PT usa argumentos ardilosos para justificar a legalidade da candidatura de Lula

Resultado de imagem para Lula candidato preso charges

Charge do Cazo (www.blogdoafr.com)

Carlos Newton

Não mais do que de repente, como diria Vinicius de Moraes, apareceram na mídia alguns “juristas” com teses inusitadas e exóticas, que justificariam a legalidade da candidatura de Lula da Silva, seu registro junto à Justiça Eleitoral e sua marcha para a vitória. Com base nesses supostos argumentos jurídicos, o PT está entrando na Justiça para exigir que Lula tenha igualdade de direitos com os demais pré-candidatos e seja também entrevistado pelos órgãos de comunicação que fazem  sabatinas individuais, já iniciadas pelo SBT, em conjunto com a Folha e o UOL.

Igualdade de direitos é reivindicação básica em qualquer democracia. À primeira vista, parece se tratar de uma solicitação bem sustentada, mas na verdade não é nada disso. Os argumentos jurídicos usados para sustentar a legalidade da candidatura petista não passam de uma ardilosa manipulação.

FICHA LIMPA – Como se sabe, Lula se tornou inelegível devido à Lei da Ficha Limpa. Os “juristas” do PT agora argumentam que grande número de prefeitos e parlamentares condenados em segunda instância (colegiado) tiveram suas candidaturas registradas, concorreram às eleições, alguns venceram, foram empossados e exerceram os mandatos. E houve vários casos de candidatos que estavam presos, exatamente como Lula.

Com base nesses argumentos, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann garante ao partido que Lula vai disputar a eleição, e cita o caso do senador Cássio Cunha Lima, que, apesar de condenado em segunda e terceira instâncias, foi candidato, venceu e está exercendo o mandato.

Gleisi poderia citar outros parlamentares na mesma situação, como os senadores Jader Barbalho e Paulo Rocha, ou o governador Marcelo Miranda, do Tocantins, que acaba de ser cassado pela segunda vez e se tornou duplamente ficha suja. Não faltam exemplos.

HÁ CONTROVÉRSIAS – Acontece que nenhum dos casos citados pelos “juristas” do PT tem semelhança com a situação de Lula. São fatos que ocorreram antes da Lei da Ficha Limpa, que é de 2010 e foi sancionada pelo próprio presidente Lula. Na época, houve recursos ao Supremo, e a decisão foi de que a Ficha Limpa não poderia retroagir para tornar inelegíveis candidatos que tinham sido condenados antes da vigência da lei. Foi o que salvou Barbalho & Cia.  

O caso de Lula é inteiramente diverso, porque a condenação ocorreu depois da Lei da Ficha Limpa, e isso significa fim de papo. Seus advogados já recorreram da condenação ao Superior Tribunal de Justiça (recurso especial) e ao Supremo Tribunal Federal (recurso extraordinário, mas nenhum deles tem efeito suspensivo.

A decisão será do Tribunal Superior Eleitoral, cabendo recurso ao Supremo,  sem a menor chance de êxito para Lula, que participará da campanha como candidato até 12 de setembro, quando haverá a impugnação, depois o partido tem cinco dias para substitui-lo. Com toda certeza, o nome de Lula não estará na lista de candidatos na urna eleitoral.  

###
P.S.Entre os objetivos almejados, o PT só vai concretizar´um deles, que é bagunçar a eleição. Mas espera-se que o partido não leve o tumulto para as ruas, porque os militares estão aguardando um motivo para dar o ar de sua graça. (C.N.)

12 thoughts on “PT usa argumentos ardilosos para justificar a legalidade da candidatura de Lula

  1. Essa eleição será a mais bagunçada da História. Primeiro porque o PT vai fazer tudo para tumultuar e segundo porque os defensores do voto impresso não aceitarão o resultado.

    • Tudo tem limite, e quem tem, tem medo.

      Veja o caso do Genuíno, e outros petistas frouxos quando a cobra fumou, arrumaram doenças iguais a do Maluf.

      As hofmans e demais mariposas petistas logo deixarão de voar alto e se colocarão em seus devidos puleiros quando Moro continuar sua escalada justa de metê-los na cadeia, para o Bem do Brasile felicidade geral da nação.

      luizi nácio lalau da silva preso, Brasil feliz!

      Viva Temer que nos ajudou a derrubar a bandida!

  2. Também ninguém nasceu para roubar a pátria como o FDP luiz inácio que agora preso para o bem do Brasil, ainda não se arrependeu, e se for solto voltará a roubar.

    Vergonha é bom , e o povo brasileiro gosta.

    luiz inácio na cadeia, Brasil livre e feliz!

    • ”’mais”’,
      tem um que nasceu só para ser
      O HEXA-MAIOR L.A.D.R.Ã.O DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
      sacripanta nato, desde novinho!

  3. CN. Não entendo tanto destaque para bandidos do tipo Lula; dos sempre os mesmos Alkmin, Ciro e Temer e nem uma linha para a Marina. Será o medo do novo?

  4. Olhem pro tamanho da conta que o PT (Lula) deixou pra todos pagarem….
    Pro medo e a manipulação dos poderosos (rede groubo) num quinto dia de greve de verdade…
    Pro amontoado de sujeira putrefata que tomou conta do Brasil.
    Pro cafajeste que está sentado no trono…

    Se passarem fome, mirem nessa gente, e não nos caminhoneiros.
    Os caminhoneiros são o Brasil, que esta parado, há tempo! O que funcionava era a sujeira…

    Lula? Que fique preso até morrer, praga do inferno…

    E continua a deriva, não apareceu candidato digno de votar…

  5. O trabalhador eleitor vota com dignidade, não reelegendo os ladrões do cofre público, repudiando PT,PMDB,PP e alguns penduricalhos. que Mídia séria, ponha os nomes da canalhada, para recordar os curtos de memoria, pra salvar o Brasil estuprado pelos politiqueiros e dos que vendem por migalha seus votos indignos!. Por um Brasil decente e justo, e que Deus nos ajude a sair desse pantanal. O pior problema são as urnas eletrônicas fraudáveis, lembram-se do sinistro Toffoli, o reprovado, em breve, presidente do stf!
    elegeu Dª Dilma, em apuração secreta,?

  6. Quem quer criar uma briga de bar e bagunçar tudo é o PT. Só assim eles poderão inviabilizar as eleições aonde serão esmagados pela opinião pública. Este vexame mundial é que tentam evitar. Os militares não querem intervenção na política pois sabem que através do voto tem imensa chance de eleger Bolsonaro, deputados, senadores e consequentemente diversos ministros generais serão indicados. É isso que tortura o PT. O que dirão para seus amiguinhos da mídia internacional socialista?

  7. o lula já era… para com essa palhacada de soltar balão de ensaio pra ver o que vai dar… ele é inelegível e o TSE em unanimidade já deixou bem claro…. tinha que ser esse jornalista que subliminarmente simpatiza com essa petezada baixo nivel… alias, quem apoia lula tem o mesmo caráter …

  8. E digam o que quiserem não vai ser golpe não os motivos estão se amontoando a nossas vistas,
    estruturas corrompidas leg, exec. jud. desordem econômica,desabastecimento, ruptura distúrbios sociais, clamor popular.
    Eles que não são otários nada e já estão escaldados, estão pacientemente esperando a bomba estourar para catar os cacos.
    Reforçando a incompetência da sociedade civil de se auto gerenciar. E é tudo que os canhotos querem para chorar e enganar por mais 50 anos
    Caso cheguemos a este ponto já vamos apontar os culpados agora para não ficar mais 50 anos discutindo o sexo dos anjos, são os puliticus atuais os que roubaram e os que deixaram roubar simples assim que nos levaram a isso e que eles paguem .
    E que caiam na mão da justiça pois se cair na ira da população vai ser linchamento atras de linchamento, como já é comprovado, linchamento é uma coisa que alastra igual fogo em mato seco morro a cima.
    Essa é a coisa não tem complicação não é só isso roubaram e destruíram o pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *