Prisão de Dirceu reforça o panelaço desta quinta-feira

Andréia Sadi e Natuza Nery
Folha

A nova prisão do ex-ministro José Dirceu, nesta segunda-feira (3), jogou um balde água fria na estratégia da direção petista de tentar resgatar, novamente, a imagem da legenda. Na quinta-feira, vai ao ar o programa do PT em rede nacional de rádio e TV. Para petistas, a segunda detenção de Dirceu, que já foi condenado no mensalão, dará munição para a reedição de panelaços durante a exibição do programa.

Petistas da cúpula da sigla afirmam que a prisão de Dirceu,agora durante as investigações da Lava Jato, tem o efeito de uma ”pá de cal” na já desgastada imagem do partido.

Dirigentes petistas já esperavam a prisão de Dirceu. Um membro da cúpula do PT disse à Folha que, apesar do desgaste à legenda, a prisão de Dirceu é “mais do mesmo”.

Além disso, avaliam, não há perspectiva a médio prazo de reabilitação do partido uma vez que Renato Duque, ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobras, prometeu provas aos investigadores da Operação Lava Jato, durante negociações para a delação premiada, sobre o esquema de corrupção que funcionava em sua área durante gestão na estatal.

As novas revelações de Duque, de acordo com os mesmos dirigentes petistas que falaram à reportagem, preocupam mais do que a segunda prisão de Dirceu.

APADRINHADO DE DIRCEU

Duque, que está preso, foi apadrinhado por Dirceu na estatal e é acusado de usar a diretoria para realizar operações financeiras junto ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Ambos estão detidos em decorrência das investigações da Lava Jato.

Como a Folha revelou, o programa de quinta-feira será a primeira vez que a presidente Dilma Rousseff aparecerá em rede nacional após o panelaço do dia 8 de março, durante discurso pelo Dia Internacional da Mulher.

A presidente cancelou pronunciamento do dia 1º de maio, pela primeira vez desde que assumiu o governo em 2010, por temer novos protestos. Também ficou fora do programa do PT do dia 5 de maio. A peça contou com o ex-presidente Lula e fala do presidente do PT, Rui Falcão, que foram alvos de panelaço.

Assessores palacianos afirmam que a decisão de expor a presidente ocorreu porque ela busca sair do isolamento político. A gravação é também um aceno à base petista e faz parte da operação de se reaproximar da legenda em meio à crise política.

As cenas, sob coordenação do marqueteiro João Santana, foram gravadas no último dia 25, em Brasília.

5 thoughts on “Prisão de Dirceu reforça o panelaço desta quinta-feira

  1. “Bento que bento é o frade!
    Frade!
    Na boca do forno!
    Forno!
    Tudo que o seu mestre mandar:
    Faremos todos!
    E se não fizer?
    Levaremos bolo! ”

    Não entro nessa.

  2. De fato, nesse programa de quinta-feira será a primeira vez que a presidente Dilma Rousseff aparecerá em rede nacional após o panelaço do dia 8 de março, durante discurso pelo Dia Internacional da Mulher.

    Agora que Dirceu foi fazer companhia aos seus agentes de “pixulecos” – Vaccari e ao querido afilhado Duque (do PT) -, ao que tudo indica, desta vez em homenagem a seus correligionários presos, será segunda vez que Dilma vai festejar o “Dia Nacional da Mandioca” este ano.

  3. A HISTÓRIA DEVE MOVER PAÍS, NÃO FINS OBSCUROS

    O ex-ministro José Dirceu foi pivô do rompimento de Leonel Brizola com o governo Lula, ainda antes da posse quando estiveram reunidos e o lulismo anunciou a entrega (palavra certa no lugar apropriado) do Banco Central para Henrique Meirelles, atendendo ao desejo do sistema financeiro. Brizola advertiu que não aceitaria concessões ao capital estrangeiro e a partir daquela atitude afloraram consequências desastrosas para o país, a exemplo da entrega (também termo exato) do Ministério das Comunicações para o preferido das Organizações Globo, Miro Teixeira, ‘goela abaixo’ do PDT de Brizola.

    De ações nefastas para misturar interesses particulares com o serviço público é um pulinho. Zé Dirceu deu um baita pulão. O amigo Marcos Azeredo lembra que foi Dirceu quem “inventou a história de chamar o Brizola de ‘El Raton’ e agora está pagando com suas falcatruas. Deus é justo. Quando Lula ganhou em 2002, nunca chamou o Brizola para conversar no Palácio do Planalto, dizem que o Dirceu que não queria, o ‘capitão do time’. Brizola era cotado para ser primeiro Ministro da Educação,depois Ministro da Agricultura, no final acabou no ostracismo imposto pela nossa mídia elitista e com seus interesses econômicos”.

    E isto foi muito bem lembrado, tanto que depois daquela primeira reunião relatada por mim, realizada entre a proclamação da vitória e a posse do novo governo, Brizola e Lula jamais se entenderam e nenhuma outro encontro ocorreu. Entraram em campo alguns emissários tentando reatar relações e quando o nome de Brizola era cogitado para o Ministério a resposta vinha em tom de deboche, inclusive sugerindo para ele a Embaixada no Uruguai.

    Outro amigo, Laerte Braga, não discorda porém chama “atenção para um post feito há dias pelo ex-deputado Milton Temer, amigo pelo qual tenho grande admiração, sobre José Dirceu. Paga o preço da lealdade incondicional. E está jogado às traças, por aqueles aos quais sempre foi leal”. Então, pondero que a lealdade incondicional ao lulismo não se confunde com a nossa, pelo Brasil e para os brasileiros. E ele arremata: “Vamos às ruas pela democracia, não por Dilma e Lula. Pela reforma agrária, pelas reformas de base, nunca por essas figuras, pelo Brasil”.

    Quanto a isto estamos de pleno acordo, como escrevo sempre, defendemos a presidente Dilma Rousseff porque entendemos o significado da LEGALIDADE CONSTITUCIONAL e o que pretendem seus detratores. As minhas análises são políticas – como é possível verificar – sem o que também não se pode avaliar coerentemente questões jurídicas, todas. O nível de culpabilidade de Zé Dirceu pode ser discutível, não sua implicância nesses meios ou os fins que possam ser alegados.

    No PDT​ de Brizola aprendemos a não bajular o governo nem dar apoio a golpismos http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1583961268486805&set=t.100006188403089&type=3&theater

  4. parece que os estoques de panelas e frigideiras estão se esgotando nas lojas! taí uma maneira de aliviar um pouco os efeitos da recessão! VENHAM PARA A TV TODOS OS DIAS, SEUS PETRALHAS!

  5. Hoje os governistas estao em panico pois ficaram sem nenhum cargo de chefia nas 4 CPIS . Alem disso na quinta vao votar todas as contas dos governos anteriores ,desde a do senador ferrarista ate as do bebum vigarista para colocar a Tia na marca do penalti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *