Quem é melhor: Messi ou Neymar?

O comentarista J. E. O. Bruno manda à Tribuna da Imprensa uma intrigante pergunta: Quem é melhor jogador: Messi ou Neymar? Para escolher qual dos dois é o melhor, Bruno reproduz uma crônica do jornalista Armando Nogueira, que clareia um pouco a questão, pois o Messi possui duas qualidades fundamentais para ser um bom jogador, que são o passe certeiro e o gol, enquanto Neymar possui as três: passe, gol e drible, já que neste último quesito, ele dá de goleada no craque argentino. Sem falar que na seleção brasileira, Neymar mostra uma
disposição que Messi não demonstra com o uniforme azul e branco.

***
OS TRÊS FUNDAMENTOS DO FUTEBOL

Armando Nogueira

“Pergunta-me mestre Zico, qual dos três fundamentos mais me encanta: o drible, o passe, ou o gol.  Os deuses do futebol têm mil maneiras de tocar meu coração. E entre elas, figuram o drible, o passe e o gol. Se, porém, eu tivesse que eleger um, confesso que ficaria com o drible.

O passe, mais que o gol, encerra uma virtude notável: o sentimento de participação. Ainda assim, vejo o passe e o gol como realizações cerebrais.

O drible é criação medular. Os dois primeiros podem ser frutos de um exercício ou de uma obstinação.  O passe, tal como o gol, é uma questão de capacidade — e capacidade é um bem que se conquista.

O drible, ao contrário,  é a faculdade,  e faculdade vem de outro mundo. É mistério. É dom. O drible é arte, acontece.

É coisa do espírito, que como dizia Santo Agostinho, “sopra onde bem entende.”

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *