Em clima de desânimo total, PT acha que novas pesquisas já trarão Aécio em primeiro

Carlos Newton

Reportagem de Natuza Nery e Andréia Sadi, na Folha de São Paulo, revela o tamanho do estrago que a arrancada de Aécio Neves está fazendo na campanha de Dilma Rousseff. Membros do comitê da presidente da República já preveem que o candidato do PSDB ultrapassará a concorrente petista logo nas primeiras pesquisas do segundo turno, que serão divulgadas esta semana.

É sabido que o resultado das eleições trouxe um clima de baixo astral à campanha de Dilma, porque o partido também perdeu força no Congresso e na Assembleia de São Paulo. Da atual bancada de 24 deputados estaduais, somente 14 petistas foram eleitos. Na Câmara Federal, a bancada paulista do PT passará dos atuais 15 para 10 integrantes. No Senado, Eduardo Suplicy perdeu a vaga, e o candidato a governador Alexandre Padilha teve desempenho vergonhoso.

PT PREFERIA AÉCIO

Na véspera da eleição, a candidata Maria Silva (PSB) dizia que no segundo turno o PT preferia enfrentar Aécio Neves, e por isso ela sofreu todo tipo de ataques de Dilma Rousseff e dos petistas em geral. Realmente, este era o cenário. Segundo Natuza Nery e Andréia Sadi, até domingo os petistas enxergavam o PSDB como um “freguês” e não previam que o candidato tucano pudesse ameaçar a reeleição da presidente da República. Achavam que ele passaria ao segundo turno com no máximo 26 por cento dos votos e não se preocupavam, preferindo desconstruir a imagem de Marina Silva.

Agora, na campanha de Dilma, a realidade é outra. A reportagem da Folha mostra que integrantes do comitê da presidente Dilma Rousseff já estão se preparando psicologicamente para um empate ou ultrapassagem do tucano nas primeiras pesquisas de intenção de voto do segundo turno.

As comparações entre a campanha do segundo turno em 2010 e a situação de agora também são desfavoráveis. O grau de dificuldade de Dilma para vencer Aécio é muito superior ao da eleição contra José Serra. A situação é muito mais adversa, e o tucano deve herdar a maioria dos votos de Marina Silva, complicando tudo.

Traduzindo: vai ser um segundo turno sensacional.

22 thoughts on “Em clima de desânimo total, PT acha que novas pesquisas já trarão Aécio em primeiro

  1. AÉCIO TEM QUE FAZER UM TRABALHO FORTE EM MG E RJ! SE ELE VENCER NESSES 2 ESTADOS E MELHORAR AS POSIÇÕES QUE CONQUISTOU EM SP, NO ESTADOS DO SUL, MAIS GO, MS E MT VAI GANHAR ESSA PARADA. ALÉM DISSO PODE GANHAR MUITOS VOTOS EM PE QUE VOTOU MAJORITARIAMENTE EM MARINA.
    VAI FUNDO AÉCIO! VAMOS ESCORRAÇAR ESSA QUADRILHA DE PETRALHAS DO PODER!!

  2. Aécio tem que convencer ao pessoal do bolsa família que terão aumento com ele na presidência.
    Convencido, pelo menos metade, a eleição tá ganha.

    Um trunfo que Aécio pode ter nas mãos é propor Joaquim Barbosa como ministro da justiça. Em, ele aceitando, adeus quadrilha do PT.

  3. Vicente, o que a Dilma está enfrentando não é a imprensa seja ela de que tipo for. Dilma enfrenta agora todas as falcatruas e mal-feitos que ela e seus companheiros fizeram durante os últimos doze anos. Ou tu pensas que todo o brasileiro é analfabeto funcional e pensa pela cabeça dos outros? Por mais que o PT tenha relegado a educação ao segundo plano muitos brasileiros continuam estudando e o que é importante aprendendo a julgar e a conhecer as pessoas. E todos nós sabemos quem são os bandidos.

  4. Mauro Júlio, você está certo, esse é o caminho. O PT tem mais votos nos Estados mais pobres,
    onde há menos cultura e o conhecimento que tem de política é através da propaganda oficial,
    além da Bolsa Família, que é a maior compra de votos da história do país, pelo fato de não criar
    mecanismos para incluir os bolsistas na sociedade.
    Essa é a razão da Dilma ter boa votação na região Norte e nordeste.

  5. Bom comentário do Moderador, dando conta dos trololós que começam a rolar um dia após a façanha do senhor Aécio, sem dúvida o melhor candidato, garantindo a disputa no segundo turno com a presidente.
    Igualmente, os comentários dos leitores até agora, não percebendo em nenhum deles textos exaltados, malcriados e nem gozadores, todos vivendo o espírito democrático que deverá prevalecer, na minha opinião, nos dias que se seguem, e que prometem bastante emoções.
    Concordo integralmente com o Moderador… vai ser um segundo turno sensacional.

  6. FIM DA CREDIBILIDADE NOS INSTITUTOS DE PESQUISA TANGE-BURROS!

    Essa qualquer cata-cego deve ter percebido! Temendo disputar o segundo turno com o Aécio-PSDB, que representa a verdadeira pedreira ao PT e sucia, os PEITEIROS pagaram Institutos de pesquisa para tentar polarizar, junto ao eleitorado, um duelo final entre Dilma e Marina. Mas só que a manobra não pegou. O PT terá que engolir o Aécio mesmo. Se é que a faixa populacional, com renda até dois salários mínimos, forma o substrato eleitoral da Dilma, há de se convir que entre essa comunidade pobretona e a candidata petista, esteja existindo uma barganha incestuosa: Dilma doa o dinheiro do trabalhador aos inúteis do Bolsa Família, em contrapartida; a galera esmolada fecha os olhos para as roubalheiras dos petistas.
    O Maranhão, foi estado onde o Ibop tramou a sujeira mais sórdida: na última pesquisa eleitoral, o Instituto elevou Lobão Filho para bem próximo do Flávio Dino. Resultado: Dino teve o dobro percentual da votação do Lobão!

  7. O irmão do Campos já declarou apoio ao Aécio.
    SÃO PAULO (Reuters) – Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto quando fazia campanha como candidato do PSB à Presidência, declarou nesta segunda-feira apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno da eleição presidencial.

    O irmão de Campos fez questão de dizer que sua decisão era em caráter pessoal. O PSB reúne sua Executiva Nacional na quarta-feira em Brasília para tomar uma posição sobre o segundo turno, que ocorre dia 26 entre Aécio e a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

    “O meu voto no segundo turno é em Aécio Neves. Ressalto que tal declaração é em meu nome pessoal. Acho salutar uma mudança, nesse momento, para o Brasil”, escreveu ele em sua conta no Facebook.

    Antônio Campos foi o primeiro integrante do PSB a manifestar apoio à candidatura à Presidência de Marina Silva, então vice de seu irmão, após a morte do candidato socialista.

    Marina ficou com a terceira colocação no primeiro turno da disputa presidencial com 21,32 por cento dos votos válidos.

    Outras figuras ligadas à Marina, como o deputado federal Alfredo Sirkis (PSB-SP) e o economista Eduardo Giannetti da Fonseca também já manifestaram apoio a Aécio no segundo turno.

  8. O PT sempre teve comportamento de TARTUFO. É o Partido dos Tartufos.

    Assim, se os petralhas afirmavam que preferiam enfrentar o Aécio no segundo turno, deveríamos entender isso era um despiste: sempre preferiram a Marina, que poderiam destruir com mais facilidade (como foi feito nesse primeiro turno).

  9. Meu caro CN, como diria o jornalista Helio Fernandes, não acredite em “menas verdades”:
    Essa campanha da classe média metida a honesta mas q sonega impostos, suborna o guarda da esquina e é louca por uma boquinha contra a corrupção no governo não é séria porque não se discute corrupção com seriedade sem trazer à mesa o financiamento público das campanhas eleitorais. É o financiamento privado das campanhas o pai e a mãe de toda a corrupção. Certamente não foi o PT q inventou o sistema e este é corrupto exatamente para blindá-lo de governos q governem para o povo e para o Pais, sem se submeter às determinações do sistema financeiro internacional tão bem representado no Brasil por uma elite preconceituosa, corrupta e entreguista. A campanha contra o governo não é pelo q ele vem fazendo de errado até porque este governo é aprendiz na corrupção se comparado com os governos anteriores desde Pedro Alvares Cabral. Quando o governo é alinhado com os interesses do grande capital, a mídia o blinda. Por que o Sarney, o Collor, o FHC, Serra, Alkmin, Maluf e outros estão soltos se o q eles roubaram representa centenas de mensalões? E o mensalão tucano, q foi a origem da tecnologia utilizada pelo PT, por q não foi julgado? Repito, o q está por trás não é o q o governo fez errado e sim o q ele está fazendo de certo. Pelas mudanças estruturantes q o governo vem implementando q está tirando da mão dos poderosos de todos os tempos a direção do pais sempre no rumo dos seus interesses pessoais. Pois bem, o q a elite não admite é o seguinte:
    1. Democratização das verbas publicitárias do governo q eram abocanhadas pela meia dúzia de famílias q monopolizam a mídia nacional (Globo, Record, Band, Rede TV, Abril Cultural) – o governo passou a distribuir mais democraticamente as verbas baseado na audiência de cada veiculo incluindo tb os Blogs. Antes, a Rede Globo abocanhava 70% da verba governamental contra 48% de audiência. Hj o governo reduziu sua participação proporcionalmente à sua audiência. A Abril Cultural produzia todo o conteúdo didático para o Mec nos governos anteriores, empurrando goela abaixo conteúdo cultural alinhado aos interesses americanos. Ou vc não sabe q a Abril e a Globo respondem aos interesses da Time Life Corporation?
    2. Plano Nacional de Educação enviada ao Congresso no primeiro governo do Lula e arrancada de lá a fórcepes pela Dilma. Essa lei não interessa à elite pq trata a educação com seriedade a partir da criação da carreira de estado de magistério federalizada com piso salarial digno de forma a atrair gente de qualidade para as fileiras da educação. Cria as escolas em tempo integral e vincula o percentual de 10% do PIB para a Educação. Isto transformará o País em uma geração.
    3. Vinculação de 70% da receita do Presal para a educação e saúde.
    4. Criação de 100 mil bolsas para os alunos brasileiros estudarem nas melhores universidades do mundo no Ciência sem Fronteira, providência semelhante tomada pela Coréia e q a transformou na potência de hoje.
    5. ENEM q permitiu q o filho do pobre pudesse ingressar nas universidades federais e se tornarem médicos, engenheiros, advogados, etc.
    6. Prouni e Fies
    7. Pronatec
    8. Minha Casa Minha Vida.
    9. Transposição do Rio São Francisco q resolverá definitivamente o problema da seca do nordeste.
    10. As hidrelétricas na Amazônia para produzir energia limpa q garanta a demanda de energia para o desenvolvimento do Brasil e para ocupar a região enxotando de lá mais de cem mil ONGs estrangeiras q trabalham com os índios visando dar-lhes independência como nações soberanas com vistas a surrupiar as imensas riquezas minerais q coincidentemente são delimitadas nas reservas indígenas.
    11. Resgate da indústria naval destruída pelo desgoverno FHC, a partir das encomendas da Petrobras de plataformas e petroleiros q com o FHC eram adquiridos em estaleiros alienígenas.
    12. Resgate da indústria bélica também aniquilada pelo desgoverno FHC.
    13. Reaparelhamento das Forças Armadas com o tratado com a França para a construção de seis submarinos para patrulharem o Presal para fazer face à presença da 4a Frota americana desativada desde o final da 2a guerra mundial e reativada pelos gringos logo q o Brasil divulgou a descoberta do Presal o q o transformou em potência mundial de petróleo.
    14. Acordo com a Scania sueca para o desenvolvimento de aviões caça de 6a geração com compartilhamento de tecnologia para reaparelhar a FAB no patrulhamento das nossas riquezas.
    15. Constituição de instituição estatal brasileira para explorar as imensas riquezas da nossa plataforma oceânica batizada de Amazônia Azul.
    16. Criação da Unasul com os países da América do Sul na defesa conjunta contra os gringos.
    17. Fortalecimento do Mercosul em oposição ao Nafta norte americano q transformou o México em quintal da economia americana e canadense.
    18. Criação da empresa da União Petrosal que está administrando a exploração do petróleo do Presal.
    19. Marco do petróleo segundo o qual todo o petróleo produzido no Presal é da união q pagará à concessionária pelo serviço de extração em oposição ao desgoverno FHC q entregou às multinacionais todo o petróleo por elas extraído mediante um pagamento de módicos royalties à união tendo entregue às sete irmãs o mapa da mina resultante de décadas de trabalho da Petrobras e bilhões de dólares do povo brasileiro investidos na prospeção.
    20. Renacionalização da Petrobras vendida pelo FHC na bolsa de NY e recomprada pelo Lula/Dilma numa operação q constituiu-se na maior capitalização de uma empresa na história do capitalismo mundial.
    21. Renacionalização da Vale do Rio Doce q ia ser entregue para a angloaustraliana Rio Tinto, por intermediação do JP Morgan, maior mineradora do mundo não fora o Lula q, com o então presidente do BNDES, o grande brasileiro nacionalista Carlos Lessa, q tivesse melado a trambicagem bilionária.
    22. A criação dos Brics deslocando o centro da geopolitica global, o q vem deixando os americanos furiosos pq esvaziará o dólar q sem lastro em ouro não passa de papel pintado.
    23. Fundação de um banco de desenvolvimento dos Brics em oposição ao Banco Mundial controlado pelos sete grandes.
    24. Fundação de um banco de Estabilização nos moldes do FMI q é controlado pelos sete grandes.
    Se quiserem mais, tem mais. Agora, falando de corrupção, ela é toda egressa do sistema eleitoral q tem q ser corrupto para q governos não amestrados, os trabalhistas por exemplo, sejam defenestrados quando ousarem afrontar o sistema internacional. É esse sistema q não aceita financiamento público de campanha para evitar q alguém possa chegar ao poder político de uma nação com as mãos limpas. Quando um candidato vai pedir ajuda a empresários para a campanha eles só aceitam contribuir com a metade por dentro e a outra metade pelo caixa dois para q o candidato fique com o rabo preso e quando eleito fique submisso a quem pode lhe detonar. Portanto, informem-se melhor. Não dêem ouvidos à rede globo e a abril cultural. Leiam blogs independentes, livros, artigos de professores universitários senão serão enganados por essa mídia vagabunda q é alinhada ao sistema internacional e comporta-se como verdadeiros vendilhões da pátria. Leiam os jornais da época de Getulio Vargas q saberão a motivação q o levou à morte. Todos os seguidores do nacionalismo do Getulio foram estranhamente eliminados, derrubados ou impedidos de ascender ao poder: o próprio Getulio, o Jango, o Juscelino, o Tancredo, o Ulisses, o Brizola. Não esqueçam que a Dilma militou a vida inteira no PDT ao lado do Brizola. A sua ida para o PT foi circunstancial. Não esqueçam tb q grande parte dos escândalos está ligada ao PMDB, partido q dará sustentação a qualquer governo e q exigirá a sua paga. Enquanto não houver reforma política não nos livraremos do câncer da corrupção que assola o nosso pais. Abrcs. E boa votação.

  10. Prezado Sr. PAULO SÉRGIO, Saudações.
    O seu artigo acima é uma verdadeira aula de Economia-Política. Mas o senhor com este excelente artigo comete duas grandes INJUSTIÇAS.

    1º- Acusa indiscriminadamente a CLASSE MÉDIA BRASILEIRA de sonegação de Impostos, corrupção, e de ser contra o Financiamento Público de Campanhas, em seu entender a solução para grande parte da Corrupção Política existente no nosso Sistema Político. Erradíssimo nas três acusações. O Financiamento Público de Campanhas seria uma Lei inócua, havendo então Financiamento Privado e também o Público, não resolvendo o problema e ainda aumentando a Despesa Pública. Uma Lei de TOTAL TRANSPARÊNCIA dos doadores, me parece melhor solução. Claro que o necessário mesmo é mudar todo nosso Sistema Político para melhor.

    2º- O senhor esqueceu de HONRAR todos os grandes NACIONALISTAS LIBERAIS INTERVENCIONISTAS, como o grande Presidente BERNARDES, o Presidente JÂNIO QUADROS, o maior e mais injustiçado de todos, o grande Gov. CARLOS LACERDA, os Governos Autoritários do Movimento Civil-Militar de 64, especialmente o Presidente GEISEL, este que quase conseguiu construir aquelas Armas que poucas Nações tem, fazendo até os Poços de testes na Serra do Cachimbo-PA, e que nos dariam PLENA SOBERANIA.

    Lembremos de que: Se os Nacionalistas “de Esquerda”, eu diria ESTATAIS, hoje +- representados pelo PT-Base Aliada não se unirem aos Nacionalistas Liberais Intervencionistas, onde as FFAA Nacionais tem lugar de Destaque, que admitem um Estado Forte alicerce de todo o Processo, mas que dão prioridade a Economia de Mercados BEM REGULADA, nunca formarão um Bloco Majoritário, com vantagem ao Capital Internacional e seus poderosos Aliados aqui dentro. Abrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *