PT perdeu 18 cadeiras na Câmara; PSDB ganhou 11 e PSB 10

congresso

Deu no Congresso em Foco
Os resultados ainda estão sujeitos a alteração se candidatos com o registro atualmente negado pela Justiça eleitoral – como o ‘ficha suja’ Paulo Maluf (PP-SP) – conseguirem reverter essa decisão. Mas o quadro das candidaturas pendentes não tem possibilidade de alterar de maneira significativa a distribuição das cadeiras entre os partidos.

Os resultados eleitorais disponíveis mostram que o número de partidos com representação na Câmara – e, de tabela, no Congresso Nacional – aumentará de 22 para 28.

O PT, com 18 deputados a menos, foi o partido que mais perdeu parlamentares. Quem mais ganhou foi o PSDB, cuja bancada subiu de 44 para 55 integrantes.

Um aspecto importante é que vários ex-deputados federais voltarão ao Parlamento como o mais votado de seus respectivos estados.

É o caso de Moroni Torgan (DEM-CE), Alberto Fraga (DEM-DF) e Celso Russomano (PRB-SP), o deputado federal mais votado no Brasil, com mais de 1,5 milhão de votos.

Outra peculiaridade da disputa para a Câmara é a grande votação alcançada por políticos conservadores, como Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS), ambos os mais votados em seus estados.

Veja como é hoje e como ficará a composição partidária da Câmara dos Deputados a partir de 1o de fevereiro, data de início da nova legislatura.

Partido – Número atual de deputados – Total de eleitos

PT – 88 – 70
PMDB – 71 – 66
PSDB – 44 – 55
PP – 40 – 37
PSD – 45 – 37
PR – 32 – 34
PSB – 24 – 34
PTB – 18 – 26
DEM – 28 – 22
PRB – 10 – 20
PDT – 18 – 19
SD – 22 – 16
PSC – 12 – 12
Pros – 20 – 11
PPS – 6 – 10
PCdoB – 15 – 9
PV – 8 – 8
Psol – 3 – 5
PHS – nenhum – 4
PEN – 1 – 3
PMN – 3 – 3
PTN – nenhum – 3
PRP – 2 – 2
PTC – nenhum – 2
PSDC – nenhum – 2
PRTB – nenhum – 1
PSL – nenhum – 1
PTdoB – 3 – 1

5 thoughts on “PT perdeu 18 cadeiras na Câmara; PSDB ganhou 11 e PSB 10

  1. Coincidência microscópica: no jogo do bicho, 18, é o número do PORCO, o senhor da porcaria. Mais azar para o time do Palmeiras, tadinho! O importante seria se o PT não se livrasse de outra cadeira, a cadeira elétrica!

  2. “Outra peculiaridade da disputa para a Câmara é a grande votação alcançada por políticos conservadores, como Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS), ambos os mais votados em seus estados.” Simples amigo, o povo é conservador, mais do que as estrelinhas da TV e os “articulistas de jornal”. Estes e que estão fora da realidade e acreditam que o que eles pensam por sair nos jornais e na midia em geral é o sentimento popular.

  3. O irmão do Campos já declarou apoio ao Aécio.
    SÃO PAULO (Reuters) – Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto quando fazia campanha como candidato do PSB à Presidência, declarou nesta segunda-feira apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno da eleição presidencial.

    O irmão de Campos fez questão de dizer que sua decisão era em caráter pessoal. O PSB reúne sua Executiva Nacional na quarta-feira em Brasília para tomar uma posição sobre o segundo turno, que ocorre dia 26 entre Aécio e a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.

    “O meu voto no segundo turno é em Aécio Neves. Ressalto que tal declaração é em meu nome pessoal. Acho salutar uma mudança, nesse momento, para o Brasil”, escreveu ele em sua conta no Facebook.

    Antônio Campos foi o primeiro integrante do PSB a manifestar apoio à candidatura à Presidência de Marina Silva, então vice de seu irmão, após a morte do candidato socialista.

    Marina ficou com a terceira colocação no primeiro turno da disputa presidencial com 21,32 por cento dos votos válidos.

    Outras figuras ligadas à Marina, como o deputado federal Alfredo Sirkis (PSB-SP) e o economista Eduardo Giannetti da Fonseca também já manifestaram apoio a Aécio no segundo turno.

  4. O verdadeiro eleitor Bolsa Famigerada tem por obrigação publicar o seu RousSelfie, no Face da Lanhouse comunitária, e assim provar que foi leal para com a “mãe dos pobres”. Do contrario, vai voltar a roer rapaduras desembaladas, que servem de assentos para passageiros de pau-de-araras! Vísse bichín-o?

  5. Mais na frente um pouco, com a tardias decisões do STE sobre os casos ainda em exame, vai ter candidato apelando para ganhar mais tempo, e suplentes ainda tricotando no aguardo de suas excelências… que não pecam pela pressa.
    Ainda vai dar porre esse jogo das cadeiras…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *