Raquel Dodge se adiantou e pediu logo que o TSE rejeite a candidatura de Lula

Raquel Dodge tinha redigido o parecer por antecedência

André de Souza
O Globo

Mesmo antes do prazo previsto, a procuradora-geral da República e procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, contestou na noite desta quarta-feira o pedido do registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ela, o petista deve ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. O pedido foi encaminhado ao relator do registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso.

Lula foi condenado na Lava-Jato por órgão colegiado, o que permite seu enquadramento na lei. Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, aplicou-lhe uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP). Lula está preso atualmente em Curitiba.

POR OITO ANOS – “No caso em exame, o início de cumprimento da pena é recente e não se exauriu. Por isso, o prazo de inelegibilidade por oito anos após o cumprimento da pena ainda não começou a fluir”, disse Dodge.

A procuradora também alegou que ele não pode manter sua candidatura enquanto não há uma análise definitiva do registro pelo TSE, uma vez que a campanha será financiada por recursos públicos. Para Dodge, o dinheiro deve ser destinado a quem é elegível. Ela também pediu que seja anexado ao processo a certidão da condenação no TRF-4.

Mais cedo, o PT protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro de candidatura de Lula à Presidência da República. Fernando Haddad, indicado como vice, Manuela D’Avila, do PCdoB, a ex-presidente Dilma Rousseff e a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, estiveram na Corte para deixar a documentação e fazer um gesto em defesa do ex-presidente.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como se vê, está prevalecendo a previsão em lei do que é público e notório. O relator terá de rejeitar o registro logo de cara e apresentar o parecer logo na primeira reunião do plenário do TSE, que será na próxima terça-feira, dia 21, às 19 horas. Lula já pode dizer adeus às ilusões, como no clássico de Vincente Minelli, e Haddad vai logo entrar em campo, junto com Manuela D’Avila. Quanto ao PT, só resta o “jus sperniandi”. A senadora e presidente do PT Gleisi Hoffmann imediatamente tuitou: “Se pra barrar a candidatura de Lula fosse corrida dos 100m e 200m rasos, Raquel Dodge a essa altura já teria quebrado todos os recordes do velocista Usain Bolt. Mas de rasa mesmo só a conduta arbitrária de quem está a serviço do golpe. Lamentável!”  (C.N.)

29 thoughts on “Raquel Dodge se adiantou e pediu logo que o TSE rejeite a candidatura de Lula

  1. Pirro às avessas

    Lula calcula que deve perder agora para abrir margem a uma vitória em outubro

    Ao registrar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, nesta quarta-feira (15), o PT abre nova e aguda fase de embate com o Judiciário, reafirmando tática que foi adotada pelo ex-presidente desde que ele entrou na mira da Lava Jato.

    A opção pelo confronto foi consciente e pragmática. Numa tentativa de dar sobrevida política ao partido que criou e ao próprio legado, Lula decidiu esgarçar todos os fios de sua relação com a Justiça, sacrificando as remotas chances que teria de deixar a cadeia cedo ou de contar com alguma boa vontade no Tribunal Superior Eleitoral.

    O petista sabe que, colocando o TSE contra a parede enquanto arquiteta a própria substituição na corrida pelo Planalto —dentro da carceragem da Polícia Federal—, irrita os ministros e abre espaço para respostas extremadas e céleres.

    Mas é preso, derrotado dia após dia nos tribunais, que Lula mantém vivo o discurso de que é vítima de uma caçada judicial.

    O ex-presidente, que se comunica com parcela expressiva do povo como poucos, tem ciência de que, por si só, o fato de ele estar na cadeia enquanto outras cabeças coroadas circulam pelos corredores do poder alimenta em seus simpatizantes desconfianças de tratamento desigual.

    Lula sabe que suas chances de continuar na disputa presidencial são praticamente nulas. Sabe que não sairá da cadeia este ano, em meio ao debate eleitoral. Sabe que toda vez que ataca o Judiciário estrangula o discurso daqueles que, em análise fria, apontam atipicidades no caso que o levou para a prisão. Ele sabe.

    O ex-presidente faz o que faz em nome de um projeto de poder muito bem estruturado na cabeça dele. Vai esticar sua presença virtual na disputa até o limite, seja brigando com o TSE, com Sergio Moro, com o Supremo, com tudo.

    Além disso, não se tem notícia de outro presidiário que tenha conseguido arregimentar milhares de apoiadores para, em marcha, levar seu nome à Justiça Eleitoral porque os limites da cela o impedem de fazê-lo com as próprias pernas.

    Lula vai cumprir todo o calvário jurídico, sim, mesmo sabendo que a derrota é dada como certa. Fará isso para tentar criar uma narrativa capaz de ungir o nascimento de sua nova persona —hoje inseminada em Fernando Haddad. Calcula que deve perder agora para abrir margem a uma vitória em outubro.

    https://goo.gl/rmqBec

  2. Pronto, o Alex Cardoso jogou a toalha, o lula já era.
    Hoje pela manhã, uma comentarista de radio, disse que o PT, por estar fora do jogo eleitoral, passou a debochar das instituições e principalmente do judiciário, coisa pública e notória.
    Agora, se deixaram este caso do lula chegar a até a tal segunda turma do supremo, cuidado.
    Lá eles já demonstraram que não tem nenhuma responsabilidade com a lei, só atendem aos seus patrões.
    O trio parada dura, comandados pelo LIWRANDOWSKY, estão livrando a cara da bandidagem engravatada em geral, até processo ainda não iniciado, estão trancando, um escândalo.
    Bem, quando alguém fala em “constituição”,assim como fez um comentarista estrelado aqui da TI,
    da vontade de rir, até porque a constituição hoje, é apenas a vontade dos 11 ministros e entortam a carta magna, que de magna já não tem mais nada, para todos os lados e não sera surpresa se a notória segunda turma ainda por o lula no planalto. Já não duvido de mais nada, o Brasil parou devido a esculhambação.

  3. Sr. Carlos Newton, LULA é um condenado em 2ª instância e nós brasileiros esperamos que a justiça tenha sido justiça, não justiceira. E que as provas materiais apareçam.

    Também esperamos que a nossa justiça atue de forma muito rápida com os outros políticos que foram pegos em gravações, malas, mochilas, milhões em um apartamento.Gravações essas que deveriam resultar em cadeia imediata, pois existe o flagrante delito.

    Para outros as investigações são prorrogadas.

    Tem um candidato a Presidente que empregou uma funcionária fantasma, segundo a mídia, isso não seria improbidade Administrativa ou quebra de decoro parlamentar?

    PS. E que após as eleições não só o povo pague a conta, estamos cheios de pagar contas. E o candidato que ganhar cumpra com as promessas: segurança, saúde, emprego, planejamento familiar etc… Que o próximo Presidente não fique apenas reformando e entregando nossas empresas e nossas riquezas naturais a preço de banana.

      • Paulo2, você é um Tucano com dor de cotovelo, seu partido não ganha mais nada, por isso vai fazer o voto útil votando no Bolsonaro.

        Para limpar a tua cabeça só o Gardenal, associado a uma boa dose de educação e seriedade nos comentários.

        Um bom dia de trabalho pra você.

    • A principal prova material é o inventário da Marisa Letícia onde aparece o triplex.As outras são o vídeo com o Leo Pinheiro e o “nove dedos”, no triplex e as inúmeras testemunhas que confirmaram a mentora das reformas no apartamento.

  4. Algumas reportagens estão a dizer erroneamente que a lei deu uma brecha para Lula ser candidato. Quem diz isso vê a CF 88 mais como SUBSUNÇÃO e não PONDERAÇÃO, como prescreve a moderna teoria constitucional alexiana em todo o Mundo onde as coisas prestam. Acabou-se o tempo das brechas, das malandragens. Lula deverá ter as suas vontades refutadas e se concentrar no cumprimento de sua pena, que é de dois anos em regime fechado, com posterior progressão. Procuradores têm que cumprir seus deveres. Foi o que ela fez.

  5. Só pro tolinho do “Observando”…
    O que o candidato que vc não identificou, fez foi apenas nomear na cota DELE alguem para cargo em comissão na cidade base eleitoral dele.
    Lembre…na cota parlamentar dele.
    Pode espernear suas perninhas finas.
    Só não te abraço forte…pq pode quebrar essa carcaça petista velha mofada.
    Uahauahauahauaha

    • Ah, então tá cota parlamentar, mas precisa bater o ponto e trabalhar, segundo a mídia ela é funcionária fantasma.

      Tanto identifiquei que o Sr. sabe de quem eu escrevi.

      Tem de ter a função inerente ao cargo, não vender açaí e dar água aos cachorros.

      Será que o tolinho sou eu?

      A WAL é mais uma vítima do curral eleitoral.

      E para pagar os serviços particulares do candidato, os recursos tem de sair do bolso privado.

    • Maus Bofes,

      Ce tá coberto de razão nos temos de indicar um candidato corrupto que nomeia pessoas em cargos comissionados sim.

      Pois quando colocamos lá na presidência pessoas ooonestas sem mancha de corrupção deu no que deu.
      Bolsonaro neles, e eu quero ver o pt abraçado no psdb , vai ser divertido, fhc indo visitar o lula. KKKKKKKK
      E pra ajudar os ptistas é melhor já fazer os acordos desde já, vai ser no primeiro turno KKKKKKk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *