Processo de cassação da chapa Dilma-Temer já pode ser julgado pelo TSE

Resultado de imagem para cassação de temer charges

Charge do Miguel (Jornal do Comércio/PE)

Deu em O Globo

O ministro Herman Benjamin liberou nesta segunda-feira para a pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o processo de cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer. Agora, caberá ao presidente da corte, ministro Gilmar Mendes, marcar o dia do julgamento. Gilmar está em uma viagem à Rússia para participar de uma conferência sobre gestão eleitoral e volta ao Brasil na quinta-feira, quando deve agendar uma data. O mais provável é que seja no início de junho.

Inicialmente, a expectativa do início do julgamento era ainda em maio. O atraso será importante para os ministros Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira, que tomaram posse no TSE recentemente e precisarão de mais tempo para estudar melhor o processo – que já soma 29 volumes, com várias provas anexadas e depoimentos de mais de 50 testemunhas. O voto do relator deve ser pela condenação da chapa. No entanto, cresce entre os demais ministros a preocupação de costurar uma solução pela absolvição de Temer, para que a crise política e econômica não tome proporções grandiosas no país.

ACUSAÇÕES – No processo, o PSDB acusou a chapa PT/PMDB de ter cometido abuso do poder econômico e político na campanha. De acordo com os autores da ação, houve “desvio de finalidade de pronunciamentos oficiais em cadeia nacional, eminentemente utilizados para a exclusiva promoção pessoal da futura candidata”.

Os tucanos também afirmam que houve veiculação de ampla propaganda institucional em período vedado; uso do Palácio do Planalto para atividades de campanha; uso de gráficas de fachada; uso indevido dos Correios na campanha; despesas de campanha acima do limite legal; financiamento irregular; além de falta de comprovantes idôneos para algumas despesas.

Depois que o processo foi instaurado, outros elementos foram incluídos. Houve inclusive o compartilhamento de provas da Operação Lava-Jato por parte do juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações em Curitiba.

CAIXA DOIS – Os documentos atestam que boa parte das doações eleitorais registradas corresponde à propina acertada no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. Há também denúncias de que o marqueteiro João Santana recebeu dinheiro de empreiteiras da Lava-Jato por serviços prestados à campanha eleitoral petista.

O vice-procurador-geral Eleitoral Nicolao Dino voltou a pedir a cassação da chapa Dilma-Temer em parecer apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sexta-feira. Caso seja aprovado, o pedido do vice-procurador-geral eleitoral resultaria no afastamento do presidente Michel Temer do cargo. A ex-presidente Dilma Rousseff, que já teve o mandato cassado em processo de impeachment no Senado, se tornaria inelegível por oito anos.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
As provas são abundantes. O relator Herman Benjamin, firme e destemido, vai pedir a cassação e lutar com todo empenho. Já deu declarações de que o TSE não pode se furtar (a palavra é esta) ao cumprimento das leis. Mas não vai adiantar nada. Está tudo dominado e o cheio de pizza à libanesa do chef Gilmar Mendes já invade o imponente palácio de vidro fumê da Justiça Eleitoral. Um dos novos ministros, o advogado Admar Gonzaga, fez questão de anunciar que “todo juiz tem responsabilidade política”. Ou seja, já disse a que veio, como se falava antigamente. Temer vai governar até 2018. (C.N.)

7 thoughts on “Processo de cassação da chapa Dilma-Temer já pode ser julgado pelo TSE

  1. Já foi marcada a data.

    Dia 06/06.

    O tribunalzinho minúsculo vai se apequenar de novo sob o comando do tenebroso Gilmar Mendes.

    Vergonha !

  2. TSE prepara pirueta para cassar Dilma e absolver Temer. A decisão final articulada no TSE deverá condenar Dilma à inelegibilidade, mas absolver Temer. O raciocínio: se Temer não merece ficar inelegível, por que mereceria perder a presidência? E aí é que entra a pirueta, que inclui dar uma volta na cassação da chapa. Uma pirueta e tanto, mas nada impossível para Gilmar Mendes, principal articulador da solução. Por Helena Chagas. https://goo.gl/UrW7UP

    Quem estava embirrado com Gilmar por “soltar” Dirceu vai poder agora respirar aliviado ao saber que Gilmar esta “do lado certo da justiça”.

  3. Werneck,

    Coincidência ou não esta data, 6 de junho, é a mais importante da Segunda Guerra Mundial, o Dia D, o desembarque na Normandia!

    O maior movimento de tropas, aviões, paraquedistas, blindados, armas e munições da história, dava início à derrota alemã na Europa Central, enquanto os russos empurravam os nazistas de volta para sua terra na parte Norte do continente.

    Dilma e Temer, a dupla do mal, da incompetência, da corrupção e desonestidade, da cumplicidade de ladrões e assassinos pelas verbas roubadas do povo e do erário, finalmente serão derrotados?!

    Também coincidentemente, antes do Desembarque, os aliados enganaram os nazistas fabricando centenas de aviões e tanques de papelão, dando a entender que desembarcariam na parte mais estreita da Canal da Mancha, e conduzindo o poderio alemão no Atlântico para que se concentrasse longe de onde Eisenhawer determinara com outros generais o local apropriado!

    Por acaso este julgamento será verdadeiro ou uma grande pantomima, tão falso quanto o armamento de mentira fabricado pelos aliados para enganar os alemães?!

    Haverá cartas marcadas ou o jogo será com baralho novo?!

    O nosso 6 de junho entrará para a História como importante ou será uma data a ser instituída como O Dia da Piada?!

    Um abraço, forte e amistoso.
    Saúde e paz!

  4. LE MONDE FALTOU COM A VERDADE EM PELO MENOS 70%, ao dizer que na política do Brasil “existe um espaço deserto que apenas Lula consegue ocupar”. Menos de meia verdade, menos de meio copo d’água. A verdade completa é que existe um buraco enorme, na verdade quase um buraco negro, na política do Brasil que os pé de bode Lula-Temer são pequenos demais para ocupá-lo, sendo claro como a luz do sol do meio dia que só a Revolução Pacífica do Leão ( a RPL-PNBC-DD-ME), tem cacife para preencher em 100%, completa e perfeitamente, o vácuo político gigantesco que ai está há décadas. E só os cegos, surdos, mudos, ignorantes, avestruzes e mau-intencionados, que operam na má-fé, não conseguem enxergar a verdade da RPL como Ela realmente é, com o condão de resolver o Brasil no atacado para resolvê-lo no varejo, inclusive as situações criminais de Lula, Temer e a camarilha completa dos me$mo$, desde que se rendam já, aqui e agora, via congresso nacional, ao Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação (RPL-PNBC-DD-ME), o novo caminho para o novo Brasil de verdade, o pulo de Leão do Brasil adiante dos EUA, dos Tigres Asiáticos e da própria Europa-mãe, porque evoluir é preciso. Xô dinossauro$, você$ já complicaram demais a vida do Brasil e do povo brasileiro. Aliás, sob Temer e camarilha, o ano do Brasil não foi só horrível, foi, isto sim, terrível, catastrófico, genocida, no qual só os banqueiros, os rentistas, agiotas, políticos e empresários bandidos e afins se deram bem. http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/295809/Le-Monde-Brasil-completa–um-‘ano-horrível’-de-Temer-no-po

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *