PT avalia estratégia para levar a julgamento no STF habeas corpus de Lula

Resultado de imagem para habeas corpus de lula charges

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Valdo Cruz
G1 Brasília

Depois de a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, divulgar a pauta de abril do plenário sem as ações que defendem a execução da sentença apenas após o trânsito em julgado, a cúpula do PT discute nesta segunda-feira (dia 12) o que fazer para que o habeas corpus preventivo a favor do ex-presidente Lula seja julgado nos próximos dias.

Sem o julgamento das ações, que rediscutiriam de forma genérica a possibilidade de prisão após decisão de segunda instância, restou ao PT no curto prazo insistir no julgamento do habeas corpus preventivo que os advogados de Lula impetraram no Supremo.

UM ABSURDO – A equipe do ex-presidente considera um “absurdo” o STF não ter pautado até agora o julgamento nem das ações nem do habeas corpus.

A cúpula petista começou uma corrida contra o tempo, porque o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) deve dar resposta até o final de março aos embargos de declaração feitos pela defesa de Lula. A tendência é que eles sejam negados e, a partir daí, o tribunal poderá determinar a execução provisória da pena contra o ex-presidente, de prisão por 12,1 anos.

Lula já teve um habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na semana passada. Agora, ele aguarda a análise de igual recurso no STF. O pedido foi analisado pelo ministro Edson Fachin, que negou a concessão de liminar e encaminhou o HC para o plenário.

FALTA FACHIN – Só que a ministra Cármen Lúcia não colocou o pedido em pauta do plenário. Restaria, então, ao próprio Fachin levar o recurso de Lula à mesa do plenário, o que determinaria seu julgamento mesmo não estando oficialmente na pauta.

A equipe de defesa de Lula pode fazer uma emenda ao pedido de habeas corpus em tramitação no Supremo para provocar nova discussão sobre ele. Ou até impetrar um novo HC a favor de Lula, tendo como base o fato de o STJ já ter decidido sobre o tema, cabendo agora ao STF a palavra final

SEGUNDA TURMA – O PT preferia que o habeas corpus de Lula fosse julgado na segunda turma do Supremo, onde acredita que teria maioria a favor do ex-presidente. Só que Edson Fachin não acatou o pedido dos advogados do ex-presidente e encaminhou o tema ao plenário.

Agora, a expectativa dos petistas é que o caso seja levado ao plenário exatamente para que o tribunal rediscuta a posição adotada em outubro de 2016, quando, por 6 a 5, o STF decidiu autorizar a execução provisória de sentença após condenação em segunda instância.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Na Segunda Turma, na Primeira Turma ou no plenário, está tudo dominado. O habeas corpus de Lula será aceito, ele continuará em liberdade e seguirá encenando a comédia da falsa candidatura, que só existirá até o início de setembro (dia 12), quando o prazo de validade termina. Infelizmente, o Judiciário se iguala aos demais Poderes em matéria de leniência, indulgência e complacência com os crimes dos poderosos. (C.N.)

27 thoughts on “PT avalia estratégia para levar a julgamento no STF habeas corpus de Lula

  1. Temos que acabar com isso, pelo amor de Deus, ninguém em sã consciência aguenta mais isso, nem as Escolas de Samba aguentam mais isso, temos que fazer alguma coisa para acabarmos com essa pouca vergonha, essa coisa espetaculosa deprimente, eleição para o partidarismo eleitoral velhaco até parece cadela no cio, a cachorrada fica louca, possessa, incontrolável e faz de tudo e qualquer coisa para cruzar a linha de chega em primeiro lugar. É como já disse o FHC, assim não dá, assim não é possível, não existe democracia nenhuma nisso, pelo contrário, é a lei do cão. Temos que reformular tudo isso e colocar a disputa eleitoral por cargos eletivos noutro patamar civilizatório, mais evoluído, como propõe a Democracia Direta com Meritocracia Eleitoral, porque evoluir é preciso. https://www.youtube.com/watch?time_continue=45&v=_mTKbC57whk

  2. Janot está vivendo na Colômbia desde janeiro, quando havia sido chamado para depor na PF em virtude de seus acordos “estranhos” com a JBS. Ele sumiu para o país vizinho alegando que participaria de um evento e até agora não retornou.

    Janot critica reunião de Temer com Carmen, mas ainda não explicou sua reunião no boteco risca-faca com advogado de Joesley

    https://www.ceticismopolitico.org/janot-critica-reuniao-de-temer-com-carmen-mas-ainda-nao-explicou-sua-reuniao-no-boteco-risca-faca-com-advogado-de-joesley/

  3. Uma verdade precisa ser dita: Ninguém enganou mais brasileiros e fez mais direitistas de otário do que o Rodrigo Janot.

    Ele primeiro fez os otários conservadores de bobo com as denúncias contra a alta cúpula do governo, e os idiotas nem perceberam o óbvio. Ou seja, não notaram que enquanto Dilma esteve no poder o ex-PGR não apresentou denúncia alguma contra ela.

    Depois ele fodeu com a Globo e com os petistas quando sua pequena trapaça foi desmantelada. Aí ele deu a Temer um presente acidental, que era q possibilidade de vencer.

    Quando tudo caiu, ele fugiu pra Colômbia e tem adiado os convites da PF para uma conversa.

    Nestes últimos oito meses ele conseguiu fazer direitistas passarem vergonha ao defender bandidos, depois fez os petistas caírem por terra quando o truque veio a tona e, por fim, enrolou as autoridades para sair do país.

  4. A realidade é que os petistas e seus aliados estão, ainda, tentando manter as coisas o quanto puderem na esperança de que algum deles volte ao poder. Se conseguirem, ainda terão muitas estatais para saquear feito um bando de ladrões.

    O socialista Requião decide inovar no discurso: Exército deveria dar golpe militar para acabar com privatizações

    https://www.ceticismopolitico.org/o-socialista-requiao-decide-inovar-no-discurso-exercito-deveria-dar-golpe-militar-para-acabar-com-privatizacoes/

  5. Repassando: *Ministro do Supremo Tribunal Federal entre 1989 e 2007, Sepúlveda Pertence ajudou a construir a súmula 691, que veda a concessão de habeas corpus cuja liminar já tenha sido negada anteriormente por outro tribunal superior. Hoje, na pele de advogado de Lula, Pertence pede à Suprema Corte que impeça a prisão do condenado petista, concedendo-lhe uma liminar que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já indeferiu. Ou seja: o advogado Pertence defende algo que o ministro Pertence julgava indefensável.* (Josias de Souza)

  6. O acordo já foi feito. O Lula vai ganhar prisão domiciliar e o STF vai negar o HC. Mas isto só vai acontecer depois que o TRF 4 julgar os embargos. Até lá, nem o Lula vai preso, a não ser que mate alguém, nem o HC vai ser julgado.

  7. O PT deveria fazer consultoria com a indígena Sonia Guajajara, vice de Boulos (kkkkkkkkkk), para que ela verifique junto ao Deus Tupã o que vai acontecer com o Lula, nessa trama toda!

  8. O pior de tudo é que entre os continuístas da mesmice do $istema podre não tem ninguém em condições de achincalhar o Lula na campanha, vai ser um tal de bater e levar de volta, vai ser mais um festival de sujos e não lavados.

  9. EM TERMOS… O roteiro para a concessão de habeas corpus ao ex-presidente Lula está se delineando desde a conversa mal sucedida de lideranças petistas com a presidente do STF, ministra Carmen Lucia, passando pelo encontro desta com o presidente da República Michel Temer na última semana quando ‘em nome da segurança do Brasil’ é bem provável que tenham (eles sim) definido a parada, para adiante gerar jurisprudência que no futuro beneficie também o atual ocupante do Palácio do Planalto. No próximo sábado (19) Lula inicia caravana pela região sul do país, fomentando a ideia de judicialização da política enquanto fermenta o ambiente para uma solução negociada deste seu imbróglio jurídico. As cúpulas dirigentes em declínio que impuseram o impeachment contra a presidente Dilma, blindando seu concorrente Aécio Neves e mantendo Renan Calheiros mesmo sendo réu na linha sucessória, não devem deixar à ver navios quem nos momentos mais cruciais da política brasileira lhes presta cooperação. https://g1.globo.com/politica/blog/cristiana-lobo/post/pt-cobra-de-carmen-lucia-julgamento-de-prisao-apos-condenacao-em-segunda-instancia.ghtml

  10. .
    Já foi dito e DEVE ser repetido.
    Quem livrar
    O TRI-MAIOR LADRÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
    de uma cadeia – MUITO BEM MERECIDA sem qualquer dúvida,
    estará autoproclamando-se UM _ P. .R. .O. .S. .T. .I. .T. .U. .T. .O !!!
    um PROSTITUTO, sim !
    .
    Se não sabem o que é um PROSTITUTO,
    leiam – não consultem!, leiam,
    o Dicionário Houaiss, acepção 4 !!!
    .
    um PROSTITUTO !!!
    .

  11. BTASIL: DESORDEM E REGRESSO

    ‘Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira’, afirma Hélio …
    https://noticias.uol.com.br/…/lula-se-corrompeu-e-corrompe-a-sociedade-brasileira-afi…
    30 de set de 2015 – O jurista e um dos pioneiros do PT (Partido dos Trabalhadores) Hélio Bicudo afirmou, em entrevista ao programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura, de São Paulo, nesta segunda-feira (28), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enriqueceu de forma ilícita usando a figura da Presidência da

    ANÁLISE: Se o STF livrar petista, o céu será o limite para os réus da …
    politica.estadao.com.br/…/geral,analise-se-o-stf-livrar-petista-o-ceu-sera-o-limite-para-…
    22 de mar de 2018 – O que está em jogo hoje no Supremo não é só a prisão ou não do ex-presidente Lula, mas muito mais do que isso. Se Lula se livrar da prisão, isso deverá se expandir em ondas para os demais condenados da Lava Jato – e não só eles. Está em pauta um habeas corpus (HC), que tem efeito específico .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *