Reação contrária pode levar CBF a rever indicação de Dunga

Pedro do Coutto

A forte reação contrária dos meios de comunicação e da opinião pública ao retorno do técnico Dunga ao comando da Seleção Brasileira pode levar provavelmente a direção da CBF a rever a indicação. À primeira vista a impressão que se tem é de que a iniciativa de José Maria Marim foi precipitada e não avaliou os reflexos negativos acentuados pelas matérias editadas pelos jornais (manchete de O Globo) e rejeição de 85% registrada em pesquisa realizada pelo Fantástico, noite de domingo.

A Confederação Brasileiraa de Futebol informou, pela Internet, que anunciaria a escolha hoje, terça-feira. Escrevo este artigo na véspera, portanto na segunda-feira. Admito até a hipótese de ocorrer um adiamento na divulgação.

As reações destacam tanto Dunga quanto Gilmar Rinaldi, na imprensa. São fortes  e se estendem a condição de empresário de jogadores atribuída a Rinaldi. Como coordenador do selecionado, nesta situação, ele se tornaria juiz e parte a um só tempo. E é um princípio universal de Direito que ninguém pode simultaneamente ocupar as duas posições. Aliás quanto a Rinaldi, aproveito este espaço para retificar o erro que cometi na sexta-feira quando confundi o goleiro reserva do escrete de 98 com Gilmar Neves, goleiro titular bicampeão de 58 e 62.

DESCONTROLE

Feito o conserto com atraso de alguns dias, voltando ao tema cujo foco central a mim parece a inoportunidade da decisão pró Dunga, estilo agressivo semelhante ao de Felipão, ainda sob o trauma dos sete a um para a Alemanha. Canais de televisão reeditaram  inclusive momentos de intensa exaltação do técnico na Copa de 2010 quando da desclassificação do Brasil nas quartas de final. Na condução de seu trabalho exasperou-se demais, deixando evidente seu descontrole.

O mesmo que envolveu o comportamento de Felipe Scolari, agora, quando numa entrevista a jornalistas afirmou que estava agindo como bem lhe aprouvera culminando a resposta com insultos absolutamente desnecessários e que demonstravam o descontrole que o atingia.

A direção da CBF evidentemente não esperava o resultado da pesquisa do Fantástico destacada pela Rede Globo como um fator de impacto junto à opinião pública. Pois se contasse levaria em conta que a rejeição do nome somado aos sete a um e aos três a zero  para Holanda, ultrapassa, em mal-estar, aos dez gols sofridos pela Seleção na despedida da Copa deste ano. E verdade que outras competições se aproximam. Mas não se tornam fator capaz de se sobrepor à soma da decepção com a precipitação. A esperança, agora, é uma oportuna revisão.

Antes tarde do que nunca.

24 thoughts on “Reação contrária pode levar CBF a rever indicação de Dunga

  1. A continuar assim, o futebol deixará de ser a “alegria do povo”. Esperava-se a necessária renovação e nos vêm com continuidade.

  2. A Globo continua forte mesmo, ela da o sinal e saem repercutindo o que interessa a emissora. Nos tempos que Dunga, nao se tinha convocaçoes que interessavam as “Nikes” e sim quem ele achava que seria melhor para a seleçao. Cortou as entrevistas exclusivas, o que feriu “suscetibilidades globais”. É claro que ela continuará a tentar derrubar Dunga e influenciando pessoas para que tenham a mesma atitude. Sera que Dunga vai aprender “que conosco ninguem pode”?

  3. O 7×1 na derrota do Brasil

    Escutei dizer, que por detrás da escandalosa, vergonhosa e jamais imaginada derrota do Brasil para a Alemanha, de 7×1, estariam os dirigentes da turma de preto (oriundos dos antigos serviços de informação da ditadura militar, SNI, CENIMAR e outros), responsáveis pelas gigantescas badernas de rua iniciadas em 2013, com inacreditáveis destruições, incontáveis incêndios de ônibus, viaturas e carros, destruições de agências bancárias e concessionárias de veículos, assaltos a lojas, e outras mais.

    Furiosos com Dilma/PT por conta da instalação da Comissão da Verdade tentando esclarecer os crimes cometidos pela ditadura militar, de torturas, assassinatos, sequestros, desaparecimentos, terrorismos, e outros mais, a turma de preto decidiu inviabilizar a reeleição de Dilma/PT para presidente da República. A qualquer custo. Inclusive, tentando sabotar a economia do Brasil, espalhando pânicos, inseguranças e desordens pelas grandes cidades sob o manto da “manifestação pública”.

    Nesse projeto de inviabilizar a reeleição de Dilma/PT, teriam armado a surpreendente derrota do Brasil de 7×1 para que ela não contabilizasse frutos da quase certa vitória da seleção do Brasil. De quebra, acreditam transferir mais votos para a oposição em cima do revoltante 7×1. O esquema de barrar a vitória do Brasil foi desencadeado após nossa seleção chegar à semifinal vencendo a forte seleção do Chile, demonstrando possibilidade de ganhar a Copa do Mundo, com a força da torcida brasileira.

    Essa história faz sentido. De outro modo, como justificar o súbito vergonhoso desempenho de nossos jogadores, irreconhecíveis no jogo Brasil x Alemanha, congelados e quase que imóveis frentes aos muito tranquilos e desenvoltos jogadores alemães. O nosso goleiro, Júlio Cesar, que pegou dois pênaltis no jogo contra o Chile, ficou petrificado e imóvel, contemplando as seguidas bolas entrando em nosso gol, uma trás da outra. O nosso corpo técnico, imóvel, fora de padrões, sem providências alguma diante do desastre anunciado. Tudo muito estranho.

    Repete-se a triste e vergonhosa forte suspeita acontecida na entrega da Copa do Mundo para a França em 1998, só que desta vez, por outras razões. Razões da turma de preto da ditadura militar.

    Sem saber que a porteira estava aberta, sem guarda nem defesa, os alemães foram metendo gol, um atrás do outro. Sem entender nada. Só não foram adiante com a goleada por conta de ordens para não humilhar muito o Brasil. Sob mesmo esquema, repetiu-se a goleada da Holanda sobre o Brasil, de 3×0. Tinham que manter a porteira aberta para não escancarar, ainda mais, a já escancarada derrota 7×1. Ou seja, caso deixassem a nossa seleção livre para jogar, poderíamos termos ganho da Holanda. Aí, como explicar o 7×1?

    Quanto à retirada do jogador Neymar dessa traição a Pátria, existem algumas hipóteses. Uma delas, que os patrocinadores, preocupados com possíveis danos, na bilionária propaganda Neymar, teriam exigido a retirada do jogador dessa sujeira. Vai daí, o estranho incidente de campo para retirá-lo. Quanto a recente choradeira de alguns jogadores, possivelmente, por remorso da traição que iriam cometer. O vexame 7×1 tem que ser esclarecido.

    • Wellinton

      Tu acreditas nisso? uauuuu! [a teoria da derrota brasileira que foi ordenada por quem? como? quando? quanto? }
      Não era mais simples aceitar a derrota, humilhante sim, dolorosa sim, ai ai ai!
      do que ficar especulando hipóteses e teorias conspiratórias…Outra coisa, e os alemães não jogaram nadinha coitados que foram ajudados para levar a taça…

  4. Não vai mudar nada,
    Enquanto lá na Casa Bandida do Futebol os mesmos Corruptolas deitam e rolam no futebol brasileiro tudo continuará como antes no quartel de Abrantes.
    A proposito, al´guem dúvida que o mentor de tudo seja o marin.????
    O comandante da corrupção ainda “comanda’ tudo lá de fora, Corruptasso teixeira e os filhos bilionários do marinho não largam o O$$O….

  5. Prezado Jornalista,
    Penso que o que causou espécie foi a defesa por parte da Fátima Bernardes da contratação do Dunga (Yahoo ontem).
    Logo ela que foi praticamente escorraçada por ele da concentração da CBF na copa de 2.010.

  6. O Marim é do PSDB, apoia o Aécio. O Aécio foi contra a copa, achava que a copa era desperdício, melhor seria investir em educação, saúde e mobilidade. Bacana .Acontece que o Aécio foi governador de Minas e não fez nada do que cobra da Presidente. O PSDB de São paulo é um fracasso total, em sampa falta água para beber, mobilidade péssima, violência assustadora, corrupçáo , cartel, precatório . O Presidente da CBF ao apoiar o Aécio mostrou para o povo que também era contra a copa. Deu no que deu. Mas no fundo Aécio, FHC e Marin se deram mal. Porque em temos de infraestrutura o Brasil deu SHOW ! O Futebol do Aécio , do FHC e doMarin vai mal, mas o Brasil vai bem. Essa gente do PSDB, partido salafrario do Brasil , sabota o Brasil há anos.

  7. Sério, honesto, disciplinador e conhecedor dos meandros do futebol, o grande capitão DUNGA ( campeão do mundo de seleções, vice-campeão do mundo de seleções, campeão do mundo nas divisões de base e várias vezes campeão pelos diversos clubes que passou) é o mais habilitado para bem dirigir dentro do campo, a bagunça que promovem fora dele. Como treinador tem números incrivelmente positivos. Não deveria ter sido despedido após a copa de 2010. Se tivesse sido mantido, muito possivelmente o futebol brasileiro já apresentaria os resultados que não apresentou nesta copa. Os teleguiados, porém, não conseguem ter opinião própria, preferindo ouvir os “grandes entendidos”, Renato Mauricio Prado, Fernando Calazans, Mario Sergio, Neto, Trajano e outros curiosos remunerados na imprensa, principalmente no sistema globo. Dá-lhe, capitão, não dê bola para os chupins do futebol brasileiro, não!

    • 4 ou 5 derrotas consecutivas e seu “ídolo” retranqueiro vai pras cucuias
      Dizer que dunga molusco entende de futebol é sinal que nunca vestiu uma chuteira na porta da vida………
      eh!eh!eh
      Fazer o que, o blog de vez em quando dá desses Patrulhinhas ……..

  8. Pedro,
    Queremos tratar a CBF como um órgão de governo voltado ao futebol, dada a paixão pelo esporte.
    A CBF é uma empresa particular. Aliás, proponho a mudança do nome da mesma para Central Bolsa do Futebol, pois lá são realizados os negócios do gênero. Central pois tem suas congêneres estaduais.
    Temos que entender que devido a miopia, a ganância, a rapacidade e a falta de responsabilidades dos brasileiros, estão repetindo neste esporte o que fizemos noutras área da economia. Só como exemplo: a borracha, as ferrovias, o café, a madeira e, atualmente, os minérios e o futebol. Somos um povo de predadores.
    A CBF está predando os valores e a arte esportiva da gurizada! Somente!
    Nada vai acontecer, os negócios continuam.
    Se o povo tem como paixão o futebol,…que troquem de bolinha,…passem para a bolinha de gude. Esporte que, com um banquinho, qualquer vovô pode jogar com o netinho!
    SDS
    Vitor.

  9. Vocês não entenderam.
    Tudo isso é uma cortina de fumaça para diminuir reclamações e questionamentos sobre a grande derrota (7 a 1 e correlatos) e esvanecer as consequências diretas. Logo ali na frente, em decorrência das discussões, irão tomar outra medida quanto ao técnico e os demais, assim, o problema central como ameaça ao poder atual terá enfraquecido.

    Como protesto solitário, não assisti a Copa e evitei informações durante o evento, mas o 7 a 1 invadiu minhas fronteiras. Não achei que o Brasil iria perder e não torci contra, mas espero que cale fundo na compreensão do brasileiro. A saída do Neimar é suspeita e os jogadores só viram sua fama e riqueza, não seu próprio povo.

  10. Não vai dar segundo turno na escolha do tecnico, o Dunga ganhou no primeiro turno, apesar das pesquisas da Globo divulgadas no Fantastico

  11. Sai um General da Retranca, e o serviçal (marim) que durante anos prestou serviços aos homens da bota chama outro General, agora o Dunga-Molusco para dar um “jeito” na tropa..
    Num disse que não vai mudar nada………
    Direita, Volver.”!!!!!!!!!!

  12. Engraçado falar que 80% da s pessoas não aprovam o Dunga, se levarmos em conta que 90% da população não entende nada de futebol, nunca jogaram bola, nunca calçaram uma chuteira, então o Dunga está aprovadíssimo. Essa notícia de que a CBF pode rever a indicação dele, deve ser piada. Acho que a CBF deveria sofrer intervenção, mas, no caso do Dunga, somente no caso do Dunga, eles acertaram.

  13. Será que Dunga vai ser intimado pelo delegado do RJ que desbaratou a quadrilha que negociava ingressos “hospitality” como troca de favores nessa copa do PT? Parece que ele andou se lambuzando…
    esportes.r7.com/…/dunga-tera-que-explicar-relacao-com-chefe-da-mafia-…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *