Reflexões de Sócrates vieram a fundamentar doutrinas do Cristianismo e do Espiritismo

Resultado de imagem para frases de sócrates sobre a vidaCarlos Newton

Já abordamos aqui na Tribuna da Internet as mensagens dos sete grandes avatares que criaram as principais religiões da atualidade, com doutrinas muito semelhantes e praticamente os mesmos ensinamentos, na idêntica tentativa de melhorar a vida de todos e de criar relações sociais mais justas e humanas, numa impressionante coincidência de propósitos e princípios filosóficos pregados por Krishna, Lao Tse, Moisés, Buda, Confúcio, Sócrates, Jesus Cristo e Maomé.

Em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, o teólogo francês Allan Kardec afirma que a doutrina cristã “foi pressentida séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por principais precursores Sócrates e Platão”.

ESTAVA ESCRITO – Essa questão realmente é fora de dúvida, diante dos registros feitos por dois discípulos, Platão e Xenofonte, a respeito da religiosidade e da espiritualidade de Sócrates.

Em sua obra, Kardec resumiu os pontos de maior relevo do pensamento socrático, para mostrar a coincidência dos princípios difundidos pelo filósofo ateniense 400 anos antes do nascimento de Jesus e que foram absorvidos pelo Cristianismo e depois pelo Espiritismo.

Em verdade, Sócrates era religioso, combatia o paganismo e o politeísmo. Além disso, acreditava no juízo final, conforme Xenofonte registrou na obra “Memoráveis”, ao reproduzir a seguinte frase do filósofo greco, quando condenado à morte. “Mas eis a hora de partimos, eu para morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo, ninguém o sabe, exceto o Deus”.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS – Kardec usou os textos que Platão registrou em suas obras, especialmente “Fédon” e “Apologia”, além de algumas citações de Xenofonte, para demonstrar que “se Sócrates e Platão pressentiram a ideia cristã, em seus escritos também se encontram os princípios fundamentais do Espiritismo”.

Eis parte do resumo da doutrina de Sócrates e de Platão, na visão de Allan Kardec, pseudônimo do filósofo, educador, escritor e tradutor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804/1869), que se notabilizou como codificador do Espiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita.

  1. O homem é uma alma encarnada. Antes da sua encarnação, a alma existia unida aos tipos primordiais, às ideias do verdadeiro, do bem e do belo; separa-se deles, encarnando, e, recordando o seu passado, é mais ou menos atormentada pelo desejo de voltar a ele.

Segundo Kardec, nesse pensamento de Sócrates se desenha a base da crença na preexistência da alma, assim como o germe da chamada doutrina dos Anjos Caídos, no Cristianismo.

  1. A alma se transvia e perturba, quando se serve do corpo para considerar qualquer objeto; tem vertigem, como se estivesse ébria, porque se prende a coisas que estão, por sua natureza, sujeitas a mudanças; ao passo que, quando contempla a sua própria essência, dirige-se para o que é puro, eterno, imortal, e, sendo ela desta natureza, permanece aí ligada, por tanto tempo quanto passa. Cessam então os seus transviamentos, pois está unida ao que é imutável, e a esse estado da alma é que se chama sabedoria.

Assim, como ensina o Espiritismo, dizia Kardec que Sócrates já destacava que, para se ter a posse da verdadeira sabedoria, é preciso isolar do corpo a alma, para ver com os olhos do Espírito.

  1. Enquanto tivermos o corpo e a alma mergulhados nessa corrupção, nunca possuiremos o objeto dos nossos desejos: a verdade. Com efeito, o corpo nos suscita mil obstáculos pela necessidade de cuidar dele. Ademais, ele nos enche de desejos, de apetites, de temores, de mil quimeras e de mil tolices, de maneira que pode se tornar impossível sermos ajuizados, sequer por um instante. Mas, se não nos é possível conhecer puramente coisa alguma, enquanto a alma está ligada ao corpo, de duas uma: ou jamais conheceremos a verdade, ou só a conheceremos após a morte. Libertos da loucura do corpo, então conversaremos – lícito é esperá-lo – com homens igualmente libertos e conheceremos, por nós mesmos, a essência das coisas. Essa a razão por que os verdadeiros filósofos aceitam morrer, pois a morte não se lhes afigura, de modo nenhum, temível.

Ainda segundo Kardec, eis o princípio das faculdades da alma que são obscurecidas pelos anseios do corpo, com a expansão dessas faculdades depois da morte.

  1. A alma impura, nesse estado, se encontra oprimida e se vê de novo arrastada para o mundo visível, pelo horror do que é invisível e imaterial. Erra, então, diz-se, em torno dos monumentos e dos túmulos, junto aos quais já se têm visto tenebrosos fantasmas, quais devem ser as imagens das almas que deixaram o corpo sem estarem ainda inteiramente puras, que ainda conservam alguma coisa da forma material, o que faz que a vista humana possa percebê-las. Não são as almas dos bons; porém, as dos maus, que se veem forçadas a vagar por esses lugares, onde arrastam consigo a pena do primeira vida que tiveram e onde continuam a vagar até que os apetites inerentes à forma material de que se revestiram as reconduzam a um corpo. Então, sem dúvida, retomam os mesmos costumes que durante a primeira vida constituíam objeto de suas predileções.

Dizia Kardec que não somente o princípio da reencarnação se acha ai claramente expresso, mas também o estado das almas que se mantêm sob o jugo da matéria é descrito tal qual o mostra o Espiritismo nas evocações.

  1. Após a nossa morte, o daimon (espírito), que nos fora designado durante a vida, leva-nos a um lugar onde se reúnem todos os que têm de ser conduzidos ao Hades, para serem julgados. As almas, depois de haverem estado no Hades o tempo necessário, são reconduzidas a esta vida em múltiplos e longos períodos.

Na visão de Kardec, é a doutrina dos Anjos Guardiães, ou Espíritos Protetores, e das reencarnações sucessivas, em seguida a intervalos mais ou menos longos de erraticidade.

  1. Os daimons ocupam o espaço que separa o céu da Terra; constituem o laço que une o Grande Todo a si mesmo. Não entrando nunca a divindade em comunicação direta com o homem, é por intermédio dos daimons que os deuses entram em contato e se entretêm com ele, quer durante a vigília, quer durante o sono.

Explicava Kardec que a palavra daimon, usada por Sócrates e da qual derivou o termo demônio, não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os Espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espíritos superiores, chamados deuses, e os menos elevados, ou demônios propriamente ditos, que comunicavam diretamente com os homens.

“Também o Espiritismo diz que os Espíritos povoam o espaço; que Deus só se comunica com os homens por intermédio dos Espíritos puros, que são os incumbidos de lhe transmitir as vontades; que os Espíritos se comunicam com eles durante a vigília e durante o sono. Ao invés da palavra demônio, se usarmos a palavra Espírito, teremos a doutrina espírita; se usarmos a palavra anjo, teremos a doutrina cristã”, dizia Kardec.

  1. Se a alma é imaterial, tem de passar, após essa vida, a um mundo igualmente invisível e imaterial, do mesmo modo que o corpo, decompondo-se, volta à matéria. Muito importa, no entanto, distinguir bem a alma pura, verdadeiramente imaterial, que se alimente, como Deus, de ciência e pensamentos, da alma mais ou menos maculada de impurezas materiais, que a impedem de elevar-se para o divino e a retêm nos lugares da sua estada na Terra.

“Sócrates e Platão, como se vê, compreendiam perfeitamente os diferentes graus de desmaterialização das almas. Insistiam na diversidade de situações que resulta para elas da sua maior ou menor pureza. O que eles diziam, por intuição, o Espiritismo agora o prova”, assinalava Kardec.

  1. Se a morte fosse a dissolução completa do homem, muito ganhariam com a morte os maus, pois se veriam livres, ao mesmo tempo, do corpo, da alma e dos vícios. Aquele que guarnecer a alma, não de ornatos estranhos, mas com os que lhe são próprios, só esse poderá aguardar tranquilamente a hora da sua partida para o outro mundo.

Para Kardec, essa citação de Sócrates equivale a dizer que o somente o homem que se despojou dos vícios e se enriqueceu de virtudes, pode esperar com tranquilidade o despertar na outra vida, como pregam o Cristianismo e o Espiritismo.

  1. O corpo conserva bem impressos os vestígios dos cuidados de que foi objeto e dos acidentes que sofreu. Dá-se o mesmo com a alma. Quando despida do corpo, ela guarda, evidentes, os traços do seu caráter, de suas afeições e as marcas que lhe deixaram todos os atos de sua visa. Assim, a maior desgraça que pode acontecer ao homem é ir para o outro mundo com a alma carregada de crimes.

“Deparamos aqui com outro ponto capital, confirmado hoje pela experiência – o de que a alma não depurada conserva as idéias, as tendências, o caráter e as paixões que teve na Terra. Não é inteiramente cristã esta máxima: Mais vale receber do que cometer uma injustiça?”, escreveu Kardec, sobre esse pensamento de Sócrates.

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P.S.
E, assim, na introdução de sua principal obra, Allan Kardec segue analisando muitos outros pensamentos de Sócrates que inspiraram o Cristianismo e o Espiritismo. Vale a pena conhecer essas ensinamentos fundamentais, que foram incorporados nos Evangelhos.(C.N.)

24 thoughts on “Reflexões de Sócrates vieram a fundamentar doutrinas do Cristianismo e do Espiritismo

  1. Carlos Newton, bom dia meu amigo, que belissimo texto!! Ate guardei-o em PDF para ler de novo mais tarde com atenção. Diante desse monte de bobajadas que vemos todos os dias, de corrupção, etc, esse texto é mais que elucidativo. Obrigado
    meu amigo por oferecer-nos esse texto, deu ate um
    alento pra seguir em frente..Melhoras na sua saúde
    para 2020, e que tudo de bom aconteça,

    abs
    Alvaro Cavalcanti

    PS: Já rolou a reunião para decidir quem ganha o Piada do Ano ? Esse ano vai ser páreo duro!!

    • Gratíssimo por suas palavras, amigo Álvaro Luiz Cavalcanti Monteiro. A reunião decisiva para escolher a Piada do Ano ainda não rolou. Estou bem melhor e já iniciei um estágio na cerveja, com moderação. Para a reunião que vai escolher a Piada, comprei duas garrafas de Black & White para animar os jurados.

      Um GRANDE ANO NOVO para você e todos os seus.

      CB

  2. A carne apenas toma para si espíritos que lhes são emprestados temporariamente, estes sim, os espíritos, são chapas quentes, não envelhecem e nem morrem, são imortais, e aqui continuam à espera de novas carnes, ou novas encarnações, ao gosto do ciclo da vida. E em verdade eu vos digo, uma nação bem espiritualizada pode muito, e uma nação bem espiritualizada, munida de projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, pode muito mais, pode até sacudir o mundo.

  3. Deus e o Diabo, alma e espírito possuem conceitos conflitantes, provando que na essência do drama humano está o não poder nenhum de nós legitimar a verdade.
    Continuaremos a nos debater em cima desses enigmas milenares até quando?
    Estamos repletos de paradoxos e contradições e 1/2 verdade e verdade e meia. Enfim, envoltos num mundo em que cada um escolhe a certeza a seguir…
    No Éden começou a batalha das certezas, das garantias quando um contradiz o outro usando o termo certo ou certamente com referência a existir a morte como consequência da livre escolha do ser humano desligar-se da fonte da vida gerada pela LUZ, Deus é luz.
    Pois bem, a escuridão conceitual que desde aquele confronto vivemos é prova de que não há verdade, apenas opiniões e hoje mais do que nunca nesta falsa impressão de conhecimento num mundo dominado por fake news e pós- verdade em que conceitos milenares estão sendo redefinidos, como as anteriores gerações estivessem equivocadas, e nós sim, os verdadeiros sábios, obtendo o ouro do saber.
    Enfim, é Pilatos provando que tinha a sua razão quando de forma desprezível deu as costas para Jesus, não querendo saber a resposta daquele que dissera, “eu sou o caminho, a verdade e a vida!”
    O que é verdade? Quem é o dono da verdade?
    Esta relativização acontece por que aquii na terra nenhum humano pode legitimar o que a pergunta exige; a certeza das certezas.

  4. 1) Ótimo artigo !

    2) O escritor francês Maurice Lachatre (1814-1900) coloca Kardec como um dos pensadores marcantes do século 19 juntamente com Proudhon, Blanqui, Marx e outros…

    3) E se não dão a devida importância ao filósofo/pedagogo Allan Kardec é por causa de preconceitos tolos acadêmicos e religiosos…

    4) Há que se estudar/pesquisar/aprender esta nova vertente da Filosofia.

    5) Fonte: “O Espiritismo, uma nova Filosofia”, editora Lachatre, 2014.

    • Kardec (Lyon, 03 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869) certamente influenciou Leão XIII na Encíclica de 09 de maio de 1897 … CARTA ENCÍCLICA DIVINUM ILLUD MUNUS SOBRE A PRESENÇA E A VIRTUDE ADMIRÁVEL DO ESPÍRITO SANTO.

      Leão XIII manda rezar com muita prudência … e logo depois em 1900 começou o Pentecostalismo.

      É isso, Rocha kkk KKK kkk

      • 1) Concordo plenamente Lionço.

        2) O Espiritismo fala que devemos rezar com a Razão do lado, para não cairmos em emocionalismos que o Buda classifica como passageiros, ilusórios, transitórios.

        3) Razão é “discernimento, equilíbrio, sabedoria” fala o Buda.

  5. Li as obras codificadas por Kardec.
    Quando estava no inferno em função do assalto seguido de morte do meu irmão que era motorista de carro de entrega de cigarros; o mundo espiritual (o acaso?!!!) me fez pegar um livro encapado de azul e ao abrir aleatoriamente e ler um parágrafo, foi como se tivessem colocado anestésico em uma das minhas feridas/dores. Deixei o livro e peguei o de cálculo diferencial e integral e fui para meus estudos.
    No dia seguinte, peguei e abri aleatoriamente o livro azul e novamente parecia que tinham colocado bálsamo em minhas feridas e assim fui até que um dia tive a curiosidade de ver que livro era aquele e desencapei-o e estava O Evangelho Segundo o Espiritismo.
    Li então do início ao fim e minhas dores foram transformadas em doce saudade.
    O espiritismo ainda é para a massa, o que as ondes de rádio era no século dezoito.
    Se um cidadão visse os prédios automatizados e campos sendo tratados por equipamentos sem humanos; diria que estava louco e retornando aos seus, diria que tinha tido um “pesadelo daqueles”.
    Ainda estudo. Li as obras de André Luiz, psicografada por Chico Xavier e tenho a certeza que um pequenino raio de luz entrou em minha vida. Isto em função das pequenas mudanças de atitudes que eu venho arduamente conquistando.

  6. Qualquer artigo que pregue o conhecimento e a paz é digno de louvor.

    “Em “O Evangelho segundo o Espiritismo”, o teólogo francês Allan Kardec afirma que a doutrina cristã “foi pressentida séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por principais precursores Sócrates e Platão”.”

    Não teria sido o contrário? Não teria sido a doutrina cristã que teria aprendido com os ensinamentos dos filósofos gregos de 600 anos aC?

    • É justamente o que penso, amigo Francisco Vieira. A meu ver, a Bíblia representa uma consolidação da cultura da época e incluiu, é claro, a sabedoria grega.

      ABS.

      CN

  7. PS: Quem quiser conhecer um pouco mais da filosofia da educação da Grécia antiga (muito mais evoluída do que a nossa), poderá baixar grátis diretamente da página do produtor este audiolivro, excelente para se ouvir ao dormir, já com a luz do quarto apagada:

    “ABC da Mitologia – Uma noite com os Mitos – Gravado em uma de suas apresentações na Livraria Martins Fontes, esta descontraída conversa, a que o Viktor carinhosamente chama de uma noite com os mitos, serve para introduzir a beleza a profundidade que advém do estudo dos mitos na educação grega e na arte de viver. Longe de simples estórias ou contos fantásticos, uma análise minuciosa traz à tona aspectos profundos de nossa essência e busca por sentido da vida.”

    https://www.universidadefalada.com.br/audiolivros-gratis-audio-livro-gratuito/curso-de-mitologia-gratis-viktor-salis-mp3.html

  8. Acredito que as reflexões de Deus vieram a fundamentar todos os homem que influenciaram inúmeras doutrinas, pois todas tem uma base comum.

    E aproveitando a oportunidade e desejar aqui um excelente ano novo a todos

  9. Quem não acredita numa vida espiritual, num outro mundo e que nosso corpo físico carrega um espírito imortal, não acredita em Deus.
    Entretanto tenho minhas dúvidas, com relação a quantidade de espíritos que encarnam nos seres humanos na Terra, haja vista que a população da Terra vem aumentando muito, e de onde vem todos esses espíritos? Será que há outros planetas, com características diferentes para servir de estágio para que os espíritos dos habitantes desses planetas retornem a um planeta melhor ou pior dependendo do procedimento de cada um para sua recuperação espiritual até chegar a uma evolução que lhe permita habitar o planeta paraíso, o reino dos céus.

    • Exatamente Nelio! Há muitos planetas no universo e em cada um deles habitam espiritos com o grau de evolução pertinente ao planeta…ambos evoluem, os espíritos e os planetas….existe uma escala de evolução que temos que percorrer até nos tornarmos espíritos puros….
      Espero ter contribuído.
      Abraços…
      Feliz Ano Novo a todos e um abraço especial para o Newton!
      Suely

      • Acrescentando, os espíritos nao regridem porem quando nao acompanham a evolução do planeta, eles reencarnam no planeta compativel…o que ocorreu com os Exilados de Capela ( planeta mais evoluido que a terra) evoluiram intelectualmente porem nao moralmente e reencarnaram na Terra que era o planeta que vinha “atras” de Capela. Nos deixaram grandes contribuições como Machu Pichu…as Pirâmides do Egito …os Incas… os Maias mas ja seguiram adiante…

  10. Se o autor começasse por comparar Socrates a Jesus, teria sido muito interessante. O autor poderia dizer que Socrates foi superior a Jesus em integridade e sabedoria. Socrates recusou a oferta dos amigos de fugir da prisão e preferiu tomar a cicuta em cumprimento á determinação judicial. Cristo prometeu voltar depois de sua morte mesmo antes de que muitos dos que o ouviam tivessem partido para o outro mundo – uma promessa mentirosa que não foi cumprida até hoje!
    Caro autor, os brasileiros precisam de verdades, de caminhos que os levem a rejeitar os dejetos políticos e judiciais que hoje desgraçam nossa terra. Chega de abobrinhas, isso não leva a nada. Parem de enganar o povo pelo endeusamento de um fé que é no mínimo mentirosa e retrógrada. Precisamos nos tornar, como o grande país do norte, numa terra de fortes e bravos.

  11. Artigo primoroso escrito por quem certamente já se aventurou pelos mais diversos campos de conhecimento e, por mais que assuste muitos pelo fato de ser comunista, descreveu neste artigo fatos incontestáveis para todos aqueles que sabem há muito que aqui estamos tão-somente de passagem, rumo a plagas mais evoluídas consoante o que plantamos por aqui.

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