Presidente do Itaú acha difícil saber se Temer chegará ao final do mandato

Resultado de imagem para aLFREDO sETUBAL

Setúbal diz que a política tornou-se uma incógnita

Pedro do Coutto

Numa entrevista a Mônica Scaramuzzo e Ricardo Grinbamo (O Estado de São Paulo nesta segunda-feira), Alfredo Setúbal, presidente da holding Itaú, afirmou ser difícil saber se o presidente Michel Temer chegará ao final do mandato, porque a cada dia surge uma novidade. Disse estar claro que ele ficou mais enfraquecido depois das delações, porém até hoje não se cristalizou uma pessoa que possa substituí-lo. “O Rodrigo Maia” – acrescentou – “tem sido o nome que caminha para ser candidato. Mas precisaria haver um problema ainda maior para o governo Temer cair.

De outro lado, Alfredo Setúbal, que na entrevista confirma a aquisição do Citibank pelo Itaú, sustenta a tese de que, no fundo, a eleição de 2018 é a chance que se apresenta para corrigirmos a rota do país.

AQUISIÇÕES – Alfredo Setúbal informou que a holding está realizando um programa de aquisições de ativos, no sentido inclusive de diminuir a participação do Banco Itaú no sistema Itausa. Essa participação já foi de 97%. Hoje está em 94% e a meta é diminuí-la para 90%.

Para Alfredo Setúbal, o custo do capital no Brasil é muito alto, razão pela qual a Itausa, em seu programa de aquisições, concentra-se nas empresas que possam oferecer rentabilidade entre 20 e 23%a/a. “Mas não vamos atuar nas áreas em que as tarifas dependem de fixação pelo governo”, ressalvou.

 SUCESSÃO – A respeito do quadro sucessório que hoje se projeta para as urnas de 2018, Setubal selecionou quatro: João Dória, Geraldo Alckmin, Antonio Carlos Magalhães Neto e Álvaro Dias. Se vão emplacar não sei, as na minha visão são os candidatos possíveis, todos oferecem perspectivas para mudança de rota.

Alfredo Setúbal, ainda sobre o tema sucessão, disse que os nomes de Lula e Jair Bolsonaro, um mais à esquerda, outro mais à direita, dão margem a que esperemos um candidato do centro.

Sobre o aumento do imposto dos combustíveis, acrescentou que a economia não reagiu da maneira em que o governo esperava com a queda de juros. A receita do governo não cresceu.

###
DEMISSÕES E APOSENTADORIAS INCENTIVADAS

Na mesma edição de O Estado de São Paulo, Lorena Rodrigues e Eduardo Rodrigues assinam reportagem sobre o programa de demissões e aposentadorias incentivadas nas empresas estatais. Esse programa, disse Fernando Soares, secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, visa à redução da folha salarial. Mas vamos por partes.

Relativamente ao programa de demissões e aposentadorias incentivadas nos dois últimos anos, o governo federal desligou 50.364 funcionários das estatais. O objetivo era reduzir a folha mensal de pagamento em 25%. A Petrobrás foi a empresa que mais reduziu a folha de pessoal e não precisa de autorização do Ministério do Planejamento para lançar o PDV. A Caixa Econômica Federal desligou 9.740 servidores. O Banco do Brasil reduziu seu quadro de pessoal em 14%, correspondendo a 14 mi aposentadorias e demissões.

MONETARISMO MÍOPE – O problema das demissões e aposentadorias é que a questão não pode ser medida apenas à base de redução da folha mensal de salários. Há que considerar que a diminuição dos quadros de pessoal acarreta paralelamente queda nas receitas do INSS e do FGTS.

Claro. A visão monetarista não abrange as consequências dos desligamentos de pessoal. No caso do INSS acarretam a diminuição das contribuições mensais dos empregados e empregadores. No caso do FGTS a perda dos depósitos das empresas na base de 8% das folhas salariais.

Os monetaristas vêm o fato econômico, mas não percebem todos os seus reflexos indiretos.

2 thoughts on “Presidente do Itaú acha difícil saber se Temer chegará ao final do mandato

  1. O que o presidente interino Michel Temer está fazendo é um crime, liberar emendas parlamentares de R$ 4,1 bilhão para ter apoio no congresso, permanecer comprando deputados e senadores, que país é este, que poder judiciário permite a compra de parlamentares, é um meio indireto e criminoso, tudo para se manter no poder, depois aprovou a reforma trabalhista criminosa contra o trabalhador, está querendo aprovar a reforma da previdência, aumento de impostos, tudo isto na conta do povo trabalhador/contribuinte.

  2. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO nos traz a abalizada Opinião do Presidente da Holding ITAUSA, controladora do Banco ITAÚ SA e outras Empresas, Sr. ALFREDO SETÚBAL.
    1- Acha difícil saber se o Presidente TEMER vai até o fim do Mandato (31 Dez 2018).

    2- Alinha 4 bons Candidatos de Centro: Gov. ALCKMIN, Pref. JOÃO DÓRIA, Gov. ACM Netto, e Sen. ÁLVARO DIAS, deixando entrever como a Esquerda com o Presidente LULA, e a Direita com o Dep. JAIR BOLSONARO, sem grande apoio do Centro, não chegam lá.

    3-Que a Holding ITAUSA está adquirindo Empresas com Lucratividade Líquida de 20% a 23%aa, para baixar a participação do Banco ITAÚ na Holding ITAUSA para +- 90%.

    4-Que o aumento de Impostos sobre Combustíveis foi necessário, porque a baixa do Juro Básico SELIC ( 10,15%aa), não reativou ainda a Economia como o Governo TEMER esperava.

    Nossa opinião:
    1- Concordamos que nada garante o Presidente TEMER chegar ao fim do Mandato, embora, apesar de tudo, fosse melhor para a Economia do Brasil, que ele fosse até o fim do Mandato.

    2- Os Candidatos do Centro apontados e os dois dos Extremos, dão margem a que: se a Economia melhorasse, o competente Sr HENRIQUE MEIRELLES seria um Nome muito forte. Mas a Economia tem de sair nitidamente da Recessão e para 2018 ele teria que dar uma Vantagem de 4% para os Salários/Aposentadorias, por sobre a Inflação. Se ele conseguir fazer isso, a meu ver, seria o Nome mais forte.

    3- A Holding ITAUSA comprando Empresas com Lucratividade Líquida de 20%aa à 23%aa, só nos mostra a bela Lucratividade Líquida do Banco ITAÚ SA. Não é mau negócio comprar Ações do Banco ITAÚ SA.

    4- O Investimento não deslancha no Brasil, não por causa da Taxa Básica de Juros baixa ( atual 10,25%aa, e a partir de amanhã para 9,25%aa – território de 1 Dígito), mas pela INCERTEZA Política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *