Quem vê o que na Tevê

Um ditado antigo diz que “nem tudo que reluz é ouro”. Esse ouro na televisão é a audiência. Cada ponto vale tanto, os dirigentes sabem na hora, principalmente em São Paulo. Institutos de pesquisa (e aí não há erro, porque é contagem mesmo, feita imediatamente) têm aparelhos colocados em residências (autorizados e pagos, claro) e locais públicos concorridos.

As televisões vivem em contato com os institutos, lógico, respeitados os interesses conscientes e convenientes. E festejam logo o fato de “terem melhorado” em determinado momento.

Dos jornais, quem dá a melhor cobertura a esses resultados é a Folha. Nada surpreendente, até bem jornalístico, a televisão hoje é indispensável, a maioria quer saber o que “os outros estão vendo”. É humano isso, seria desumano não cobrir.

Anteontem, no “Caderno Ilustradíssima” (fusão da “Ilustrada” com o “Mais”), resultados da penúltima semana, que agora interpreto e comparo.

A Globo, liderou como habitualmente, Logo, logo, a Record. O melhor índice da Globo (46 pontos) foi o jogo Santos-Santo André, era a sensação, a direção ganha louvores, marcou em cima. Depois, bem longe, com o máximo de 38 pontos, a novela “Viver a Vida”, unanimidade; foi das mais monótonas, chatas, pouco sucesso. As duas novelas da Record surpreenderam, uma com 15, a outra com 13. (A TV Globo jamais esperava isso, admitia ou acreditava, mas aconteceu).

Silvio Santos, que já foi referência e liderança, não consegue passar de 10 pontos. Gugu, no SBT, ultrapassava o patrão. Agora não aparece entre as melhores audiências da Record.

***

PS – Como depois de Einstein, tudo é relativo, destaque para “Pânico na TV”, da RedeTV, antiga Manchete.

PS2 – Num canal frágil e com audiência restrita, o “Pânico” chega a 10 pontos, o que mostra que a audiência é própria e não “emprestada”. 10 por cento é de preocupar concorrentes e atrair anunciantes.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *