
Tudo o que Dilma faz dá errado
Valdo Cruz
Folha
A imprudência e o voluntarismo do governo Dilma em seu primeiro mandato quebraram o Estado. A tal ponto que, numa atitude inédita, o Orçamento da União de 2016 é enviado ao Congresso Nacional com previsão de déficit.
Fica difícil, neste momento, avaliar o que teria sido pior. Fazer mágicas para tapar o rombo previsto no orçamento do ano que vem ou admitir que o governo não tem dinheiro para bancar todas as suas despesas.
No ano passado, a equipe de Dilma optou pelas pedaladas fiscais, uma maquiagem para tentar esconder o buraco nas contas públicas. Não deu. Fechou 2014 sendo obrigada a se endividar para pagar seus débitos. E nem pagou todos.
O fato é que Dilma adora um gasto para chamar de seu. A presidente é adepta do Estado forte, intervencionista, dono e agente direto dos rumos da economia. Ela não se satisfaz em dar apenas as diretrizes.
IMPREVIDÊNCIA
Deu no que deu. Imprevidente, gastou mais do que arrecada. Estimulou o aumento de alguns gastos e não tomou nenhuma medida para segurar outros. Torrou o colchão de poupança deixado para ela por Lula.
Numa atitude de desespero, lançou de última hora a ideia de ressuscitar a CPMF, o imposto do cheque. A operação foi tão atrapalhada, com oposição à ideia vindo de dentro do próprio governo, que durou meros três dias. Teve vida curtíssima.
Resultado, o governo Dilma tem hoje estreita margem de ação para: combater uma recessão que deve durar dois anos, uma inflação acima de 9% e um desemprego em alta.
TUDA DÁ ERRADO
Aí, para tentar respirar, inventa não só a volta da CPMF como diz que vai cortar dez ministérios, no timing errado, na dose errada, espalhando medo e paralisia na sua equipe.
Enfim, este é um governo que não precisa de oposição. A ponto de um aliado muito próximo de Dilma Rousseff desabafar: “Deste jeito, não sei se vamos aguentar. Se a gente quer destruir o nosso governo, estamos no caminho certo”.
(artigo enviado pelo comentarista Wilson Baptista Jr.)
Novamente nas entrelinhas, o autor da matéria insinua que a responsável única é dilma e lula “deixou um colchão de poupança”. O Criador, chefe, pai do caos onde o Brasil está metido é o sr. lula!
Ele fez uma obra de ficção econômica fazendo o país crescer em 2010 gastando muito mais do que era possível. Distribuindo verbas sem controle, investindo em despesas, comprando direta ou indiretamente (através da ilusão) o voto de milhões de brasileiros.
O tal colchão era para ser investido em saúde, educação, infraestrutura, mas foi dilapidado pela nuncadantes vista dívida interna que supera os trilhões. Nossas reservas são nada perto da dívida contraída a juros estratosféricos.
Chega de blindar essa figura nefasta que arrota sabedoria, mas que se esconde no banheiro quando as coisas ficam feias.
Esta senhora só sabe mesmo fazer “CARAS” para a mídia, está enterrando o país, não tem bom senso, ignora o que está acontecendo, mas também, temos uma oposição de merda, ninguém aguenta mais este congresso omisso com a situação do país, só sabe falar, estamos vivendo num país sendo governado por incompetentes.
estamos vivendo num país sendo governado por incompetentes.”, incluindo o Estado de SP com a Quadrilha do efeagacê…
Está melhorando, Armando. Colocaste a tua matilha no rol. Finalmente um petista admite que o governo do PT é incompetente.
Paulo_2, não sei como alguém neste país como o Tonino tem coragem de defender esta quadrilha que esta roubando o país. Ontem, este Toninho MAV criticou o Gilmar Mendes por que ele falou que a ação contra a dilamta irá continuar no TSE.
Dilma Pixuleco, a “gerentona” de Lula Pixuleco da Silva consumou a obra de seu criador e acabou de quebrar o Estado brasileiro.
Esse é o verdadeiro legado de Lula Pixuleco da Silva: a quebra do Estado brasileiro.
Os banqueiros aguentam.
O estelionato eleitoral pertence tanto ao PT quanto ao PMDB. Este PMDB é uma escória, e vem se responsabilizando pela morte lenta da economia brasileira. Todos sabem que sem o PMDB não pode haver mudança de rumos, pois a oposição sozinha não tem número e não pode defenestrar a presidente e seus comparsas.
O congresso brasileiro é vergonhosamente decepcionante, pois apesar dos políticos experientes que possui, prolonga a crise ao suportar o poço de ilegalidades que o estado comete. Um orçamento deficitário é o maior absurdo que um governo pode cometer, ou seja, o planejamento da irresponsabilidade fiscal anunciada. O ministro do planejamento é um arrogante lambe botas do poder. O da fazenda, sem vergonha e sem mais comentários. Como estes pais de família podem servir de capachos a um governo podre e mentalmente incapaz?
Até eu que não sou do meio político sei que a crise de confiança que se abate sobre o Brasil vai passar somente com a queda do governo atual. O que o PMDB quer é fazer a agonia atingir a população até o limite da ruptura social. O PT bandido aplaude esta indolência política que só faz mal à população, mas lhe dá sobrevivência na terra arrasada que criou em seus anos de mandato.
Se um novo governo assumir, um novo alento pode fazer voltar o Brasil acordar deste pesadelo terrível que vivemos atualmente, onde as oportunidades estão se esgotando. Lembro-me de Itamar Franco que mudou a cara do país para muito melhor, apesar do impedimento de Collor e a terra arrasada que deixou. O mundo vai desabar economicamente, não demora. O que sobrará ao Brasil é o colapso além da falta de esperança. Com a presidente demente, que mente por natureza da sua doença, não há como se sonhar com o futuro. Apenas viver o pesadelo presente que destrói rapidamente as utopias passadas.
Senhores,senhoras e brasileiros em geral acreditem que os maiores de 40 anos não verão este País prosperar pois não nasceu ainda o homem que vai arrumar está casa de corruptos,não ha politico que arrume isso, pois se fizer a máfia mata. Aqui ninguém copia o que é bom nos outros Países e vou mais longe ouço por várias vezes pessoas públicas dizendo nosso país e jovem, Estados Unidos também é jovem 8 anos mais velho que nosso Brasil, Austrália bem mais novo que nosso Brasil
Canadá idem e ai, perto deles somos nada. Se pudesse pegar toda população nossa levar para Austrália e fazer a troca deles para o Brasil acredite 10 anos o Brasil a maior potência e Austrália com certeza com esses corruptos sem caráter estaria na lama, enfim acreditem leitores morreram e não irão ver isto melhorar.