Procuradoria pede que TCU apure a negociação entre a Embraer e a Boeing

Resultado de imagem para boeing e embraerMatheus Leitão
G1 Brasília

O Ministério Público Federal em São Paulo cobrou informações sobre a negociação para transferência do controle acionário da Embraer para a Boeing e pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) instaure processo de controle externo para analisar a operação.

As providências foram tomadas em um procedimento preparatório aberto no dia 6 de março deste ano pelo MPF-SP. O caso teve início após representações formuladas pelos deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS) e Nelson Pelegrino (PT-BA). Segundo os petistas, a venda da Embraer seria ilegal e lesiva aos interesses nacionais.

MEMORANDO – Nesta quinta-feira (5), as empresas divulgaram um memorando de entendimento para um acordo que cria uma terceira empresa para a qual vão os ativos mais lucrativos para Embraer, os da aviação comercial. Nesta terceira empresa, a atual Embraer terá 20% e receberá US$ 3,8 bilhões. O negócio terá que ser aprovado pelo governo.

Segundo o Ministério Público Federal, contudo, a Embraer forneceu informações incompletas, por exemplo, dentro do procedimento preparatório.

Com isso, o MPF reforçou, em requerimento datado desta quinta-feira (5), um pedido para que a empresa apresente o termo de acordo e um relatório circunstanciado da operação em curso com a Boeing.

INFORMAÇÕES – No curso da tramitação do procedimento, o procurador da República Luiz Costa, responsável pelo caso, requereu informações à Embraer, Presidência da República, Ministério da Defesa e ao Tribunal de Contas da União (TCU).

O Ministério da Defesa alegou, em resposta enviada no mês passado, que não era possível afirmar que o negócio seria lesivo à soberania nacional, uma vez que a venda não estava fechada. Já o TCU respondeu, primeiramente, que não possui procedimento de acompanhamento do caso ou de controle externo.

COOPERAÇÃO – Diante da notícia de que o TCU foi consultado pelo Ministério da Fazenda sobre se o Executivo poderia abrir mão do Golden Share (ação que dá ao governo poder de veto em algumas decisões) sem consultar o Legislativo, o MPF também já requereu nesta sexta-feira (6) acesso à decisão proferida no mencionado questionamento realizado pela União.

No mesmo ofício, o MPF pediu a cooperação entre os dois órgãos para que o TCU instaure o processo de controle externo para analisar a operação de venda e transferência do controle acionário da Embraer para a Boeing.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Como dizia o Barão de Itararé, há algo no ar além dos aviões de carreira… (C.N.)

13 thoughts on “Procuradoria pede que TCU apure a negociação entre a Embraer e a Boeing

  1. PARA QUE GUERRA?

    Em dois anos de golpe e quatro de Lava Jato, foram destruídos ou estão em processo de desnacionalização os setores nacionais de construção civil, estaleiros, carne e derivados, energia elétrica, petróleo e, agora, de aviação.

    Quem precisa de invasão da OTAN?.

    Maringoni Gilberto

    https://goo.gl/edFtvo

    • PARA QUE GUERRA?

      Em treze anos de DESgoverno petralha, foram destruídos o comércio, a indústria, as estatais, a educação, a segurança pública, os fundos de pensão, os ministérios, é TODO O ESTADO BRASILEIRO.

      PT ROUBOU TUDO.
      PT É ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA.

      Quem precisa de invasão da OTAN???????

      CADÊ RETRO ALEX CARDOSO E TODA A PETESADA.

  2. A Boeing não é estadunidense? Pura perda de tempo. Isso só vai desqualificar ainda mais o MPF e o TCU.
    Quem lembra da licitação para operar o SIVAM? A norteamericana, Raytheon Company “venceu” a parada; desbancando a sua concorrente francesa, embora esta tenha apresentado preço mais baixo. Alguém já ouviu falar do multimilionário e ex-senador Gilberto Miranda? Pois é, Ecc Homo!
    A próximo patrimônio a ser alienado aos Estados Unidos é o Centro de Lançamento de Alcântara – CLA. O mais ameaçador é o fato de os ianques só quererem abocanhar setores estratégicos. Será se estão mal-intencionados? Por que não arrendam os serviços de coletas de lixo das pequenas cidades?

    • Alcântara? Em 25 anos aquilo ali só serviu de sorvedouro de dinheiro público. Se is ‘yanques’ passarem por lá, pelo menos vão administrar e fazer aquilo funcionar.

      A turma lá é tão imbecil que quando o foguete VLS explodiu, matando 21 pessoas em 22 de agosto de 2003, sabe-se hoje que algum energúmeno usava celular no local proibido. Como abastecer seu carro sem desligar o celular ou o carro.

  3. O criador da EMBRAER , Cel Ozires Silva já disse que a associação com a Boeing é benéfica para a empresa, além de ser necessária.

    Contudo, estamos no Brasil e aqui vale convicções e não a realidade dos fatos

    • Totalmente benéfica por uma razão simplíssima: a Bomberdier, principal concorrente, associou-se à AirBus.
      Diante disso, como a Embraer sobreviveria?

    • Olha que beleza de comentário: o Mário está, a meu sentir, dizendo que ufanismo e outras porcarias nacionais é realmente um atraso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *