PT adia escolha de nome para concorrer com Eduardo Cunha

Deu na Folha

Reunida nesta quinta-feira (13) em Brasília, a bancada de deputados federais do PT não conseguiu chegar a um acordo para anunciar o nome que irá disputar a Presidência da Câmara na eleição do início de fevereiro.

Maior bancada da Casa, o partido sofre uma ameaça que parte de seu principal aliado no governo, o PMDB, que lançou o nome de Eduardo Cunha (RJ) para a disputa.

Apesar de liderar a bancada peemedebista, Cunha não é bem visto pelo Palácio do Planalto pelo fato, entre outros, de ter liderado rebeliões no Congresso contra Dilma Rousseff.

Na reunião desta quinta, quatro nomes de petistas foram citados como possíveis concorrentes: os ex-presidentes da Câmara Arlindo Chinaglia (SP) e Marco Maia (RS) – embora esse tenha sinalizado não pretender concorrer–, o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro Patrus Ananias (MG) e o ex-líder da bancada José Guimarães (CE).

O PT cogita até apoiar um candidato de um outro partido aliado caso ele reúna condições de derrotar Eduardo Cunha.

MINISTROS

Além de discutir a sucessão na Câmara, a bancada do PT ouviu a explanação de três ministros de Dilma: Aloizio Mercadante (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).

Este último, embora esteja possivelmente de saída, anunciou que o PT e o governo preparam uma “grande festa” para marcar a posse de Dilma para seu segundo mandato, em 1º de janeiro. A ideia do partido é mobilizar jovens e os movimentos sociais para a solenidade.

Embora petistas tenham negado que a reforma ministerial tenha sido assunto do encontro, alguns disseram que a expectativa geral é a de que Dilma anuncie na semana que vem a nova configuração da Esplanada para seu segundo mandato, especialmente a nova equipe econômica.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Chinaglia, Marco Maia e Patrus Ananias estão entre os melhores nomes do PT. Mas aventar a hipótese de entregar a presidência da Câmara ao deputado José Guimarães chega a ser uma afronta à nação. Guimarães, irmão do mensaleiro José Genoino, é aquele deputado cearense que teve o constrangimento de ver um assessor ser preso no aeroporto com uma mala cheia de dinheiro (R$ 209 mil)  e a cueca recheada com 100 mil dólares. O respeitável José Guimarães chegou a ser líder do PT, está cotado para presidir a Câmara e pode até ser ministro, pois currículo não lhe falta. (C.N.)

One thought on “PT adia escolha de nome para concorrer com Eduardo Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *