Presidente do PT ironiza apoio de Marina a Aécio

Falcão: Marina vai perder substância política

Mariana Haubert

Folha

Com a perspectiva de que Marina Silva (PSB), terceira colocada no primeiro turno eleitoral, declare seu apoio a Aécio Neves (PSDB) na corrida do segundo turno ao Planalto, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta terça-feira (7) que, a quem quer que Marina declare apoio, ela irá perder “substância política”.

Sua fala é uma indicação de que Marina deveria permanecer neutra na disputa para não derrubar o seu discurso em defesa de uma terceira via na política brasileira. “Ela vai pensar no que é melhor para ela. Acho que aderir a um dos campos – seja nós, seja o Aécio – ela vai perder um pouco de substância política”, disse.

Marina já sinalizou que irá apoiar Aécio no segundo turno. Ela agora negocia com o tucano a inclusão de alguns pontos que ela defende para um novo governo. Marina deve anunciar sua posição na quinta-feira (9).

Rui Falcão está em Brasília para participar de uma grande reunião com a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, com governadores e senadores da base aliada eleitos no primeiro turno, os presidentes dos partidos do conselho político da campanha, candidatos ao governo em estados que ainda terão segundo turno e ministros envolvidos diretamente com a campanha petista.

“MENOS RUIM” É DILMA

Um dos novos integrantes da cúpula de campanha, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), avalia que os 22,1 milhões de votos obtidos por Marina devem ir, em grande parte para Dilma e não para Aécio. “Aécio não é a mudança dos marinistas. As pessoas apostaram no 1º turno para alguém. Se essa pessoa não está mais no 2º turno, acho que as pessoas devem procurar, digamos, o menos ruim, já que o bom pra eles era a Marina. Então eles vão perguntar quem é o menos ruim? Eu sou suspeito pra falar, mas acho que a Dilma”, disse ao chegar para a reunião.

Para Wagner, Aécio é “alternância” e não uma mudança concreta. O governador avalia que será possível angariar na Bahia cerca de 15% a 20% a mais de votos para Dilma. A petista alcançou 4,2 milhões de votos no estado, ficando com 61,44% dos votos válidos. Aécio e Marina conquistaram cerca de 1,2 milhão de votos cada um.

Questionado sobre o péssimo desempenho do PT em São Paulo, Falcão afirmou que o partido se reunirá na próxima quinta-feira (9) para discutir internamente o que aconteceu e o quais estratégias serão adotadas para fortalecer a candidatura de Dilma no segundo turno. O ex-presidente Lula comandará o encontro.

“Vamos ter uma plenária grande na quinta-feira para mobilizar todas as lideranças no estado para fazer uma análise do que ocorreu no primeiro turno, retificar caminhos quando necessário e botar a campanha na rua para ter um resultado diferente no segundo turno”, disse.

AJUDA DA MÍDIA

O presidente do PT acusou o governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, reeleito em primeiro turno, de ter tido uma “grande proteção” feita por “parte da mídia monopolizada no Estado” e pela Assembleia Legislativa, que não permitiu a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para averiguar as denúncias de cartel no metrô de São Paulo.

“Nós fizemos uma candidatura que deu o sangue, que se desdobrou bastante para obter uma boa votação mas havia uma proteção muito grande ao governador, que enfrenta uma crise séria de abastecimento de água, o problema da segurança pública é clamoroso, com o aumento do índice de homicídios, a saúde e a educação não funcionam bem”, afirmou.

Apesar de nos bastidores o próprio partido ter se mostrado insatisfeito com o trabalho desenvolvido pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, responsável pela coordenação da campanha de Dilma em São Paulo, Falcão fez questão de dizer “não há nenhuma crítica nossa à condução do Marinho na coordenação da campanha”.

No entanto, o ex-ministro Alexandre Padilha (Saúde), que perdeu a corrida pelo governo paulista, será incorporado à coordenação de campanha de Dilma em São Paulo, ao lado do presidente do PT paulista, Emidio de Souza. Eles auxiliarão Marinho na campanha.

Em São Paulo, Aécio teve mais votos do que Dilma em 565 das 645 cidades (88%). Em 2010, o então candidato do PSDB, José Serra, que é de São Paulo, venceu a petista em 411 cidades.

22 thoughts on “Presidente do PT ironiza apoio de Marina a Aécio

  1. “o problema da segurança pública é clamoroso, com o aumento do índice de homicídios, a saúde e a educação não funcionam bem”. Isto no Brasil todo, não é Sr. Rui Falcão?

  2. Sempre que vejo a foto deste rui falcão me lembro do agente comunista do excelente filme “A vida dos outros”, que vigiava um dramaturgo famoso na Alemanha Oriental. Se bem que o ator Ulrich Mühe é muito mais simpático…

  3. Procurem se esclarecer mais:
    1 – Bolivariano é o PSDB em São Paulo, que o governa há 3 décadas.
    2 – Segurança pública é, na sua maior parte, atribuição do governador do estado e não do Presidente da república. Polícias Civil e Militar são subordinadas ao governo estadual.
    3 – Educação infantil e básica é responsabilidade do município e o ensino médio do governo estadual.
    4 – Derrotado será o Brasil caso os vendilhões, apoiados pelo que há de mais atrasado na política brasileira, voltem ao poder
    5 – Quando eu leio comentários como este de José Augusto Aranha, me lembro do excelente filme de Woody Allen, “Testa de ferro por acaso”, da histeria da classe média e da lista negra do macarthismo.

    • 1 – E governa muito bem, por isso é que sempre é reeleito no Estado mais rico e bem educado da Nação.
      2- Segurança pública deve começar nas fronteiras. A produção de coca dobrou na Bolívia depois que o PT assumiu o governo, tudo para apoiar o cumpanheiro Evo.
      3 – O PT vinculou o investimento em educação ao pré-sal. Isto é um verdadeiro absurdo.
      4 – O povo brasileiro merece sempre o melhor e o PT provou que não é o melhor em nada.
      Obs. procure emprego desde já.

      • 1 – Governa tão bem que deixou o abastecimento de água em situação precária, o estado em pé de guerra com a bandidagem e nem realizar um planejamento urbano mínimo a ponto de atenuar o congestionamento de automóveis. A riqueza de São Paulo veio das multinacionais implantadas em seu território, pois São Paulo não é empreendedor e nunca produziu tecnologia, pois não investe em educação. O “Nobel” de matemática, ganho recentemente pelo Brasil não veio e nem poderia vir daí de SP.
        2 – Segurança pública começa é no estado, pois cada estado possui uma secretaria de segurança pública que deve funcionar a contento, não transfira responsabilidades e São Paulo não possui fronteiras com nenhum outro país para justificar esta afirmação.
        Houve redução no consumo de Cocaína quando foi encontrado e apreendido um helicóptero de aliado do PSDB, o famoso helicoca.
        3 – O PT vinculou o Pré-sal ao investimento em educação, para criar uma salvaguarda contra o desvio de verba pela tucanalha. O investimento do PT em educação foi, dentre outras, a criação de 14 universidades federais e 214 escolas técnicas federais. A mais recente é a faculdade de medicina em Paulo Afonso-BA inaugurada há cerca de 15 dias. O desinvestimento em educação pelo PSDB sucateou as instituições federais, a ponto de serem fechados laboratórios por falta de verba, inclusive com o fechamento de toda uma escola técnica, a escola técnica professor Agamenom Magalhães-ETPAM, a mais antiga do Norte-Nordeste durante o governo FHC.
        4 – O povo brasileiro merece mesmo o melhor, retrocesso ao tempo do apagão, desemprego, inflação, submissão com revista e retirada de sapatos, dólar a R$ 4,50, fome e miséria nunca mais.
        PSDB nunca mais.
        PS.: Emprego eu já tenho e o consegui disputando com milhares de candidatos, nunca precisei de governo para nada, mas a população brasileira precisa.
        Trabalho muito mais que você, trabalho aos sábados, domingos e feriados e em vários turnos. Eu trabalho física e mentalmente, ao contrário de você, que não consegue elaborar um pensamento, por mais elementar que seja e vem para este site escrever bobagens fora da realidade.

        • Caro Sr. Giusepppe. Existem algumas coincidências entre nós dois. Passei em um concurso público com 64.000 inscritos para seiscentas e tantas vagas,no BB em Brasília, em 1983. Sou formado em física e pequeno empresário, no ramo da agropecuária. Também trabalho aos finais de semana, na fazenda. Efetuei o depósito de uma patente na área da saúde, estou aguardando a publicação. Mas essas coisas não me tornam melhores do que ninguém. Graças a Deus não tenho nenhuma inimizade e não será agora que isso acontecerá. Se nós queremos o melhor para o nosso povo devemos é unirmos em busca de algo melhor. Tenha a plena certeza de uma coisa, caso o Aécio decepcione o povo brasileiro, todos os que aqui deixam suas opiniões passarão a criticá-lo. Pelo que vejo ninguém aqui é PSDB de modo incondicional, mas oposição ao péssimo e escandaloso governo petista. Isto é inegável. Desculpe-me se o ofendi. Nunca tive essa intenção. Apenas uma observação: Werner Heisenberg, físico alemão, diz em seu livro A Parte e o Todo, pg. 58: “Pois minha experiência durante a guerra civil me mostrara que nunca se deve julgar um movimento político pelas metas que ele proclama publicamente, e que talvez se esforce sinceramente por atingir, mas apenas pelos meios que ele usa para alcançá-las”. Se não fiz um amigo tenho certeza que também não fiz um inimigo. Abraços.

          • Vamos lá:
            Em 1983 entrei no curso de Física (licenciatura e bacharelado), considerado então o melhor do Brasil, em universidade Federal : Presidente João Batista Figueiredo.
            Em 1987 ingressei em escola técnica federal no curso de eletrotécnica: Presidente José Sarney.
            Em 1988 ingressei no curso de engenharia elétrica em universidade estadual: Presidente José Sarney.
            Em 1989 ingressei em escola técnica federal no curso de eletrotécnica: Presidente José Sarney.
            Em 1991 ingressei, através de concurso público, na então maior empresa distribuidora de energia elétrica do Brasil: Presidente Fernando Collor.
            Também em 1991 ingressei no curso de Arquitetura e Urbanismo em universidade Federal : Presidente Fernando Collor.
            Em 2002 ingressei, através de concurso público, na então maior empresa geradora e transmissora de energia elétrica do Brasil: Presidente Fernando Henrique Cardoso.
            De 2003 até hoje não mudei de emprego e nem realizei nenhum outro curso.
            Portanto, nunca precisei do PT para nada, mas o povo sofrido do Brasil precisa, e precisa muito.
            Não devemos repetir o erro e esperar uma decepção com Aécio Neves para sermos previdentes, não podemos sacrificar o Brasil mais uma vez.
            Quanto a me ofender, pode estar certo que não me ofendo com mentiras, apenas as combato e as rebato, o que comumente me custa caro, mas eu não esmoreço
            Mandar eu procurar um emprego foi bola fora sua, pois sempre trabalhei, inclusive fora do Brasil e sempre em empregos de qualidade.
            Também não entrei aqui para fazer inimizades, mas para argumentar e trazer à tona a verdade em um mundo midiático mentiroso, perverso e mentiroso, pois me sinto na obrigação
            E confesso que, às vezes, eu me divirto com o “non sense” de alguns comentaristas de direita, mas eles estão no seu papel. Afinal o que esperar de um direitista a não ser “direitadas”.

          • Errata:
            onde se lê : “um mundo midiático mentiroso, perverso e mentiroso, pois me sinto na obrigação”
            leia-se: um mundo midiático mentiroso, perverso e mesquinho, pois me sinto na obrigação de esclarecer.”

        • O POVO BRASILEIRO, NO PLENO EXERCÍCIO DE SEU PODER E NO GOZO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, FAZ PROMULGAR E VALER A PARTIR DA PRESENTE PUBLICAÇÃO O SEGUINTE:

          LEI 45

          Artigo 1 – Constitui crime de apologia ao crime votar no partido dos trabalhadores, cuja simbolo é a estrela vermelha e cujo número de registro é 13 (treze).

          § 2 – incorre no mesmo delito aquele que incrementar, incentivar, ou fazer menção de tal partido perpetrando as seguintes ações:

          A) distribuindo panfletos, folhetos ou qualquer material que se torne público.
          B) fazendo propaganda áudio-visual ou semelhante em qualquer meio de comunicação publica ou não.
          c) Agregar em redes de comunicação publica ou não, comentários que visem o incremento do mencionado partido.
          d) Portar em publico vestimenta que faça menção a tal partido, usando a cor vermelha e o número 13. ( treze).

          §2 – Das penalizações:

          Pena de 4 (quatro) anos de atraso para o País e sua população.
          Agravante de mais anos de atraso, se o eleitor é analfabeto e vive em regiões socialmente fragilizadas às quais são distribuídas benefícios em dinheiro como forma de engodo.

          Brasilia, 11 De Outubro de 2014.

      • Investimento em educação vinculado ao “pré-sal” não é só verdadeiro absurdo.

        Esse tal de Partindo os Trabalhadores não deseja educação para ninguém; vejam só o Chefão que se gaba de ser analfa desde a mãe, dele (palavras do próprio).

        Ademais, como está sendo ‘vendido’, o “pré-sal” é um VERDADEIRO
        E M B U S T E ! ! !
        Coisa de petralhas, mesmo!

        E esse elemento tem arcabouço para criticar algo?

  4. Hahahahahaha, a vermelhada tá tão desesperada que tá cometendo atos falhos olímpicos.

    Sr. Rui Falcão assumiu que a Dilma é ruim! “Mais ruim” ou “menos ruim”, mas RUIM!

    Rumo ao extermínio dos PTralhas! E que a prática, disseminação ou apologia ao comunismo no Brasil seja considerada crime!

  5. A democracia, apesar de tudo, é o regime menos pior..
    Mas infelizmente acontecem aberrações .

    Ouvir essa besta falar, é a mesma coisa de se escutar um quati resmungando.

    O Wagner é outro que representa o que há de pior na política brasileira. Na Bahia ainda prevalece em sua grande maioria o voto de cabresto.

  6. Amigos do Blog,

    Este Blog não tem anunciantes nem patrocinadores. Para se manter, necessita de contribuições voluntárias, Não podemos deixar que o Blog pare de ser publicado.

    Faça sua contribuição nas seguintes contas:

    1) Em qualquer (Loteca) Caixa Econômica Federal (104); Agência -0211; Conta Corrente -323-4; Titular – Carlos Newton Leitão de Azevedo. CPF 100101497-91,

    2) No Banco Itaú; Agência 6136, Conta Corrente 12318-6; Titular – Carlos Newton Leitão de Azevedo. CPF 100101497-91.

    ESTE BLOG É LIVRE. CONTRIBUA PARA MANTÊ-LO LIVRE.

  7. Se está tão critico assim em relação ao apoio da Marina ao Aécio está relamente demonstando toda uma preocupação com o fato. É MAIS UM IMBECIL QUE PERDE UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE SE MANTER CALADO!!

  8. O POVO BRASILEIRO, NO PLENO EXERCÍCIO DE SEU PODER E NO GOZO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, FAZ PROMULGAR E VALER A PARTIR DA PRESENTE PUBLICAÇÃO O SEGUINTE:

    LEI 45

    Artigo 1 – Constitui crime de apologia ao crime votar no partido dos trabalhadores, cujo simbolo é a estrela vermelha e cujo número de registro é 13 (treze).

    § 2 – incorre no mesmo delito aquele que incrementar, incentivar, ou fazer menção de tal partido perpetrando as seguintes ações:

    A) distribuindo panfletos, folhetos ou qualquer material que se torne público.
    B) fazendo propaganda áudio-visual ou semelhante em qualquer meio de comunicação publica ou não.
    c) Agregar em redes de comunicação publica ou não, comentários que visem o incremento do mencionado partido.
    d) Portar em publico vestimenta que faça menção a tal partido, usando a cor vermelha e o número 13. ( treze).

    §2 – Das penalizações:

    Pena de 4 (quatro) anos de atraso para o País e sua população.
    Agravante de mais anos de atraso, se o eleitor é analfabeto e vive em regiões socialmente fragilizadas às quais são distribuídas benefícios em dinheiro como forma de engodo.

    Brasilia, 11 De Outubro de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *