Quem aguenta um governo que não precisa de oposição?

Tudo o que Dilma faz dá errado

Valdo Cruz
Folha

A imprudência e o voluntarismo do governo Dilma em seu primeiro mandato quebraram o Estado. A tal ponto que, numa atitude inédita, o Orçamento da União de 2016 é enviado ao Congresso Nacional com previsão de déficit.

Fica difícil, neste momento, avaliar o que teria sido pior. Fazer mágicas para tapar o rombo previsto no orçamento do ano que vem ou admitir que o governo não tem dinheiro para bancar todas as suas despesas.

No ano passado, a equipe de Dilma optou pelas pedaladas fiscais, uma maquiagem para tentar esconder o buraco nas contas públicas. Não deu. Fechou 2014 sendo obrigada a se endividar para pagar seus débitos. E nem pagou todos.

O fato é que Dilma adora um gasto para chamar de seu. A presidente é adepta do Estado forte, intervencionista, dono e agente direto dos rumos da economia. Ela não se satisfaz em dar apenas as diretrizes.

IMPREVIDÊNCIA

Deu no que deu. Imprevidente, gastou mais do que arrecada. Estimulou o aumento de alguns gastos e não tomou nenhuma medida para segurar outros. Torrou o colchão de poupança deixado para ela por Lula.

Numa atitude de desespero, lançou de última hora a ideia de ressuscitar a CPMF, o imposto do cheque. A operação foi tão atrapalhada, com oposição à ideia vindo de dentro do próprio governo, que durou meros três dias. Teve vida curtíssima.

Resultado, o governo Dilma tem hoje estreita margem de ação para: combater uma recessão que deve durar dois anos, uma inflação acima de 9% e um desemprego em alta.

TUDA DÁ ERRADO

Aí, para tentar respirar, inventa não só a volta da CPMF como diz que vai cortar dez ministérios, no timing errado, na dose errada, espalhando medo e paralisia na sua equipe.

Enfim, este é um governo que não precisa de oposição. A ponto de um aliado muito próximo de Dilma Rousseff desabafar: “Deste jeito, não sei se vamos aguentar. Se a gente quer destruir o nosso governo, estamos no caminho certo”.

(artigo enviado pelo comentarista Wilson Baptista Jr.)

9 thoughts on “Quem aguenta um governo que não precisa de oposição?

  1. Novamente nas entrelinhas, o autor da matéria insinua que a responsável única é dilma e lula “deixou um colchão de poupança”. O Criador, chefe, pai do caos onde o Brasil está metido é o sr. lula!
    Ele fez uma obra de ficção econômica fazendo o país crescer em 2010 gastando muito mais do que era possível. Distribuindo verbas sem controle, investindo em despesas, comprando direta ou indiretamente (através da ilusão) o voto de milhões de brasileiros.
    O tal colchão era para ser investido em saúde, educação, infraestrutura, mas foi dilapidado pela nuncadantes vista dívida interna que supera os trilhões. Nossas reservas são nada perto da dívida contraída a juros estratosféricos.
    Chega de blindar essa figura nefasta que arrota sabedoria, mas que se esconde no banheiro quando as coisas ficam feias.

  2. Esta senhora só sabe mesmo fazer “CARAS” para a mídia, está enterrando o país, não tem bom senso, ignora o que está acontecendo, mas também, temos uma oposição de merda, ninguém aguenta mais este congresso omisso com a situação do país, só sabe falar, estamos vivendo num país sendo governado por incompetentes.

      • Paulo_2, não sei como alguém neste país como o Tonino tem coragem de defender esta quadrilha que esta roubando o país. Ontem, este Toninho MAV criticou o Gilmar Mendes por que ele falou que a ação contra a dilamta irá continuar no TSE.

  3. Dilma Pixuleco, a “gerentona” de Lula Pixuleco da Silva consumou a obra de seu criador e acabou de quebrar o Estado brasileiro.

    Esse é o verdadeiro legado de Lula Pixuleco da Silva: a quebra do Estado brasileiro.

  4. O estelionato eleitoral pertence tanto ao PT quanto ao PMDB. Este PMDB é uma escória, e vem se responsabilizando pela morte lenta da economia brasileira. Todos sabem que sem o PMDB não pode haver mudança de rumos, pois a oposição sozinha não tem número e não pode defenestrar a presidente e seus comparsas.
    O congresso brasileiro é vergonhosamente decepcionante, pois apesar dos políticos experientes que possui, prolonga a crise ao suportar o poço de ilegalidades que o estado comete. Um orçamento deficitário é o maior absurdo que um governo pode cometer, ou seja, o planejamento da irresponsabilidade fiscal anunciada. O ministro do planejamento é um arrogante lambe botas do poder. O da fazenda, sem vergonha e sem mais comentários. Como estes pais de família podem servir de capachos a um governo podre e mentalmente incapaz?
    Até eu que não sou do meio político sei que a crise de confiança que se abate sobre o Brasil vai passar somente com a queda do governo atual. O que o PMDB quer é fazer a agonia atingir a população até o limite da ruptura social. O PT bandido aplaude esta indolência política que só faz mal à população, mas lhe dá sobrevivência na terra arrasada que criou em seus anos de mandato.
    Se um novo governo assumir, um novo alento pode fazer voltar o Brasil acordar deste pesadelo terrível que vivemos atualmente, onde as oportunidades estão se esgotando. Lembro-me de Itamar Franco que mudou a cara do país para muito melhor, apesar do impedimento de Collor e a terra arrasada que deixou. O mundo vai desabar economicamente, não demora. O que sobrará ao Brasil é o colapso além da falta de esperança. Com a presidente demente, que mente por natureza da sua doença, não há como se sonhar com o futuro. Apenas viver o pesadelo presente que destrói rapidamente as utopias passadas.

  5. Senhores,senhoras e brasileiros em geral acreditem que os maiores de 40 anos não verão este País prosperar pois não nasceu ainda o homem que vai arrumar está casa de corruptos,não ha politico que arrume isso, pois se fizer a máfia mata. Aqui ninguém copia o que é bom nos outros Países e vou mais longe ouço por várias vezes pessoas públicas dizendo nosso país e jovem, Estados Unidos também é jovem 8 anos mais velho que nosso Brasil, Austrália bem mais novo que nosso Brasil
    Canadá idem e ai, perto deles somos nada. Se pudesse pegar toda população nossa levar para Austrália e fazer a troca deles para o Brasil acredite 10 anos o Brasil a maior potência e Austrália com certeza com esses corruptos sem caráter estaria na lama, enfim acreditem leitores morreram e não irão ver isto melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *