Presidente corrupto de estatal é condenado à morte na China

Deu na France Presse

Um tribunal chinês condenou à pena de morte o diretor de uma empresa pública por corrupção em larga escala, depois da apropriação ilegal de quase 400 milhões de yuanes (64,8 milhões de dólares)

Na última quarta-feira, um tribunal do Cantão (sul da China) declarou Zhang Xinhua, ex-presidente-executivo do conglomerado Baiyun Industrial and Agricultural Corp., culpado por ter recebido subornos e desviado dinheiro público, noticiou a agência oficial chinesa Xinhua.

Desde 2003, Zhang desviava ativos do grupo em um montante de mais de 280 milhões de iuanes (36,8 milhões de euros), e teria embolsado subornos de 95 milhões de iuanes (12,5 milhões de euros) em troca de favores.

O caso do executivo foi agravado pelo fato de o acusado ter negado seus delitos, afirmou uma autoridade judicial à imprensa oficial chinesa.

ÚLTIMO RECURSO

O condenado recorreu à sentença, mas há poucas chances de reverter a decisão do sistema judicial, que se submete à vontade política do governo.

A campanha anti-corrupção empreendida pelo presidente chinês Xi Jinping para corrigir o aparato do Partido Comunista comprometeu os altos escalões do funcionalismo público e muitos funcionários.

Embora o país, segundo as ONGs, execute mais condenados do que o resto do mundo, é raro que os altos funcionários chineses corruptos sejam condenados à pena de morte.

A condenação à morte de Zhang Xinhua foi anunciada no mesmo dia em que ficou conhecida a decisão sobre Liu Tienan, ex-diretor da Comissão Nacional para a Reforma e o Desenvolvimento (NDRC).

Com o posto de vice-ministro (situado muito acima na hierarquia do que Zhang), Liu Tienan foi condenado à prisão perpétua por ter recebido ilegalmente o equivalente a 4,5 milhões de euros.

16 thoughts on “Presidente corrupto de estatal é condenado à morte na China

  1. Roubalheiras

    Aqui no Brasil, a corrupção, inclusive a sonegação, ficaria bastante reduzida quando implantarem a total transparência tributária e bancária de todo cidadão, pessoa física e jurídica, sem exceção alguma. Acredito que a gerência dessa transparência deveria ficar a cargo da Polícia Federal – PF por conta da demonstrada competência e integridade. Já existem meios de informática capaz de permanentemente eficiente varredura nas contas bancárias e registros de imóveis de todos, buscando inconsistências. Mas, tentar acabar com a roubalheira, escancarada sonegação e corrupção, em governo de democracia capitalista, é missão quase impossível. Enquanto isso, a China prossegue a 500 km/h, enquanto o mundo capitalista, aos trancos e barrancos segue a 50 km/h.

  2. Se implantada a prática no nosso país, haveria uma redução violenta nas áreas do executivo, do legislativo, do judiciário e das ongs.
    Já se aplicada a lei do “cortar dedos, braços, etc”, seríamos o país dos mutilados.

    • Ser honesto em administração petista dá nisso:
      ” Por meio de nota oficial, a Petrobras afirmou que instaurou comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento. Além disso, a estatal ressalta que a gerente que fez as denúncias foi demitida “por justa causa”, em 3 de abril de 2009, “por desrespeito aos procedimentos de contratação da companhia”.
      Conforme a empresa, a demissão não foi efetivada naquela ocasião porque seu contrato de trabalho estava suspenso, em razão de “afastamento por licença médica”. A Petrobras destacou no comunicado que a demissão da executiva foi concluída em 2013.” ( Fonte G1 ).

  3. Circulando na rede uma oração para se ter um 2015 mais Feliz !

    Senhor, esse ano foi muito difícil pra mim. Vc levou meu ator favorito Robin Williams, o meu escritor favorito João Ubaldo Ribeiro, meu cantor favorito Jair Rodrigues e o meu humorista favorito o Chaves.

    Só quero que vc saiba que minha presidente favorita é a Dilma e só faltam 20 dias para o ano novo…

    Não é querendo pressionar ! ! !

  4. Mao Tsé Tung: “Não pegar nem um fio de linha das massas”. Se pegar, no mínimo, vai para um campo de reeducação social… tentei publicar este simples comentário, diversas vezes, em diferentes blogs petistas/governistas. Sempre fui censurado…

    • Antônio, a censura também ocorre em blogs tucanos como o Implicante, Reinaldo Azevedo e Felipe Moura Brasil. Democrático aceitando as duas linhas só a Tribuna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *