PT faz investida ao PCdoB e sugere vaga de vice para Manuela D’Ávila

Politica - Do dia - Belo Horizonte MG Coletiva com a pre candidata a presidencia da republica pelo PSOL na assembleia legislativa de Minas Gerais - Manuela Davila Na foto: Manuela D avila  FOTO: MARIELA GUIMARAES / O TEMPO 19.3.2018

Manuela é cobiçada para ser vice do PT e do PDT

Deu no Estadão

Sob ameaça de ficar isolado na disputa presidencial, o PT acena com a possibilidade de ter Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB à Presidência, como vice. A hipótese foi discutida nesta quinta-feira, 19, em reunião entre as presidentes do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e do PCdoB, Luciana Santos, em São Paulo. Gleisi excluiu o PR da lista de prioridades e disse ainda que conversa com o PSB.

“Temos muita simpatia por este arranjo de ter Manuela na vice. Obviamente, isso não é decisão que se tome neste momento. Depende de uma discussão interna do PCdoB e também das discussões que o PT tem internamente e com outros partidos”, disse Gleisi, ao fim da reunião.

OUTRAS CONVERSAS – “Nós estamos conversando com o PSB e tínhamos também conversa com o PR. Não terminaram as tratativas, mas nossas prioridades são o PSB e o PCdoB”, afirmou.

A presidente do PCdoB, que por seu lado mantém negociações com o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, também demonstrou interesse na possibilidade de Manuela ser vice, mas afirmou que a reunião não foi conclusiva. “Isso é algo que a gente escuta e vê com bons olhos. Mas, enquanto essas coisas não se derem, mantemos a candidatura de Manuela. Nada foi definitivo”, disse Luciana Santos.

ANIMAÇÃO – Os petistas saíram animados da reunião. Os partidos avançaram em entendimentos nos Estados e na estratégia para a disputa na Câmara.

Segundo dirigentes do PT, a decisão sobre a vaga de vice já começou a deve ser discutida na reunião da executiva nacional, marcada para esta sexta-feira, 20, mas o mais provável é que o assunto seja definido em uma reunião extraordinária na semana que vem, depois de esgotadas as tratativas com o PSB.

Existem três hipóteses no PT atualmente sobre a vaga de vice. A principal é que o posto seja entregue a um aliado. Outra possibilidade é que a vaga fique com o ex-prefeito Fernando Haddad ou com o ex-ministro Jaques Wagner, possíveis substitutos de Lula, condenado e preso na Operação Lava Jato,. Uma terceira opção é indicar um nome que não seja visto como um “plano B” a Lula, como o ex-ministro Celso Amorim ou a própria Gleisi.

NA CONVENÇÃO – A presidente do partido disse que o nome pode ser anunciado ainda na convenção, marcada para 4 de agosto. “Podemos já indicar o nome de vice. Não tem problema nenhum. Inclusive se prosperarem nossas conversas com alianças, porque temos reiterado que gostaríamos de ter um vice na composição partidária, ter outros partidos na nossa aliança e contar com uma indicação destes partidos”, afirmou.

Gleisi disse que está fora de discussão a possibilidade de o PT oferecer a vice ao empresário Josué Gomes da Silva (PR). “Essa discussão não está colocada no partido”, afirmou. Nesta quinta, líderes do Centrão – que inclui o PR – fecharam apoio ao presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, e cobraram a indicação de Josué para a vice. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

4 thoughts on “PT faz investida ao PCdoB e sugere vaga de vice para Manuela D’Ávila

  1. “Nós estamos conversando com o PSB e tínhamos também conversa com o PR.”

    -Com o PR? Mas não era o PR que iria queimar o filme do Bolsonaro por ter um parlamentar corrupto?

  2. Adorei a frase embai o da foto desta anta…
    “……..Manuela é cobiçada para ser vice do PT e do PDT”
    Coisa boa!
    Gente. …cobiçar um monte de estrume anacrónico desses. …eles se merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *