Programa Pronatec é mesmo um farsa, não há dúvida

Professores denunciam que Pronatec é uma enganação

Jorge Miguel

Realmente, o artigo de Esmeraldo Lopes aqui na Tribuna mostra como funciona o Pronatec, que em 2014 estendeu suas aulas a instituições privadas de ensino, que recrutaram professores para poderem aderir ao programa. Enviei currículo a uma conhecida instituição do Rio de Janeiro e fui admitido no curso de Logística. Cheguei a ministrar aulas nas duas primeiras semanas do curso, mas, por não me sentir motivado a prosseguir, solicitei meu desligamento.

Gostaria de acrescentar, a título de esclarecimento, que o valor da hora/aula, naquela época, era de R$ 25,00. Não posso confirmar o exato valor, pois não fiz questão de receber pelas aulas ministradas, uma vez que iniciei as atividades sem que a formalização de minha contratação fosse concluída.

Ratificando os aspectos negativos abordados no artigo, acrescento que as aulas foram iniciadas sem que a ementa da disciplina estivesse pronta, bem como a apostila que seria a base bibliográfica para o curso, ou seja, pelo menos nas duas primeiras semanas de aulas, abordei assuntos considerados importantes de acordo com minha experiência de docente em cursos similares.

SEM RESULTADOS

A turma para a qual fui designado era composta por 50 alunos, com idade de 18 a 60 anos, uns com alguma experiência na área, outros que nunca tinham ouvido falar sobre logística, uns que haviam terminado o ensino médio recentemente, outros que não frequentavam uma sala de aula há muito tempo, enfim, uma diversidade de situações que muito dificultavam ministrar uma aula que não fosse enfadonha para uns e incompreensível para outros.

Não resta dúvida de que é melhor que essas pessoas estejam em sala de aula do que vagando pelas ruas, mas realmente não é crível que sairão do curso aptos para exercerem atividades profissionais afetas.

Esta é a “Pátria Educadora”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGComo se vê, o governo manipula as estatísticas educacionais. Distribuindo bolsas em dinheiro e oferecendo falsos cursos “técnicos”, transformou o Pronatec numa máquina de manipular eleitores. É lamentável. (C.N.)

6 thoughts on “Programa Pronatec é mesmo um farsa, não há dúvida

  1. Tem até curso para pentear macaco, que tem o pomposo nome de ” Técnico em higiene e estética animal. Tem também de carregador de malas em hotel e de “técnico Funerário’ os conhecidos papa defuntos…

  2. Se fosse apenas o Pronatec… Tudo isso que está aí é uma farsa. É um faz de conta sem fim. Plagiando o Vampeta: fazem de conta que realizam, e nós fazemos de conta que é verdade.

  3. O que é uma farsa é a educação Pública na Bahia, na cidade de Feira de Santana, a patota do PT, pois os donos do poder são desse maldito partido estão desmontando sistematicamente as escolas. No colégio Gastão Guimarães, antigo colégio da cidade por onde passaram pessoas ilustres da região, que funciona no centro da cidade e possuía dentro dos seus muros mais uma escola com dois pavimentos e no passado funcionava como anexo, foi fechado como escola e hoje é uma estrovenga de apoio pedagógico, o próprio Gastão Guimarães teve seu turno noturno encerrado ainda em 2012, o colégio Estadual de Feira, que no passado funcionava com turmas de fundamental e ensino médio e foi onde conclui o ensino médio, na década de 1980 com cursos técnicos de Desenho e construção civil no qual conclui meu nível médio, vindo a frequentar em seguida uma graduação na UFBA e outra na UEFS, esse colégio chegou ao fundo do posso com o lixo da sociedade como alunos, não é necessário dizer que de boca de fumo a motel funcionavam nas suas dependências, agora a Diretora da DIREC II fez instalar um desses PRONATEC, em conversa com alguns alunos fiquei sabendo se tratar de mais um engodo.
    O colégio Gastão se transformou num centro de qualquer coisa, que na verdade não se faz nada por lá, apenas a velha e boa embromação. Nesse meio tempo milhares de jovens carentes estão sem conseguir concluir o nível médio, as evasões são imensas e a Secretaria de Educação nunca investigou ou mesmo tentou resgatar esses alunos, mas culpa os professores, tudo de ruim que acontecer sempre é culpa dos professores.
    A corrupção de diretores segue a todo vapor com a estrita conivência dessas lambe-botas de chefes políticos postas sem competência alguma nas DIRECS, apenas como Pau mandado, apenas para irem, literalmente empurrando com a barriga essa farsa que é a educação da “Pátria Educadora”, no final, esse povo pobre e sem perspectiva de futuro deveriam agradecer por estarem sonhando, atolados na lama da estupidez a esses autênticos “filhos da Pátria” educadora.

  4. Triste. Procurei ano passado, por curiosidade, em diversas, DIVERSAS, D-I-V-E-R-S-A-S cidades algum curso interessante. Não só não achei nenhum interessante na minha área, como não achei nenhum disponível. NADA. NENHUNZINHO.

    Agora descobri que tinha em 2014 curso técnico de Enfermagem pelo Senac de uma cidade vizinha, gratuito e fui me informar pra poder ajudar uma amiga, mais velha, cuidadora de idosos, que não teria condições de pagar pelo curso. A resposta? Não, não disponibilizamos mais a gratuidade através do Pronatec. Favor, se informar no site do programa para verificar outras instituições que oferecem o curso sem custo.

    Desnecessário dizer que não tem em nenhuma outra.

    Não sei se é mais triste isso ou ter quem apoie essa cambada de bandidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *