Projeto atribuído ao filho 04 de Bolsonaro leva 4,6 milhões da Secretaria de Cultura

Jair Renan: as permutas de ternos, a carreira de influencer e o reality show do filho 04

Jair Renan imitou o filho de Lula e também virou fenômeno

Ricardo Chapola
IstoÉ

As iniciativas da área de cultura do governo Bolsonaro são escassas, mas já renderam pelo menos um thriller recheado de mistério. Trata-se da Casinha Games, nome de um suposto projeto que vai receber R$ 4,6 milhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC). A transferência desse valor foi publicada na edição do dia 9 de setembro do Diário Oficial da União (DOU) e autorizada pela Secretaria Especial de Cultura, chefiada por Mario Frias e ligada ao Ministério do Turismo, do sanfoneiro Gilson Machado.

O valor é espantoso, praticamente igual a tudo o que esse fundo executou de seu orçamento no ano passado. A responsável pela execução do projeto é a Secretaria de Fomento, comandada pelo PM André Porciuncula, um bolsonarista de carteirinha. Como é comum, a publicação desrespeita as normas de transparência. No texto, não há nenhuma informação adicional sobre a tal Casinha Games.

SIGILO ABSOLUTO – A reportagem buscou referências sobre o tal projeto. No Portal da Transparência, não há qualquer tipo de informação, como, por exemplo, a pessoa ou empresa responsável por essa iniciativa. Vários empresários do segmento de games ouvidos por IstoÉ admitiram total desconhecimento sobre a proposta.

“Nunca ouvimos falar de Casinha Games. Não fazemos a mínima ideia do que isso seja”, afirmou Eliana Russi, gerente executiva da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames). Não existe ainda qualquer tipo de registro de empresas com esse nome em lugar algum do Brasil, assim como um CNPJ, ou sequer um endereço.

COISA DO FILHO 04 –  O assunto “games”, no entanto, é algo muito caro ao filho 04 do presidente, Jair Renan, dono da Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, localizada nas galerias do estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Renan tem usado a condição de filho do mandatário para ter acesso livre pela Esplanada dos Ministérios. Tanto que, em agosto do ano passado, ele conseguiu realizar uma reunião com Frias exatamente para tratar de jogos eletrônicos. Jair Renan é, inclusive, investigado pela Polícia Federal pela suspeita de praticar tráfico de influência. O secretário fez questão de publicar uma foto desse encontro em suas redes sociais: “Reunião com Jair

SEM JUSTIFICATIVAS – Desde que a informação sobre a Casinha Games foi publicada no Diário Oficial da União, Frias não deu nenhuma explicação consistente sobre o projeto.

Em entrevista a um jornalista bolsonariano, recentemente, o secretário chegou a ser perguntado sobre o tema e apresentou uma série de argumentos sem fundamento. Afirmou que se trata de uma iniciativa da própria Secretaria, baseada na “capacitação técnica e profissionalizante de jovens de baixa renda”.

“O projeto da Casinha Games nada mais é do que a vontade que a gente tem, porque ele ainda é um projeto, essa destinação de 4,6 milhões é algo que está previsto no nosso orçamento, como temos outros diversos projetos nesse mesmo orçamento”, afirmou Frias, sem dar, mais uma vez, detalhes de como ou quem vai desenvolver essa iniciativa. Questionada por IstoÉ sobre isso, a pasta não se manifestou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGSe o filhos de Lula (Lulinha e Luís Cláudio) puderam virar fenômenos empresariais, porque Jair Renan também não poderia? Afinal, como diz Matheus na Bíblia, o Sol nasce para todos, embora Jair Renan nem seja terrivelmente evangélico. (C.N.)

12 thoughts on “Projeto atribuído ao filho 04 de Bolsonaro leva 4,6 milhões da Secretaria de Cultura

  1. Só não entendi o que os filhos de Lula tem a ver com essa aí.

    Eles receberam dinheiro do orçamento público (???)

    Tem que explicar melhor (quem faz qualquer referência). Sem qualquer comparação forçada de casos que, de alguma forma, estão em situações que não são idênticas…

    • Salvo engano, filhos do Lula obtiveram empréstimo do BNDES. Ora. Nesta situação o valor emprestado é devolvido com juros baixíssimos e longo prazo. Essa é a vantagem. Já se confirmada a situação do filho 04 do Genocida, temos verba de um fundo público, previsto no orçamento público, obtido sem devolução…

  2. É incrível como as pessoas menos patrióticas que existem, os bolsonaristas, se arvoram patriotas. Eles lambem as botas dos EUA, ostentam bandeiras de outros países, são entreguistas e destruidores do patrimônio ambiental, energético e tecnológico, e ainda dizem que são patriotas.

  3. Escroque!

    (…) ###
    NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Se o filhos de Lula (Lulinha e Luís Cláudio) puderam virar fenômenos empresariais, porque Jair Renan também não poderia? Afinal, como diz Matheus na Bíblia, o Sol nasce para todos, embora Jair Renan nem seja terrivelmente evangélico. (C.N.) (..)

    Que maneira de terminar uma carreira de pseudo jornalista, hiem CN?

    Misturar os filhos de #Lulapresidente2022 com essa corja que você mesmo ajudou a colocar no pode…

    Poderia fazer uma autocritica, mas não, prefere afundar uma carreira de forma medíocre.

    Apresente as provas (reais) contra contra os filhos do Vir Magnus Lula da Silva.

    Que vexame!

    Comparar e tornar semelhante esses casos é demonstrar uma incompetência jornalista do tamanho do oceano pacífico, se não for má fé mesmo…

  4. A caterva e seus seguidores, não aceitam as quatro vitórias de Lula, fora a quinta q impediram. Sair do governo com 87 por cento de aprovação… Duro de aguentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *