PT desiste do irmão de Genoino e vai indicar o deputado Luiz Sérgio para substituir André Vargas na vice-presidência

Ricardo Galhardi
O Estado de S.Paulo

A ala majoritária da bancada do PT na Câmara decidiu indicar o nome do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), ex-ministro das Relações Institucionais e da Pesca, para suceder André Vargas (PT-PR) no cargo de vice-presidente da Câmara. Vargas abriu mão do posto na quarta-feira passada.

A reunião que selou o apoio da ala majoritária da bancada petista a Luiz Sérgio ocorreu poucas horas depois de Vargas formalizar a saída do cargo. Além do ex-ministro, a ala cogitava indicar o deputado José Guimarães (PT-CE).

Correntes minoritárias do PT apoiam o nome do deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Derrotado por Vargas na disputa interna no início deste ano, Teixeira ainda não decidiu se vai entrar outra vez na disputa.

“Vou fazer algumas consultas ao longo da semana antes de tomar uma posição”, disse ele.

NO DIA 29

A expectativa do partido é que a escolha do sucessor de Vargas na vice-presidência aconteça no dia 29. A indicação do nome cabe ao PT, segundo acordo que determinou a composição da Mesa Diretora da Casa.

Luiz Sérgio ocupou o Ministério das Relações Institucionais no primeiro semestre do governo Dilma Rousseff, período em que ganhou o apelido de “garçom” devido à falta de autonomia para executar os acordos com a base aliada do governo. Transferido para o Ministério da Pesca em junho de 2011, ele chefiou a pasta até março de 2012.

A ala majoritária da bancada, composta por parlamentares das correntes Construindo um Novo Brasil (CNB) e Movimento PT, tem cerca de 50 dos 88 deputados do partido. “O grupo da CNB indicou Luiz Sérgio que, inclusive, já está em campanha”, disse o deputado Vicente Cândido (SP), integrante da ala.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO melhor nome seria o do mineiro Nilmário Miranda, realmente um dos parlamentares mais sérios e preparados do PT, e que por isso mesmo talvez esteja sempre sendo preterido… Ainda bem que o partido desistiu do irmão de Genoino, o deputado cearense José Guimarães, que teve um assessor preso no Aeroporto de Fortaleza com uma mala de dinheiro e mais 100 mil dólares na cueca. Porém, como Guimarães já foi até líder do PT na Câmara, era até possível que virasse vice-presidente. (C.N.)

One thought on “PT desiste do irmão de Genoino e vai indicar o deputado Luiz Sérgio para substituir André Vargas na vice-presidência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *