
Cunha alega estar sendo perseguido por Janot
Eduardo Militão
Correio Braziliense
Com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), dois procuradores da República, dois peritos de informática do órgão e um oficial de Justiça foram buscar registros eletrônicos que ligam o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao escândalo da Petrobras.
A ordem foi dada pelo ministro relator da Lava-Jato, Teori Zavaski, mas não tem o nome técnico de busca e apreensão e nem contou com a participação da Polícia Federal. O pedido foi feito pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot em procedimento em separado pelo Ministério Público e corre em sigilo.
Os cinco foram ao departamento de informática da Câmara no final da tarde de segunda-feira e só saíram de lá na madrugada de terça-feira. A ação foi suspensa na madrugada e retomada na tarde de terça-feira.
SEM POLÍCIA FEDERAL
Na ação, os procuradores, os peritos e o oficial de Justiça não usaram de força policial. Mas, com a ordem de Teori em mãos, informaram que os registros do departamento de informática tinham que ser fornecidos obrigatoriamente.
De acordo com o doleiro Alberto Youssef, Eduardo Cunha pressionou a empresa Mitsui para pagar propina destinada a ele do esquema de desvios da Petrobras. O delator da Lava-Jato diz que, para isso, o deputado convocou representantes da empresa para depor na Câmara.
O requerimento foi protocolado pela então deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) em 2011. No entanto, os registros eletrônicos do documento mostram que ele foi produzido dentro do gabinete de Cunha.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A cobertura da imprensa está facciosa. Nenhum dos grandes jornais (Globo, Folha, Estadão e Correio) publicam o argumento de defesa de Cunha, de que o registro em seu computador foi feito um mês depois da apresentação do requerimento por Solange Almeida. Não tenho a menor simpatia por Cunha, é claro que pode ser culpado, é evidente que não se trata de nenhum anjinho imaculado, mas também é óbvio que está sofrendo um massacre, com participação da Procuradoria e apoio da grande imprensa. Vamos ficar de olho nisso. Se for culpado, vai levar pancada aqui todo dia. Se for inocente, o culpado será Janot, que não pode extrapolar em suas funções. (C.N.)
Não sou contra todo este aparato para investigar o Eduardo Cunha, mas
porque não fazer o mesmo com a Presidente Dilma e o Lula? Muito estranho,
não é.
A maior pedra no sapato do PT hoje, chama-se Eduardo Cunha. Janot foi nomeado pela atual quadrilha – leia-se PT – e se ele não fizer o que lhe mandam, será trocado.
Não sei como o Collor caiu. Deve ter sido por afrontar o Congresso todo e não apenas alguns, pois malfeitos por malfeitos, o PT o superou em larga margem.
Nao morro de amores pelo Cunha , mas o caso do ex policial ‘Careca’ deixou clara a aprontacao. Talvez para criarem uma moeda de troca para a CPI do BNDES , que apavora os marginais do governo e varios da base aliada.
Sr. Fuchs. Collor caiu porque, ao contrário de Lulla e Dillma, não aceitou sentar no colo dos banqueiros, que deitam e rolam desde 2003, obtendo, ano após ano, recordes de lucro….