PT diz que TV Globo tenta abafar escândalo da Fifa/CBF

Michelle Chiappa
Agência PT de Notícias

A forma como a Rede Globo de Televisão tem feito a cobertura sobre as investigações do Departamento de Justiça americano e do governo da Suíça sobre o escândalo de corrupção na Fifa está sendo duramente criticada por parlamentares do PT. Para o deputado federal Enio Verri (PT-PR), a emissora faz uma cobertura fugaz para não deixar transparecer à população que o grupo de comunicação pode estar comprometido com o caso.

“Não tenho dúvidas do envolvimento da Globo, mas ela vai abafar o caso, como sempre faz quando os fatos recaem sobre ela”, declara. O parlamentar cobra esclarecimento por parte da emissora sobre a compra de direitos de transmissão referentes aos eventos organizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

“Eles fizeram muitos contratos com a Fifa, vão ocultar os fatos, porque a relação da Globo com a entidade é gigantesca. Quero ver fazerem uma cobertura semelhante como a que fizeram da Petrobras”, afirma.

POUCA ÊNFASE

Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), a Rede Globo deu pouca ênfase sobre o fato do empresário brasileiro J. Hawilla ser responsabilizado pelos crimes. O fato da Traffic ter exclusividade na comercialização de direitos internacionais de TV da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em 2014, também foi “abafado”.

“Percebemos que a Rede Globo não está fazendo uma cobertura fiel. Para eles, se não tiver petista envolvido não tem cobertura”, analisou. O Departamento de Justiça americano, cita a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em “esquema de pagamento de propinas” relacionado a contratos de marketing e transmissão de jogos da Copa do Brasil.

Por outro lado, em São Paulo, o deputado estadual petista Carlos Neder protocolou representação no Ministério Público Federal por denúncias contra CBF, com pedido de extensão da investigação à Federação Paulista de Futebol e à offshore da Globo. Na ação, o parlamentar cobra a apuração de indícios de diversas irregularidades, entre as quais os de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro que teriam sido praticadas pelo então presidente da instituição, José Maria Marin.

(texto enviado por Sergio Caldieri)

15 thoughts on “PT diz que TV Globo tenta abafar escândalo da Fifa/CBF

  1. Não há petistas envolvidos AINDA. Lembrem-se de que há um grandão, que “ganhou” para o Brasil a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Calma, srs. parlamentares petistas, calma que a Justiça chega a eles. Se não a nossa, a duzamericanu.

  2. A milionária enfermeira cliente do Bené….
    “A Gráfica e Editora Brasil, do notório Benedito de Oliveira de Neto, o Bené, preso pela PF na semana passada e solto ontem, recebeu nada menos que 40,1 milhões de reais nas eleições de 2014.

    A maior parte do dinheiro que entrou no caixa da gráfica de Bené não veio, no entanto, de seus prestimosos serviços ao PT mineiro e à campanha do governador Fernando Pimentel.

    O PT de Minas Gerais pagou 3 268 197 reais à empresa do operador; o PSB do Distrito Federal, outros 9 950 reais.

    Dos 36,8 milhões de reais restantes, pagos por candidaturas individuais, nada menos que 36,2 milhões de reais vieram de Helena Maria de Sousa, ou Helena Ventura, uma singela enfermeira de 61 anos que se candidatou a deputada estadual pelo PT-MG e sequer teve seu registro aceito pelo STJ.

    Os pagamentos foram feitos a título de “Publicidade por materiais impressos”.

    Helena declarou 290 000 reais em bens à Justiça Eleitoral e pretendia gastar, no máximo, 3 milhões de reais em sua campanha. Até outubro de 2014, a candidata arrecadou apenas 26 930 reais, dos quais 1 450 vindos da gráfica de Bené, 22 300 do PT mineiro e 3 180 da Sempre Editora.

    De onde veio tanto dinheiro para santinhos e adesivos, não se sabe.

    Difícil encontrar um sujeito mais enrolado que Bené, mesmo no PT.

    Por Lauro Jardim

  3. Seria um sonho pensar que os petistas baterão forte na “Globo” – caso da FIFA e outras lambanças. No frigir dos ovos, quando os “marinhos” baterem a cuia, farta de dindim, a petralhada, sem um mínimo de vergonha, deverá participar do botim. Tecnologia para ajustes da espécie é o que não falta na cumpanheirada.

  4. Sera que o Francelino Pereira já descobriu que pais é este? Por onde se olha, só se vê lama. Até um enrolado
    no mensalão, tinha o sugestivo nome de JACINTO LAMAS.
    Pois agora destamparam a lameira do futebol. Depois que a Alemanha aplicou aquela elástica e ornamental
    goleada na seleção antigamente chamada de canarinha, a coisa desandou. Até o Marin foi em cana.
    O del Nero e o Ricardo Teixeira, em atos de fé e crença na justiça pátria, voltaram ao pais. O patriotismo foi
    mais forte, se for para ser preso, irão prestigiar o judiciário nacional, assim são os grandes patriotas.
    Mas como cadeia por aqui para grandes ladrões, é manga de colete, a presunção é pela eterna inocência da
    cartolagem. O mundo caminha no cadafalso.

  5. Este tema, de a Globo “censurar” convenientemente as notícias que repassa, fundada no obscuro manto protetor da tão babaqueada e alardeada “Liberdade de Imprensa”, só me reforça a pergunta, incômoda para tantos: Liberdade de Imprensa, para mentir?
    Tudo bem?
    Francelino !!!……

  6. A imprensona está tão dominada pelo PT, que há greve, entre total e parcial, em 56 Universidades Federais e não há uma notícia. Já ontem 6 dúzia de palhaços a Apeosp, por verem que o movimento está esvaziado, se acorrentaram nas grades da Secretaria da Educação e foi matéria em todos os sites. A Globo está cortando todo e qualquer comentário sobre o Janine.

  7. A imprensa brasileira é culpada e também as agências de publicidade, enaltecem a sujeira da Globo, desde a ditadura, a Globo consegui comprar a TV com dinheiro da Time Life e fez a falência da TV Tupi deu início ao império de hoje. O PT nacional deveria tirar a concessão das organizações Globo, pois isto é uma calamidade. Vamos comparar o que é mais sério. 1- 2005 a Rede TV! é retirado do ar por 24 horas em São Paulo, por determinação do ministério público por ofensas as gays, pegadinha do João Kleber é caro que tem razão tal brincadeira. 2- A TV Globo, zorra total também ofenderam os gays, não deu em nada. Por que a Rede TV! foi censurada pela 1º na TV BRASILEIRA e ai?. O que tem haver, tem que o escândalo é pior, a Rede TV! gamhou na transparência a licitação do BRASILEIRÃO 2012 -2015 não levou. A Record ofereceu 360 milhões pela copa 2018 a Fifa, fechou com a Globo por 120 milhões e a Fifa, diz pra Record que era uma concorrência publica e ai?. EU NÂO ASSISTA MAIS UMA MIDIA ESCRAVA, só Band, SBT, Record e Rede TV! pois elas não envolve tanto em política, mas o povo da audiência pra Globo e não!

  8. Agora todos vocês falam a Rede Globo é melhor tem sinal perfeito, transmissores de ultima geração, mais potência, mais afiliadas, unidades moveis de transmissões, torres mais novas, jornalistas com credibilidade, atores de renomes, estruturas maior que todas as redes do Brasil. Excelentes eventos esportivos Campeonato Paulista, F1, Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Copa do Mundo, Olimpíadas (NÃO) a Record consegui graças a Deus, jogos da Seleção, Liga de Volei, jogos de burquinha etc…
    Ta tudo na mão da IMPÈRIO e ai? o povo a Globo não é a melhor e a Record, Band, SBT, Rede TV!, Gazeta é uma bosta, então vocês são todos assistem a Globo eu não!.

  9. FUTURO EDITORIAL DA GLOBO A RESPEITO DAS MARACUTAIAS DA FIFA E DAS MARACUTAIAS DA COPA DE 2014:

    “Fomos apunhalados pelas costas, sempre confiamos na total lisura dos dirigentes da FIFA e da CBF. Estamos totalmente surpresos com essas descobertas de fraudes na FIFA e na CBF. Exploramos e patrocinamos honestamente a COPA no Brasil que tantas “alegrias” trouxe ao nosso povo. Sempre observamos ao máximo a lisura de qualquer evento que conte com o apoio das Organizações Globo.Portanto é com muita surpresa e tristeza que encaramos os últimos fatos e prisões de gente em que acreditávamos totalmente. Sempre acreditamos que tudo havia corrido estritamente dentro do PADRÃO FIFA!”

    NÃO SEI COMO NÃO FIZERAM AINDA!

  10. Enquanto isso aqui no Brasil a magistratura usa processo judicial e administrativo para cassar direitos, perseguir e assediar quem denuncia esta (caso FIFA) e outras corrupções. Nossa magistratura virou leão de chácara e parece cobrar para proteger estes e outros esquemas de corrupção.

  11. Permita-me uma correção Jânia Paula, a magistratura não virou leão de chácara, ela sempre foi desde o império. A diferencia é que agora suas excelências perderam também a vergonha na cara. Covardes, celetistas e ímprobos sempre foram, mas ora agregaram o sensacionalismo na pratica jurídica já que a deontologia jurídica (técnica jurídica) parece ter sido suprimida nos cursos de Direito. Como operadores de direito, hoje temos alguns bons técnicos em Letras.

  12. .

    PROVÉRBIO DO HIPÓCRITA

    Faça o que eu digo
    Mas não faça o que eu faço
    Esse é o provérbio preferido
    Pelos que promovem os panelaços
    Contra os escândalos de corrupção
    Que são divulgados pela Televisão
    De forma contínua e intensa
    E nos sentimos tão indignados
    Quando vemos que os mesmos pecados
    São praticados pela Imprensa.

    Os direitos de transmissão
    Dos jogos dos torneios mundiais
    São disputados na escuridão
    Longe dos holofotes dos jornais
    E sempre a mesma Empresa ganha
    E é nos meandros das barganhas
    Que ocorrem os acordos suspeitos
    E quando o locutor grita rouco:
    Bem amigos da Rede Globo!
    É porque o crime foi quase perfeito.

    Mas como crime perfeito não existe
    A verdade sempre acaba aparecendo
    Então Bonner constrangido e triste
    Abre o Jornal Nacional dizendo:
    Prezados telespectadores
    Os irmãos Marinho são os autores
    Deste meu último texto:
    ‘‘Usaremos o direito de ficar calados
    Porque ninguém é obrigado
    A produzir provas contra si mesmo’’.

    Eduardo de Paula Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *