Lula poderia ser lembrado como Mandela, mas será comparado a Maluf

Resultado de imagem para lula preso charges

Charge do Néo Correia (Arquivo Google)

Carlos Newton

Não se esperava que Lula da Silva tivesse sua prisão decretada logo após a decisão do Supremo, na madrugada da quinta-feira, quando foi recusado o habeas corpus preventivo, mas o juiz federal Sergio Moro não titubeou e assinou a ordem de prisão logo após receber ofício do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), na tarde da própria quinta-feira, autorizando a prisão do petista. 

O decreto de prisão significa também o fim do sonho de Lula se candidatar novamente e tentar recolocar o PT na chefia do governo.  O ex-presidente foi condenado em duas instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, está incurso na Lei da Ficha Limpa e não pode votar nem ser votado, inclusive na cadeia não existe seção eleitoral.

MAIS RECURSOS – Os advogados de Lula ainda podem recorrer do acórdão da segunda instância junto ao próprio Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, mas as chances de reverter a condenação “não eczistem”, como diria o famoso Padre Óscar Quevedo. Lula está fora da política, só serve como cabo eleitoral à distância.

Os advogados podem recorrer à vontade, mas o fato concreto é que Lula da Silva está liquidado, jamais voltará ao poder. Sua prisão encerra um importante ciclo político no país, em que hipoteticamente o poder esteve nas mãos dos trabalhadores por quase 14 anos.

Mas só hipoteticamente, porque Lula traiu os trabalhadores e se aliou ao que há de pior no país, a elite política, para institucionalizar o esquema de corrupção na Petrobras e em outros órgãos do governo, que já existia há décadas, mas em proporção bem inferior. Portanto, foi um inovador, já que nunca antes, na História deste país, se viu corrupção como a comandada por Lula…

IGUAL A MANDELA – Com muito facilidade conseguiu se tornar um dos maior ídolos da política mundial, recordista em títulos de honoris causa. Seu sucesso era tamanho que, e não tivesse se prostituído, ficaria na História ao lado de Nelson Mandela, que libertou seu povo e nem aceitou ser reeleito. Mas na verdade Lula foi um anti-Mandela. Ignorante, vaidoso e corrupto, corrompeu a própria famiglia e dois de seus filhos estão respondendo a processos, com possibilidades de serem condenados pelos mesmos crimes do pai — corrupção e lavagem de dinheiro.

Lula já se acabou, mas o PT ainda existe. Se tivessem um mínimo de lucidez, os dirigentes do partido estariam procurando uma maneira de preservar a legenda, antes que a legenda se consuma em efeito autocarburante.

###
P.S 1 – Lula errou ao pensar que entraria na História ao lado do estadista Nelson Mandela. O máximo que acontecerá é ser lembrado como uma versão metalúrgica de Paulo Maluf, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Geddel Vieira Lima e o resto da gangue.

P.S 2 – Foi triste ver Lula completamente bêbado ao discursar no Sindicato… Cambaleante, a voz arrastada, não dizia coisa com coisa. E os petistas batiam palma para o espetáculo deprimente. (C.N.)

24 thoughts on “Lula poderia ser lembrado como Mandela, mas será comparado a Maluf

  1. Lula em um dos seus devaneios no discurso de ontem afirmou : “Não sou mais um ser humano, sou uma ideia”.
    Com a roubalheira que proporcionou em seus governos perdeu a oportunidade de entrar para história como um presidente impoluto.
    Sinto dizer-lhe Lula, você é uma ideia de jerico.

    • Que a prisão do Lula crie o efeito dominó e prenda todos os outros chefes da corrupção !

      A PGR Raquel Dodge tem que fazer a 3ª denúncia contra Temer.

      Caso contrário ela estará cometendo crime de prevaricação !!!

  2. Lula foi vítima da sua megalomania.

    O delírio de que estava acima das leis e de qualquer pessoa transformaram Lula em uma projeção de sua imaginação, um ser absoluto, superior, que sempre omitiu as suas falhas e jamais pediu perdão pelos seus erros e de sua quadrilha.

    Pois o ex-presidente ladrão e genocida está preso.

    Contra a maioria das opiniões, inclusive a minha, que não acreditava nesta possibilidade, o maior criminoso que este país produziu está na cadeia!

    Logo, o dia de ontem, 7 de abril, entrará para a História como uma data onde o Brasil deu início à sua mudança, por mais protestos de uma parcela da população inculta e incauta, cuja falta de discernimento entre a honestidade e a corrupção gerou cenas deprimentes de vandalismo e de agressão a quem fosse favorável à prisão de Lula.

    Lula preso, o país dividido, ânimos acirrados, mais do que nunca a cisão entre petistas e não petistas está irremediavelmente chancelada.

    Que a Lava Jato prenda os demais envolvidos nos roubos contra o erário e o povo, e esperemos que as eleições sejam pacíficas, apesar de os petistas começarem uma campanha para que não haja o pleito deste ano!

    Lula detido não terminou com os problemas nacionais, pois eles começaram a ser resolvidos, então que esta vontade manifestada em prender o bandido que siga adiante, limpando o Planalto e o congresso de outros criminosos que impedem o crescimento desta nação e o progresso de seu povo!

    • O país não está tão dividido quanto se diz por aí, amigo Chicão Bendl.

      Pois a maioria honesta e trabalhadora deste Brasil já não é mais iludida pela seita lulopetista.

      Ontem eu fiquei convicto disto. Pois vi que a massa brasileira concordou com a necessária prisão do criminoso condenado pela nossa justiça.

      • Meu caro Isac,

        A divisão que me referi não seria meio a meio, pois acredito também que até perderia as eleições se as disputasse!

        Mas, o PT, ainda tem a sua militância, e ontem observei ainda que de forma atuante, radical, fanática!

        O encantamento dessa gente por Lula é algo a ser estudado, pois mesmo com os crimes que tenha cometido, e não são poucos, o endeusamento pelo meliante é incontestável.

        Mas, diante do que escrevi, a prisão de Lula inicia uma nova fase para este país, que precisa ser levada adiante com muita força de vontade e disposição de todos nós, e não somente pela Justiça.

        Um forte abraço.
        Saúde e paz.

    • ” Falta de discernimento entre a honestidade e a corrupção…”
      Creio que, se alguém quiser cometer delitos, vai pensar bem antes de fazê-lo. Espero que os ministros do Supremo não revertam a situação e tragam de volta o retrocesso.
      quiser

      • Oscar,

        Penso que a vaidade, a presunção, a arrogância dos ministros do STF – pelo menos dos conhecidos comprometidos politicamente -, ainda serão graves empecilhos à razão, ao discernimento, à necessidade que devemos de uma vez por todas acabar com a impunidade!

        Acredito que depois do episódio da prisão de Lula e a reação do povo favorável à sua detenção, o STF leve em consideração que esta decisão judicial foi salutar para a Lava Jato e país, além de o povo voltar a acreditar na Justiça.

        Faltam os outros, claro, porém cedo ou tarde serão também trancafiados.

        Um abraço.
        Saúde e paz.

  3. O pouco da imagem mítica que ainda restava do “lider” derreteu completamente ontem.

    Foi uma ópera bufa, um espetáculo deprimente. Só havia umas 3 centenas de vagabundos militantes o defendendo naquele sindicato. Talvez movida a cerveja e mortadela.

    Enquanto isso o resto do país soltava fogos e comemorava.

    Afinal a esmagadora maioria deste país sofreu muito com a quadrilha lulopetista. E ainda sofre, pois o país foi arrasado.

    O Vampirão na presidência é ainda resultado de Lula, e precisará ser alcançado pela justiça.

    Há muito trabalho pela frente para consertar o que a era petista arrasou.

    E há muitos corruptos de diversos partidos que também precisam ser alcançados pela justiça.

  4. Na verdade Lula foi muito mais longe do que Maluf, em termos de saques aos cofres públicos.

    Lula tinha a convicção de que nunca seria alcançado pela justiça.

    Até que um juiz paranaense e uma fabulosa equipe começaram a trabalhar “de verdade” na investigação de um bilionário esquema de corrupção.

    Foi uma luta duríssima. Pois Lula contava com apoios incalculáveis, dentro e fora dos 3 poderes.

    Ontem ocorreu o coroamento da imensa batalha.

    Porém a guerra continua, porque “tenebrosas transações” continuarão sendo traçadas nos bastidores imundos da política brasileira, onde todos os pilantras se abraçam e se ajudam mutuamente.

  5. Em seu discurso após a missa, que era para D. Marisa, mas foi por causa do Lula, disse o bispo, houve um momento de lucidez entre um gole e outro, ” esse processo do MEU apartamento. ..” no porre, saem muitas confissões.

    • Antonio, minha nora foi e ainda vem inúmeras vezes à minha casa. Foi ela quem indicou a compra, foi ela que me orientou na escolha dos móveis. Recentemente, escolheu as cores das tintas e o pintor que deveria pintar. Mas nem por isto há convicação de que a casa é dela, pois a escritura registra o meu nome.

  6. Sr Francisco Bendl, bom dia.
    Ele pensou mais alto ainda; que seria acima das leis; ou seja: Sou igual aos poderosos “políticos e coronéis políticos” que realmente fazem e acontecem no Brasil; alguns dos quais estão atualmente no comando da nação e outros se preparando para as eleições onde prorrogarão seus “salvo condutos” por meio do mandato.
    É muito triste, quando vemos as esperanças do povo ir pelo ralo e tão forte esperança que o povo não quer ver a realidade que é a que fala o artigo.
    Ainda tenho esperança, qual seja: Não vai parar aí; tudo isto não foi só para estancar o risco da bolivarianização do nosso país e sim, uma luta para entrarmos em um novo ciclo. Ciclo este onde a competitividade se dará por novos meios técnicos administrativos, gerenciamento racional dos recursos materiais e humanos e por aí vai.
    Um exemplo claro disto, é a construção naval e offshore; onde nossos trabalhadores estão entre os mais capacitados do mundo, mas ficam parados na fábrica por falta de liberação alfandegária de importados, atrasos nas entregas de matéria prima ou o pior, o que se viu em 2013, que para se manter o discurso de “Pleno Emprego”, admitiam-se trabalhadores sem necessidade e para ficarem parados no chão de fábrica.
    Se realmente reduzirmos drasticamente a corrupção, acabando com a impunidade para os “caciques”, os quais um dia o Lula achou que era igual, aí o país entra no circulo virtuoso do desenvolvimento sustentável.
    Vamos dizer NÃO aos contratos vencidos fraudulentamente.

    • Prezado Pereira Filho,

      Pensamos igual quanto à prisão de Lula, que deve iniciar um novo ciclo para o Brasil!

      O ex-presidente preso não resolve os nossos problemas, mas ordena juridicamente o país, que prova para o mundo que terminou o período da impunidade!

      Evidente que os tentáculos da Justiça precisarão alcançar muito mais gente, mas estas já estão com suas barbas de molho pois, a cada dia, agora, o brasileiro será exigente com relação aos ladrões que estão livres, leves e soltos!

      Ora, se o líder, o chefe da quadrilha está detido, que seus cúmplices e comandados o acompanhem.

      A lamentar, o foro privilegiado, que posterga a punição de deputados e membros do executivo.

      Vou mais além:
      Os ministros comprometidos politicamente podem até usar de uma represália pela prisão de Lula, e deixar de lado o julgamento dos processos onde os envolvidos na Lava Jato estão à espera de sentença do STF!

      Se foi preso um ex-presidente ladrão e genocida, temos pela frente ministros que se julgam donos do país, que não atendem às exigências do povo, mas tão somente o apelo de suas vaidades, de suas pretensas independências, onde se percebe nitidamente que cada um deles tem uma Constituição própria, e não nacional!

      A detenção de Lula ensejou uma das mudanças essenciais para nosso futuro, entretanto, ainda temos pela frente grandes resistências que impedirão afirmar que a impunidade não existe mais no Brasil!

      Um abraço.
      Saúde e paz.

  7. Acabaram-se os sonhos de uma noite de verão. O petismo hoje acorda vivendo a realidade nua e crua.
    O PT será a partir de agora, uma triste lembrança para o pais.

  8. Carlos Newton, eu acho que o Lula só foi preso agora, pela sua pretensão de ser eleito presidente. Havia e há muitos na frente dele. Por ex. Renan – o incólume – foi denunciado com Eduardo Cunha que já está preso e o Renan – livre, leve e solto.

  9. Lula parece que vai ser mais um defensor das ideias da esquerda, que foi preso por balburdia política e que vai escrever algum livro de dentro da cadeia com alguma teoria de destruição do modelo de sociedade atual.

  10. Compara Mula com Mandela é pior q comparar alho com bugalho.
    Mandela tornou-se heroi na luta contra o Apartheid depois de puxar uma cana duríssima por “crime” de opinião.
    Mula acaba de fazer a maior presepada ‘palhaçadistica’ (como diria Odorico Paraguaçú) depois de assaltar. subtrair, enfiar a mão, etc, nos cofres públicos, foi processado, julgado e condenado por CRIME de ladroagem, gatunagem, assalto aos cofres públicos e ainda temos de ver essas comparações imbecis, com o intúito de minimizar o crime do cachaceiro.
    Essa comparação é um desrespeito total à memória do grande Nelson Mandela (homem digno, integro, honesto), que nesse momento deve estar se revirando no túmulo face a injustiça que se comete contra ele.
    Por favor, não usem o nome de Mandela em vão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *