PT não se livra da Lava Jato e vem perdendo a guerra da comunicação contra Bolsonaro

Resultado de imagem para pt charges

Charge reproduzida do site do PSDB-SC

Pedro do Coutto

O Partido dos Trabalhadores – reportagem de Fábio Zanini, Folha de São Paulo de sábado – está perdendo espaço na área da comunicação geral e por isso quer reforçar sua atuação nas redes sociais atribuindo o fato de perder para o governo Bolsonaro a formação de equipe que não estaria dando certo. Gilmar Tatto secretário da comunicação nacional do partido, afirmou que essa derrota preocupa e por isso sustenta que está faltando unificar a mensagem política da legenda.

Entretanto, na minha opinião, o problema de maior influência é o de que a legenda não está conseguindo se desvencilhar dos efeitos da operação Lava Jato que comprometeu o partido, abalando-o de forma muito profunda.

OUTRA ESTRATÉGIA – Assim, o Partido dos Trabalhadores terá, a meu ver, que partir para um tipo de comunicação gratuita capaz de motivar as forças que se perderam com a prisão de Lula e com as urnas nacionais de 2018.

Zanini revelou que nas redes sociais, enquanto o presidente Jair Bolsonaro reúne 5,9 milhões de seguidores, o ex-presidente Lula da Silva tem apenas 1 milhão e 400 mil adeptos. A diferença é bastante grande porém é preciso considerar a atração natural que o poder exerce sobre a população.

Assim. enquanto a caneta está nas mãos de Bolsonaro, Lula da Silva não está oferecendo qualquer perspectiva de recuperar o prestígio de outrora revelado nas suas vitórias de 2002 e 2006 e também a influência que elegeu duas vezes Dilma Rousseff. Mas isso pertence ao passado.

INTERESSES NACIONAIS – No presente o que está faltando sobretudo ao PT é colocar o debate em torno dos interesses sociais. É preciso, e o raciocínio vale por igual ao governo e a oposição, discutir temas concretos e, em matéria de assuntos não abordados existe um volume enorme de pontos a esclarecer, a começar pela questão do emprego e da redistribuição de renda, da qual através do tempo sempre se fala, mas não se passa do pensamento a ação, ou da retórica ao encadeamento concreto.

Agora mesmo, verificam-se contradições na área do governo, como no caso das empregadas domésticas. O governo reconheceu o erro de Paulo Guedes, mas a oposição perdeu a oportunidade de ampliar o foco na matéria que, afinal de contas, se referia a uma descriminação.

OPORTUNIDADE – As eleições municipais deste ano são bem uma oportunidade de unir o debate municipal e a política nacional, cujo panorama ressente-se de clareza e objetividade.

Na campanha o PT terá de assumir uma posição de mea culpa, sem o que a legenda não se livrará do peso que a operação Lava Jato atingiu as correntes partidárias. O escândalo da Petrobrás e sua divisão à base de blocos parlamentares tornou-se, penso eu, o maior símbolo de corrupção verificado até hoje.

O PT assim tem diante de si um desafio. Gilmar Tatto colocou bem o tema. Mas o partido precisa desatar o nó da sua própria história.        

17 thoughts on “PT não se livra da Lava Jato e vem perdendo a guerra da comunicação contra Bolsonaro

  1. Jilmar Tatto o miliciano das vans de transporte alternativo do PT em Sampa se tornando o conselheiro do partido.
    É o carro enguiçado, é a lama, é a lama… (ao som de águas de março)

  2. Lula (PT) precisa do Bolsonaro e vice versa, Lula (PT) para ter alguma votação, mas sem esperança de voltar ao poder e Bolsonaro para se reeleger.
    O maior bem que o PT poderia fazer ao país seria afastar-se da polarização com Bolsonaro e dar oportunidade à políticos com boa história política de outros partidos para debater com Bolsonaro e ainda, não apoiar abertamente qualquer outro político, o que seria negativo. Quem iria votar num candidato apoiado pelo Lula?
    O PT em seus 14 anos de governo fez mal ao Brasil e fora do governo continua fazendo. foi a chave da eleição Bolsonaro e pode reelege-lo.
    Cruz credo, estamos numa sinuca de bico

  3. Lula além de ter sido o maior ladrão da História do Brasil desde o seu descobrimento e, possivelmente, o maior ladrão como presidente de um país, também se caracteriza como uma pessoa que tem sempre más intenções!

    Por que Lula foi visitar o Papa?
    Por que foi beijar a mão de Sua Santidade, como fazia anteriormente com Fidel Castro?
    Por que reverenciar Francisco, se Lula é ateu?

    As eleições municipais se aproximam, e o ladrão e genocida quer transparecer a imagem que também é cristão como Bolsonaro!
    Lula quer abocanhar parte deste eleitorado que esteja descontente com o presidente, em face da sua aproximação com os evangélicos, então quer ficar ao lado dos católicos e demais seguidores de religiões diferentes, ainda mais o Espiritismo, a Umbanda, os cultos africanos.

    O dono do PT é uma pessoa pérfida, mitômana, que vive no mundo que imagina e quer para si e seus cúmplices.
    Dane-se o povo;
    Lula quer de volta o poder, e não importam as maneiras como pretende recuperá-lo, pois na sua ideia não existem ética e moral na política, porém quem é mais corrupto e desonesto!

  4. Esqueci:
    Notaram que os petistas deixaram de visitar Cuba?

    Dilma passeia pelos quatro cantos do mundo sob nossas expensas, menos visitar o irmão de Castro.
    Por quê?
    Simples:
    A necessidade de passar ao inculto e incauto eleitor, que os petistas acreditam em Deus e são católicos, aceitando a liberdade religiosa como pressuposto à democracia, que tanto gostam de pronunciar esta palavra, mas agem diferentemente.

    De certa forma, o PT, como é do seu feitio, abra uma cisão entre católicos e evangélicos, pois Lula foi visitar o Papa, menos Bolsonaro!
    Aliás, o presidente já disse que, se o Papa é argentino, Deus é brasileiro!

    Evidente que os petistas iriam pegar carona nesta situação de distanciamento brasileiro da Santa Sé.

  5. ” OUTRA ESTRATÉGIA – Assim, o Partido dos Trabalhadores terá, a meu ver, que partir para um tipo de comunicação gratuita ”

    Essa eu quero ver; petista trabalhando, sem ser na base do pixuleco.

  6. O PT tem mesmo é que acabar. Em qualquer país sério este partido teria sido extinto pela Justiça, por justa causa. Foi o que aconteceu na Itália, com quatro partidos que foram denunciados e condenados na operação Mãos Limpas. Aqui, os políticos petistas roubam, roubam, roubam, instalam uma corrupção sistêmica no país, e ainda têm a cara de pau de quererem continuar a enganar a população!

  7. “OUTRA ESTRATÉGIA – Assim, o Partido dos Trabalhadores terá, a meu ver, que partir para um tipo de comunicação gratuita capaz de motivar as forças que se perderam com a prisão de Lula e com as urnas nacionais de 2018.

    -Para mim, ele não tem que partir para nada.Tem é que ser extinto e os atuais bandidos, presos para não enganar, nem roubar, mais ninguém!

  8. “O governo reconheceu o erro de Paulo Guedes, mas a oposição perdeu a oportunidade de ampliar o foco na matéria que, afinal de contas, se referia a uma descriminação.”

    -Olha a torcida do jornalista, aparentemente petista.
    -Quem prejudicou mais as domésticas?
    -O atual governo ou a crise econômica e social que o PT meteu o país?
    -Será o o jornalista esta achando que os atuais “erros” têm o mesmo peso e a mesma gravidade que os “crimes” cometidos pelo governo passado?

  9. KKK os esquerdopatas pestistas fazendo mea culpa? Nunquinha, a começar pela presidenta do partido, Crazy Hoffmann, esta morre mas não admite que o partido tenha errado uma vez na vida nestes 40 anos de vida. E é assim que o pestismo vai perdendo a batalha da comunicação, cada vez contando com menos blogs e blogueiros para fazer-lhe propaganda. Sem grana e poder não tem política

  10. “a legenda não está conseguindo se desvencilhar dos efeitos da operação Lava Jato que comprometeu o partido,”.
    Do jeito que se escreve, fica a impressão que a Lava Jato foi uma doença que atacou o pt. Pois fique o sr. sabendo que a coisa não é bem assim não viu? A moléstia foi o pt, que empestiou o país … Até hoje se descobrem novos malfeitos …

  11. Comunista no governo Dória?

    “O Diário Oficial do Estado de São Paulo oficializou na quinta-feira (6) a nomeação do novo ouvidor das polícias de São Paulo. Elizeu Soares Lopes, advogado e filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo estado de São Paulo, foi o terceiro colocado na lista tríplice apresentada ao governador.

    Mesmo estando atrás do nome de Benedito Mariano, atual ouvidor das polícias e de Cheila Olalla, militante voltada à situação de pessoas no sistema penitenciário, o nome Elizeu foi o escolhido para o cargo.

    Além de constar como filiado ao PCdoB , Elizeu já trabalhou como secretário adjunto da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial durante o mandato de Fernando Haddad (PT) e chefe de gabinete da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).

    A lista tríplice é formada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e o mandato de Elizeu terá dois anos.”

  12. O PT deveria seguir os bons conselhos do articulista, vai ver melhoraria a imagem.
    A esquerda sempre foi proprietária da máquina de lavar ou sujar reputações. No caso, querem limpar.

  13. Essa máquina de lavar/sujar tem dois botões, um vermelho e um verde.
    O botão vermelho suja a reputação do Bolsonaro, o botão verde limpa a reputação do Lula.
    Apertaram o verde e Lula foi ver o Papa.
    Globo, Folha, Estadão e Veja são useiros e vezeiros de apertar o vermelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *