PT se diz perseguido pelas elites, pela mídia e pela oposição

Foto: Lula Marques/ agência PT

Presidente do PT culpa “os suspeitos de sempre”

Deu na Agência Brasil

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, defendeu o combate à corrupção, mas fez críticas à condução das investigações da Operação Lava Jato, afirmando que o partido está sendo prejudicado no processo. “O combate implacável à corrupção deve continuar, mas não de forma seletiva, sem o espetáculo midiático, não com a inversão do ônus da prova, não com prisões preventivas sendo objeto de coação para forçar delação”, disse Falcão.

Em entrevista coletiva à imprensa na sede do partido em Brasília, Falcão explicou que o PT sofre processo de “criminalização” por setores da sociedade. “Prossegue a escalada dirigida por setores conservadores, pela mídia monopolizada, por alguns partidos da oposição, tentando, como sempre, criminalizar nosso partido, de modo a fragilizar o governo da presidenta Dilma e atingir a popularidade do [ex-] presidente Lula.”

As declarações do presidente do PT ocorreram um dia após a prisão de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente do próprio PT, no âmbito da Lava Jato. Falcão acrescentou que não há culpados até que sejam apresentadas provas.

SÃO INOCENTES

“Não estamos abandonando nenhum companheiro.  Mas, independente disso, não se deve presumir a culpa. Para mim, qualquer pessoa que seja acusada, não só o Zé Dirceu, é inocente até que se prove o contrário.”

As declarações de Falcão vão ao encontro de uma nota divulgada hoje à tarde pelo partido.

“Se o princípio da presunção da inocência é violado, se o espetáculo jurídico-político-midiático se sobrepõe à necessária produção de provas […], se prisões preventivas sem fundamento são feitas e prolongadas para constranger psicologicamente e induzir denúncias […], não é a corrupção que está sendo extirpada. É um estado de exceção sendo gestado em afronta à Constituição e à democracia”, diz um trecho do comunicado.

A nota também faz críticas ao ataque contra o Instituto Lula, atingido por um artefato explosivo arremessado de dentro de um carro contra o local. “[O atentado] merece o repúdio de todos os democratas e exige das autoridades a identificação dos responsáveis e sua punição exemplar”. Na nota, o partido se diz “indignado” pela “conveniência silenciosa de certos meios de comunicação e partidos, que se dizem democráticos, com o atentado de caráter fascista”.

14 thoughts on “PT se diz perseguido pelas elites, pela mídia e pela oposição

  1. A investigação do MPF reúne indícios de que Oliva Neto possa ter atuado como operador de Mercadante, que ao assumir a pasta de Ciência e Tecnologia pressionou para a realização de uma nova licitação para Angra 3. Coronel reformado, Oliva Neto ocupou até 2007 o cargo de chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência. Desde então, ele reativou a Penta Prospectiva Estratégica e passou a prestar consultoria em todos os grandes projetos do governo do PT na área de defesa, não só na compra dos submarinos, mas dos helicópteros franceses EC-725 e em projetos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Em 2010, Penta se uniu à Odebrecht Defesa e Tecnologia, criando a Copa Gestão em Defesa. Depois foi adquirida a Mectron, que igualmente firmou sem concorrência contrato com a Amazul Tecnologias de Defesa, estatal de projetos criada por Dilma para atuar no Prosub. A Lava Jato puxará agora o fio desse novelo que pode levar a identificar possível tráfico de influência de Mercadante e eventual uso da empresa de consultoria de seu irmão para recebimento de propina.

  2. David,
    Perfeitíssimo!
    Seu comentário,resume a vontade da maioria!Vale por um Editorial.
    Chega de análise!
    Essa M está passando da hora!

  3. Senhor Rui Falcão, se seu partido fizesse tudo direitinho, ninguém o detestaria. Afundar um país é crime, meu senhor. Destruir uma empresa como a Petrobras é crime. Roubar é crime. Ah, e matar também, e muito mais grave.

  4. Esses crápulas adoram se fazer de vitimas!
    E esse “atendozinho” ridículo está com todo o jeito de ter sido coisa de PETRALHAS!
    Há imagens do carro de onde foi lançado o artefato. Cabe à policia investigar a quem pertence esse veiculo.

    DUVIDO QUE SEJA DE INIMIGOS DO PT, muito pelo contrário, até mesmo porque se fosse o caso seria coisa de gente muito estúpida e ignorante, pois os efeitos disso só beneficiaram a esses marginais PETRALHAS!
    AFIRMO COM 90% DE CERTEZA QUE ISSO FOI COISA DE PETRALHA ALOPRADO!

  5. Rui Falcão deveria ter sintetizado a sua reclamação com os “perseguidores” do PT.
    Deveria ter simplesmente declarado que o Brasil persegue os petistas!

  6. Em mais três anos ela acaba com nossas pretensões, com o próprio partido e com o país. Não precisa lei nenhuma não comunistas, o povo já julgou vocês, e o veredito é CULPADO !

  7. O Sr. Falcão é muito bedel, uma ave de rapina. Deve estar com o cérebro (o qualquer coisa que tenha na cabeça) gelatinoso. É a prova cabal da queda do partido: quando alguém assim é o representante de tantos, a coisa foi para o saco!
    Em 2016, eleições municipais.
    Será o momento do povo de verdade eliminar candidatos do PT e dos agregados de sempre. Precisaríamos mudar a partir dos municípios.
    No entanto, se continuarem votando em vereadores/prefeitos do PT, continuarão a alimentar a máquina humano/políticos e recursos.
    E ainda tem as urnas. Poderemos eliminá-los no “ninho” onde nascem. Tomara as urnas não tenham novo ataque de nervos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *