Procuradoria pode pedir uma medida cautelar que evite a candidatura de Lula

Resultado de imagem para lula candidato charges

Charge do Simanca (Arquivo Google)

 


Mônica Bergamo

Folha

Segue em estudo na Procuradoria-Geral da República uma iniciativa que possa evitar preventivamente a candidatura de Lula à Presidência da República. A ideia é de que o próprio MPF (Ministério Público Federal) peça uma medida cautelar à Justiça afirmando que réu condenado, como Lula, não pode se inscrever como candidato nas eleições presidenciais.

A primeira investida, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fracassou. A corte decidiu não analisar consulta ao tribunal feita por um deputado do DEM.

EMISSÁRIOS – O presidente Michel Temer enviou emissários para conversar com magistrados do STF (Supremo Tribunal Federal). Eles prospectam o clima no Judiciário em relação à possibilidade da apresentação de uma nova denúncia contra o presidente.

Há um temor real no governo de que a procuradora-geral, Raquel Dodge, apresente denúncia contra Temer. A ideia é convencer magistrados de que ele está quase no fim de sua gestão — e que o melhor seria evitar qualquer iniciativa mais drástica que poderia resultar na antecipação do fim de seu mandato.

Há magistrados que imaginam que a própria Dodge não apresentará a denúncia. Mas, caso ocorra o contrário, a margem de manobra seria pequena: o STF teria que enviá-la para a Câmara dos Deputados, que decide se ação contra o presidente da República pode prosseguir.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
É da maior importância esta informação de Mônica Bergamo. Como o TSE já refugou, agora é conveniente que a Procuradoria apresente ao Supremo (ou ao próprio TSE) a cautelar para resolver antecipadamente a crise que o PT pretende abrir em plena eleição presidencial. Como se dizia antigamente, é sempre melhor prevenir do que remediar. (C.N.)

8 thoughts on “Procuradoria pode pedir uma medida cautelar que evite a candidatura de Lula

  1. Nosso pais está se tornando uma Merduela. Onde já se viu um prisioneiro chefe de quadrilha e condenado por corrupção insistir em ser candidato a presidente da República. Onde já se viu um juiz de corte suprema ter o comportamento moleque do Gilmar Mendes. É, Merduela é o nome apropriado para a nossa republiqueta.

  2. Existe uma figura no Direito, cujo nome técnico eu não lembro, que preconiza, ao par do texto legal, o princípio do bom senso nas decisões.

    Acho que se aplica em ambos os casos, pelo potencial tumulto no processo político que podem causar. Tanto uma nova denúncia contra Temer, que deixaria o país acéfalo a poucos meses de uma eleição, quanto o eventual registro da candidatura do Lula, a ser cassado logo adiante.

  3. Imagem circulando pela rede:

    “BEM VINDO AO BRASIL
    Aqui travesti joga volei feminino,
    Cantora do ano é homem,
    Criança alisando velho pelado é arte,
    Sem teto paga aluguel,
    Quem mata a familia ganha indulto no dia dos pais,
    e last but not least
    Presidiário entra em pesquisa eleitoral.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *