“Presidente, atentai para as reformas que o Sr. esqueceu”, diria o ex-senador Mão Santa

Resultado de imagem para mao santa no senado

Mão Santa criou um estilo de oratória muito particular

Carlos Newton

Há muito anos, na década de 90, fui contratado para fazer uma série de reportagens para a revista IstoÉ com novos governadores que tinham sido eleitos. Na época, fiquei muito impressionado com o conhecimento político  de Tasso Jereissati, que na época fazia uma dobradinha cearense com Ciro Gomes, eram amigos inseparáveis. Outro que me chamou atenção, por seu estilo muito peculiar, foi Mão Santa, que então governava o Piauí. Seu nome era Francisco de Assis de Moraes Souza. Ganhou o apelido por ser um grande cirurgião, que atendia a população carente e acabou entrando na política.

Mão Santa tinha uma técnica semelhante à utilizada por Paulo Maluf, que então era prefeito de São Paulo. O repórter fazia uma pergunta e Maluf dava um jeito de responder com alguma coisa de seu interesse. No caso de Mão Santa, ele gostava de falar sobre três temas: o belíssimo Delta do Parnaíba, a histórica Batalha do Jenipapo, que marcou a luta pela Independência, e a Serra da Capivara, onde há pinturas ruprestes de 12 mil anos atrás.

Lembrei de Mão Santa por causa do excelente comentarista James Pimenta, que tem vasta cultura e um bom humor de aço inoxidável. Se ainda estivesse no Senado, certamente o político piauiense estaria advertindo o presidente Bolsonaro sobre as reformas que são imprescindíveis, mas não estão sendo promovidas, conforme salienta este artigo de José Roberto Silverado, que merece ser lido com atenção.

###
POVO DEVIA IR ÀS RUAS EXIGIR REFORMAS
QUE O PRESIDENTE ESTÁ EVITANDO FAZER
José Roberto Silveirado

Resultado de imagem para chega de mordomias

O povo sonha em limpar o país, mas quem se interessa?

Nenhum político ou governante fala em tomar as medidas necessárias e que continuam a ser esperadas pelos eleitores, entre elas reduzir as mordomias dos poderes da República, como gabinetes superlotados de secretárias, adjuntos, assessores, com suportes burocráticos, carros, motoristas, 14º e 15º salários, cartões corporativos etc.

Também não falam em diminuir o número de deputados federais, estaduais e senadores e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Acabar com as mordomias na Câmara, Senado, Judiciário e Ministérios, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do povo.

ÓRGÃOS INÚTEIS – Ao mesmo tempo, acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º… escalões de emprego.

Ninguém fala também em redução drástica da quantidade de vereadores e redução dos salários de vereadores, diminuir os gastos das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais.

Acabar com o financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; Aliás, de três a cinco partidos apenas, seria mais que suficiente.

MAIS MORDOMIAS – Que tal acabar com a distribuição de carros a presidentes e integrantes das Câmaras Municipais, assim como seus cargos altamente remunerados para quem nada produz etc.

Pôr fim aos motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias para servir suas excelências, filhos e famílias e até as ex-famílias.

Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos às escolas, ir ao mercado, a compras etc.

REAL PATRIMÔNIO – Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu real patrimônio.

Já que esses nossos governantes, políticos e judiciário corruptos não querem fazer com urgência as reformas necessárias e manter presos os corruptos condenados, ou seja, não querem passar o Brasil a limpo, cabe a nós, povo esclarecido, fazer isto através da mobilização em massa e indo para as ruas (sem vandalismo, sem black blocs, que são contra a sociedade), para manifestar a nossa insatisfação.

Vamos juntos, vamos mostrar que no Brasil o povo esclarecido pode realmente mudar o rumo da história, já que pelas urnas vai ser difícil, por motivos óbvios.

16 thoughts on ““Presidente, atentai para as reformas que o Sr. esqueceu”, diria o ex-senador Mão Santa

  1. Bolsonaro faz parte do sistema maçonico que escraviza este país a 200 anos,
    ou seja governa para atender os interesses das “elites” (militares ,servidores públicos ,pastores evangélicos e empresários falidos).
    O povo que se dane.
    O povão trabalhador perdeu até o direito a aposentadoria.
    A unica certeza é a de que a destruição do Brasil esta só começando.
    Ainda vai vir muita noticia ruim pela frente.
    Até 2023 vai ter muito sofrimento e miséria.
    Depois vai ser o fim total da liberdade e o recomeço oficial da escravidão.

    • Depois vai ser o fim total da liberdade e o recomeço oficial da escravidão.

      Como? Você está prognosticando o fim da liberdade e o inicio da escravidão em pleno século XXI?
      A Escravidão já não foi abolida desde o século XIX?

      Mas, peraí! Lembrei que em pleno Século XX e XXI houve falta de liberdade e implantaram a escravidão em alguns países.
      Você é que não quis perceber, deve ter pulado essa parte do contexto histórico. Os esquerdistas sempre mudam o rumo da história para ficar ao seu gosto e esconder os crimes praticados por líderes marxistas/leninistas.
      Imagino que você sendo ou não socialista, muitos o são, dá uma de isentão e diz não ser nem de Esquerda e nem de Direita, apenas quer o bem do Brasil. E assim sendo você não percebeu que a URSS, China, Cuba, Camboja, Coréia do Norte e outros países sufocou os povos de suas nações, tirando-lhes todas as formas de liberdade, lhes jogando na miséria e na escravidão.
      Que país é considerado uma Ilha Presídio?

      Você deve imaginar que pelo fato do Bolsonaro ser membro das Forças Armadas e o Brasil ter vivido um período governado por militares, então significa que ele, o Bolsonaro, é um cara do mal e torturador.
      Provavelmente Fidel e Pol Pot são uns santos diante do tal coronel Ustra, não é?
      O governo militar não tirou todas as liberdades de tudo e de todos. Quiser eu opino a respeito.
      O governo militar do Chile foi mais brutal.
      Os militares da América Latina reprimiram os comunistas.
      Já os lideres comunistas censura tudo e todos. Mata qualquer um, seu próprio povo (de Direita ou de Esquerda) por uma simples opinião contra o sistema implantado.

      Em 2018 um meu conhecido petista mandou-me pelo WhatsApp uma foto de uma ossada e fez uma alusão ao governo Bolsonaro.
      Caramba! Essa gente não pensa mesmo!!! Será que ele desconhece que pessoas que tem 2 neurônios funcionando sabe que quando se fala em Pol Pot se costuma colocar ao lado dele uma foto com vários crânios e ossadas das suas vítimas?
      Tem uma reportagem com o título: Marxismo: a máquina assassina. Vejam lá a quantidade de ossos expostos.
      Mais ossada quando se fala da Fome na Ucrânia (provocada por Stalin, o ídolo dos esquerdistas) ou quando se fala dos milhões de mortos por fome ou não no governo de Mao Tsé- Tug, o ídolo do intelectual Paul Sartre e dos intelectuais tupiniquins.

      Encerro te dizendo: Senhor, entre Bolsonaro e Lula eu fico com o militar.
      Lula sustenta, apoia e aplica (se lhes derem asa) um regime opressor e assassino. A maldade está no DNA do Socialismo. O instinto do mal é forte no Socialismo.

      • Caro João da Bahia, recomendaria para ti uma leitura de como surgiu esse negócio de esquerda e direita. Dá uma pesquisada sobre Burke e Paine.

        Ademais, penso que ditaduras são ditaduras e não prestam.

  2. Tem mais jeito não. Sem mudar a tática não conseguiremos mudar o percurso. Não há como jogar xadrez com a direita, esquerda e centro, a paisana e fardada, sob a égide do sistema político podre, posto que se comportam como pombos, sobem no tabuleiro, sujam tudo, derrubam todas as pedras, batem no peito e vencem o jogo no grito. E como é que vamos combinar isso tudo com os “black blocs”, encapuzados, que tudo leva a crer são crias do bolsonarismo para inviabilizar o movimento revolucionário sério e pacífico junto a empresários, comerciantes e afins. Quem observou com olhos de ver o “modus operandi” da patota “grevista” lá no Ceará, toda encapuzada, já tirou as suas conclusões. O líder da RPL-PNBC-DD-ME já disse, claramente, a minha própria vida eu exponho como tenho exposta a riscos, mas não quero expor a vida de mais ninguém, até porque a nossa revolução já tem um mártir histórico inigualável, que é Tiradentes, daí o batismo RPL, e o melhor a fazermos, depois da experiência das Jornadas de Junho de 2013, é mudar a tática, trocar ” o Bando de Andorinhas” para o “Ovo de Indez “, que consiste em botar o ovo da revolução, devidamente caracterizado, na praça dos três poderes em Brasília, o qual logo, como rastilho de pólvora, se transformará em milhares em todo o Brasil, conscientes da missão de cada um e devidamente qualificados para agirem, mansa e pacificamente, porque na violência é tudo o que o sistema podre precisa para continuar se perpetuando e mantendo a população vítima, refém, súdita e escrava do velho continuísmo da mesmice que já morreu, mas que não se dá por achado, não se faz de rogado e nem se rende, nem mesmo pego no flagra pela Lava Jato com a boca na botija.

  3. Rapaz, eu fico aqui pensando sobre o poder exercido pela Esquerda neste país através dos seus subordinados, uns remunerados e outros não.
    Quando se pensa que só Sites, Blogs e outras formas de Mídia Chapa Branca estão batendo forte em Bolsonaro para desestabilizar o seu governo tem também os formadores de opinião “independentes” e os “isentões” com narrativas inverídicas.

    “Presidente, atentai para as reformas que o Sr. esqueceu”
    “Povo devia ir às ruas exigir reformas que o presidente está evitando fazer”

    Bolsonaro está evitando fazer reformas?
    Só doentes mentais não percebem o esforço do Bolsonaro, Guedes e Moro para conseguir a aprovação dos seus projetos nas casas legislativas.
    Todo o Brasil está acompanhando a ida de alguns ministros até as 2 casas legislativas dar explicações a respeitos dos seus projetos de Lei a serem mandados para aprovação nas mesmas.
    E também todos os brasileiros estão acompanhando o tratamento desrespeitoso, por parte dos congressistas e principalmente da esquerda, aos ministros do governo Bolsonaro.
    Que o nosso congresso é fisiológico já sabíamos desde sempre, só não sabíamos que os políticos da Esquerda e seus aliados de outros partidos tão quão sujos, costumam terem surtos psicóticos.

    É isso, nas casas legislativas há uma resistência forte em boicotar os projetos oriundos do governo Bolsonaro.
    Todos os poderes constituídos e mais a Mídia tradicional estão contra e não querem que o governo Bolsonaro dê certo.
    Vimos o quão foi difícil aprovar a Reforma da Previdência. Sim foi aprovada, mas ficou bem mais ao gosto e benéfica aos parlamentares (principalmente quando protege a aposentadoria da casta de marajás do serviço público) do que ao gosto do povo trabalhador.

    O povo brasileiro, na sua grande maioria, sempre percebe por quais motivos o Brasil perde uma Copa do Mundo de Futebol, MAS, nunca consegue perceber por quais motivos o Brasil não dá certo e até perde em desenvolvimento para o pequeno Chile.

    • Plenamente de acordo.

      Como num post que escrevi ontem, procurei mostrar os dois tipos de sabotadores do país: os da esquerda e os outros criminosos de outros partidos.

      Na esquerda até no hediondo se encontra justificativas para sua prática e isso é até obrigatório na sua luta pelo poder, quando então farão o que sempre fizeram, que é enganar, roubar e escravizar o povo a pretextos como em Cuba e agora na Venezuela.

      Do outro lado , também encontramos criminosos assim, embora nele isto não seja obrigatório como nas esquerdas, pois ainda resta alguns honrados. Mas, taí esse mão santa, descaradamente um psicopata e outros semelhantes que não têm um mínimo de pudor em mentir e até roubar, quando ocupam cargos públicos, verbas destinadas às merendas escolares e remédios para os mais carentes, que por isso mesmo acabam por levar a óbito adultos e crianças.

    • Face ao adiantado da hora da podridão sistêmica, não acreditamos em mais nenhum dos fartos beneficiados pela podridão, como é o caso do Bolsonaro, ex-vendedor de peixe em Xiririca, SP, e atual marajá-mor da república 171, que defende a moralização da política só da boca pra fora.

  4. Deixando a ideologia de fora, sabemos que o óbvio é começar as reformas de cima para baixo.
    É ai que está no nó Górdio, ou a espada de Dâmocles.
    Os bem aventurados do topo da pirâmide jamais tecerão a corda pra serem enforcados. Quem vai abrir mão dos altos salários inflados por eles mesmo, caviares, lagostas e vinhos premiados?
    Nós sabemos como Alexandre desatou o nó Górdio.
    CN, tks pela observação.
    Frt 73

  5. Isto só acontecerá com a intervenção constitucional militar com fechamento de camaras, senado, stf e etc; com edição do AI-5 de cara e depois de alguns anos ‘no mínimo’ seis, vir editando o AI-4, até liberar outra vez com o país, completamente Limpo desta sujeirada toda.
    Fora isso, não temos salvação a curto e médio prazo.

  6. Caros CN e Fernando Luiz de Albuquerque Lima … Bom dia!

    Ontem enviei e-mail ao CN às 16:16 hs … comunicando que passara a fase de lembrar … e que estou na de “e ele converterá o coração dos pais para os filhos, e o coração dos filhos para os pais, de sorte que não ferirei mais de interdito a terra”. (Ml 3,24)

    E às 17:56 hs o Albuquerque Lima sugere ao CN o meu nome para equipe, né???

    Vamos então à CONVERSÃO???

    Em 1936, Maria da Graça apareceu em PE anunciando que o Brasil teria 3 castigos … que considero serem Ditaduras … e precisamos de ORAÇÃO e PENITÊNCIA para que não se concretize a 3ª, certo???

    Sds.

  7. Não tenho como participar de equipe … porém, posso colaborar kkk KKK kkk

    Sempre comento que tenho formação militar de soldado pqd em 1965 … quando fui Guarda-de-Honra do nosso Comandante, o General Dutra, sob o comando de seu ajudante-de-ordens Capitão Lacerda.

    Lá ficava de uniforme de gala … porém, uma pistola na cintura indicava que realmente era segurança; e acompanhava o General Dutra até nas reuniões de Estado-Maior … e teria que dar a vida em cumprimento do dever, certo???

    Então, minha colaboração é sobre o ser GUARDA da Constituição CIDADÃ!!!

  8. Estão lá:

    Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: … … … muito bem, a principal competência do STF é guardar a Constituição!!!

    PORÉM, tem também: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
    I – zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;

    Ou seja … é competência de TODOS e TODAS … e é um dos motivos pelos quais ela é CIDADÃ!!!

    É importante notar que compete ao STF a GUARDA e a cidadãos e cidadãs compete ZELAR pela guarda … ou seja, é omissão não ficar de olho no STF!!!

    Também é importante notar que devemos ficar de olho no Ministério Público, caso o Procurador Geral e os Procuradores não defenderem a DEMOCRACIA!!!

  9. conservar o patrimônio público … e temos a LavaJato, né??

    E quanto ao dia 15???

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:
    … … …
    Está mais que claro que a deputados e senadores cabe dispor sobre ORÇAMENTO etc … e só a sanção é do Presidente … … … isto não tem nadica de Parlamentarismo, nem branco!!!

    Tenho que me ausentar!!!

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *