Professor Stans Murad apela para que Helio Fernandes possa relançar a Tribuna da Imprensa

Carlos Newton

Em mensagem enviada ao blog da Tribuna na Internet, o professor Stans Murad Netto, um dos mais importantes cardiologistas brasileiros, veio a público fazer um apelo para que seja garantido a Helio Fernandes o direito de relançar o jornal Tribuna da Imprensa, que desde 2008 está fechado, em função da demora no processo de indenização movido contra a União, por dez anos de implacável censura prévia imposta pelo regime militar entre 1968 e 1978.

O processo tramita há 32 anos e sua conclusão depende da publicação do acórdão do julgamento recentemente realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Helio na Tribuna, destruída por um atentado a bomba

###
ANTES QUE SEJA TARDE
Prof. Stans Murad Netto – MD, FACC

É conhecida e vivenciada por nós médicos a importância do stress no agravamento e nas manifestações das doenças cardíacas.

Escrevo na tentativa de proteger e mesmo salvar a vida de um ser humano vitima de enfermidade cardiovascular que tem-se agravado depois de 30 anos de inúmeras internações de emergência e de um recente período de sofrimentos inimagináveis, com as doenças e mortes dos filhos Rodolfo Fernandes e Helio Fernandes Filho e de seu irmão Millôr Fernandes. Refiro-me ao jornalista Helio Fernandes.

A doença grave é pior que a prisão, porque não somente priva o homem de sua liberdade, mas também impõe-lhe a dor e o sofrimento e, às vezes, a incerteza e o risco em relação à vida.

Há menos de um mês, Helio Fernandes, 92 anos, sentiu-se mal novamente em consequência do problema cardíaco. Tomei conhecimento de que seu plano de saúde não lhe permitia atendimento no hospital onde sempre foi atendido.

A Tribuna da Imprensa, de sua propriedade, foi destruída há mais de 30 anos, e um moroso processo de indenização tramita na justiça, impedindo-o de trabalhar.

Apelo à sensibilidade brasileira para que salvemos a vida de Helio Fernandes. Que lhe devolvam a liberdade de usar seu objeto de trabalho, antes que seja tarde, para afastar de nosso povo a terrível imagem da pacífica aceitação de penas de não proteção a vida de um de seus mais notáveis profissionais.

###

Em anexo, o Professor Stans Murad Netto enviou doisimportantes trabalhos científicos sobre doenças cardíacas, publicados na revista (JACC) da Sociedade Americana de Cardiologia (ACC).

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *