas vias faziam, com inclusive aumento de 27% na capacidade de escoamento do fluxo.
No entanto só foram construídos pouco mais de “500 m” de túneis, segundo informações dela própria. Mas como assim? Nesse ritmo ela conseguirá cumprir o prazo de entrega da obra para 2016?
Agora a prefeitura resolveu que já é hora de fechar o “mergulhão da Pça. XV”. Mas como já é hora? As alternativas quase não existem! Os engarrafamentos já se espalham por inúmeros bairros, afetando lugares a mais de 15 km da região portuária! Os ônibus ficam horas presos nos mesmos engarrafamentos que os carros. No entanto o prefeito já disse que “os carros” podem levar a cidade para o caos, na próxima segunda-feira. Os carros agora viraram os vilões do Rio de Janeiro!
Já há quem esteja traçando um cenário sombrio para essa gigantesca e caríssima intervenção maluca na região portuária carioca. Segundo se comenta bastante, há chances de que tudo isso acabe sendo interrompido por tempo indeterminado, ou até abandonado, por uma série de fatores, mas principalmente financeiros. E então toda aquela região tornar-se-ia algo mais degradado do que já foi um dia, pois teria escombros de canteiros de obras abandonados.
Num país sério, um prefeito como Eduardo Paes já estaria sendo julgado, pelo que está fazendo com o Rio de Janeiro. Talvez já tivesse sido até mesmo condenado, e estaria cumprindo pena numa penitenciária, ou quem sabe num manicômio judiciário.
Há um conselho bem atual para quem não é daqui, nos dias de hoje:
– Não venha ao Rio de Janeiro, exceto em caso de grande necessidade! Do contrário você perderá muitas horas dos seus dias preso em caóticos engarrafamentos! Ou então suportando superlotações absurdas em trens, nas barcas ou no metrô!
O Rio de Janeiro enfrentará um séria interdição viária, a partir de segunda-feira. A região do Centro e inúmeras outras poderão sofrer muito com gigantescos engarrafamentos.
Então o prefeito do Rio de Janeiro resolveu dar um importante recado a todos, para que o caos viário na cidade seja minimizado:
– Usem a carona solidária nos seus helicópteros, a partir desta segunda-feira! O helicóptero será o melhor meio de transporte para o Rio! Não insistam em usar o carro para ir ao Centro!
O elevado da Perimetral é parte da BR-040, portanto pertence à União. No entanto sua administração foi transferida à Prefeitura do Rio de Janeiro, anos atrás.
Sendo assim o governo federal é portanto “cúmplice” dessa maluca demolição do imenso viaduto, sem que vias alternativas eficientes tenham sido entregues ao imenso tráfego diário da região. Pois permitiu tal intervenção.
E se as obras forem interrompidas, ou mesmo se sofrerem gigantescos atrasos? A União reconhecerá sua parcela de culpa nessa dificílima empreitada?
Contra tudo e contra todos e perfeitamente ciente de que haveria manifestações públicas (e violentas), Eduardo Paes (EP), mesmo assim, desfiando a ordem pública, aumentou o preço da passagem dos ônibus do Rio. Se não tivesse aumentado a manifestação que culminou na morte de Santiago Andrade não teria ocorrido. E as manifestações vão continuar. Quando o mandatário(o eleieto) não ouve os reclamos dos mandantes (os eleitores), sempre acontece o pior. Se o Palácio não vai à Praça, a Praça vai ao Palácio e nem sempre por meios pacíficos e ortodoxos.
Fala-se na fabricação de leis contra manifestações violentas (terrorismo, quebra-quebra, etc…). Mas ninguém enfrenta acabar com a causa, ou causas. Se o atendimento médico-hospitalar fosse de boa qualidade (ontem o programa Rio-Urgente, apresentado pelo obstinado e combatente Fábio Barreto na Band, mostrou a foto de uma mulher sendo atendida no chão do CTI do Salgado Filho)…Se houvesse policiamento preventivo, fardado e armado, dia e noite em todo do Rio….Se as institições públicas funcionassem prestativamente à população…Se a corrupção não fosse tanta….Se professores, médicos, policiais e todo o funcionalismo fosse bem remunerado…aí não haveria manifestação pelas ruas. E não havendo manifestação, os baderneiros-criminosos não se aproveitariam dela para destruir, ferir e matar.
Agora, ciente do que vai acontecer a partir de segunda-feira no centro do Rio, EP não se intimida. EP sabe que haverá tumulto, passeata, irritação coletiva da população. Sabe que as consequências não são mais imprevisíveis. Há culpados-vitimados, culpados-criminosos e o grande culpado-mentor, o que deu causa às manifestações, que continuam e acabam violentas.
Jorge Béja
A Serra Pelada urbanóide! Isto é o que este mimado corrupto transformou o Rio de Janeiro.
Montanhas de entulho por todos os lados, pessoas ávidas vindo em busca de algum lucro fácil, preços absurdos aproveitando este cenário, prostituição, drogas, pessoas sendo assassinadas com tiros e facadas, milícia, e por aí vai.
Cenário semelhante ao da serra pelada original.
A diferença é que existe uma enorme população no meio, angustiada e oprimida, que colocou este arremedo de déspota no poder.
Tudo pela governabilidade que o esperto lula tanto apregoou:
“Temos que votar no cabral e no paes, pois tâmo junto, companheiro.”
Agora só dá para reclamar, pois o mal já está infiltrado.