‘Relação com China é essencial contra Covid’, diz Bolsonaro, elogiando também a Rússia

 (crédito: Reprodução/Ministério das Relações Exteriores da Índia)

Bolsonaro só faltou elogiar Cuba, Venezuela e Coréia do Norte

Augusto Fernandes
Correio  Braziliense

O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira (9/9), da 13ª cúpula do Brics, agrupamento de países de mercado emergente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo ele, o governo brasileiro mantém uma boa relação com os líderes das demais nações, em especial com o presidente chinês Xi Jinping.

Segundo Bolsonaro, a China tem dado uma importante contribuição ao Brasil para o enfrentamento à covid-19 com o fornecimento de insumos para vacinas contra a doença.

MUDOU A POSTURA – No ano passado, o chefe do Executivo brasileiro desdenhou da CoronaVac, imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac, ao prometer não comprar a vacina para distribuir à população brasileira. Recentemente, ele irritou a nação asiática ao acusar a China de ter fabricado o vírus causador da covid-19.

Nesta quinta, contudo, Bolsonaro elogiou a parceria com o país da Ásia e destacou “o bom estado de nossas relações bilaterais em diversas vertentes, mais especialmente no âmbito comercial de investimentos”.

“Essa parceria se tem mostrado essencial para a gestão da pandemia no Brasil, tendo em vista que parcela expressiva das vacinas oferecidas à população brasileira é produzida com insumos originários da China”, disse.

BOM RELACIONAMENTO – Bolsonaro lamentou que o encontro com os demais presidentes não tenha ocorrido de forma presencial, mas agradeceu a cada um pelo bom relacionamento diplomático.

Segundo ele, a parceira estratégica do Brasil com a Índia “vive hoje um excelente momento”. O chefe brasileiro lembrou que instrumentos assinados durante a viagem que ele fez ao país asiático em janeiro do ano passado “estão rendendo frutos e nossa cooperação tem avançado, como nas áreas de ciência e tecnologia, energia e saúde, sobretudo no combate à pandemia da covid-19”.

“O comércio bilateral tem crescido, em mais um sinal da retomada de nossas economias e do potencial de nossas relações”, afirmou Bolsonaro.

“PARCERIA ESTRATÉGICA” – O presidente ainda destacou que o Brasil mantém uma “parceria estratégica” com a África do Sul há mais de uma década. “Juntos, temos contribuído para desenvolver dinâmica própria e coordenação em favor do fortalecimento do Brics. Nossos laços humanos e nossas similaridades tornam o diálogo fluido e natural em temas como defesa, ciência e tecnologia, meio ambiente, comércio e investimentos, o que se reflete em nosso entendimento no Brics.”

Por fim, Bolsonaro ressaltou as relações bilaterais “de grande envergadura” com a Rússia. “Para além das excelentes relações políticas e da importância da nossa cooperação em ciência e tecnologia e de nossas trocas comerciais concentradas no agronegócio, temos interesse em diversificar nossa pauta exportadora de forma condizente com o desenvolvimento de ambas as economias”, destacou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
O que é isso, companheiro?”, perguntaria Fernando Gabeira, surpreso com a mudança da estratégia de Bolsonaro, que num mesmo dia conseguiu elogiar as relações com a China e com a Rússia, sem vomitar. Só falta agora estreitar as relações com Cuba, Venezuela e Coreia do Norte, para enfim ser encaminhado ao manicômio, fantasiado de Karl Marx, mas pensando que é Papai Noel. (C.N.)

19 thoughts on “‘Relação com China é essencial contra Covid’, diz Bolsonaro, elogiando também a Rússia

  1. Depois do carnaval nazifascista golpista de anteontem, ficou com medo de levar um puxão de orelha dos sócios do BRICS e receio da China levantar e radicalizar a suspeita da “vaca louca” prejudicando a balança de pagamentos e os interesses de seus patrões do Agro.

  2. Agora é sério!!! Se o Bozo mudar de estratégia e se aliar a China e a Rússia, eu começo a apoiar o Coiso.

    O problema é que o Bozo sabe o que acontece com aqueles que se aliaram aos norte-americanos. O Bozo deve saber que os norte-americanos descartam qualquer um que se oporem a eles.
    Vide os casos dos presidentes do Haiti e da Ucrânia. Os dois eram aliados do Titio Sam e depois foram descartados como lixo pelos mesmos.

      • Não é ser vira-lata, é ser estratégico.

        O titio Sam sempre nos atrasou, se aliando a novos parceiros, tomando os devidos cuidados, poderemos lá na frente nos livrarmos da China, Titio Sam, e Cia.

      • Bozocraudio “Açula seus cães contra membros de outros poderes, se acovarda e diz que não teve intenção.”
        “A maior arregada da história do Brasil. Cadê aquele meme do cachorro vira lata?”

        Vai bozolado, solta outra pelotinha….

  3. O coisa ruim tá fraquíssimo!!

    Parece um gravetinho que vai quebrar com o peso se um simples orvalho.

    Desconfio que tem até assassinatos nas costas.

    Madame M. não sossega e tira o sono do demônio…
    Ninguém dorme naquele Palácio do terror.

    Tá com os dias contados, ninguém quer mais segurar a pemba!

    Será catapultado pra Bangu oito!
    Ele é os filhos que roubam desde o primeiro mandato.
    São máquinas de roubar!

    A ligação com as milícias é fortíssima e eles não conseguem se descolar mais desta situação.

    A corrupção grassa por todos os lados!

    O IMPEACHMENT do maligno do erário público e as tentativas de roubos mal sucedidos das vacinas deixa patente e claro, que o remédio para o país e retirar o abominável do panalto!

    A terceira via vem aí e, pior que este lixo humano não será!

    JL

  4. Boa tarde, vagabundinhos borxonaristas!

    E aí, os jumentinhos borxonaristas estão gostando de ver o Mitozinho querido elogiando os comunistas????

    E eu achando que o Bolsonaro fosse dizer na cara do Xi Jinping:
    “Seu maldito comunista comedor de morcego!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O teu regime assassino matou 75 milhões de chineses!!!!!!!!!!!!”

    Pelo menos seria assim que ele agiria nos sonhos molhados da tchurminha da cangalha ideológica que anda sobre quatro patinhas, né?

    “Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnn, como meu Mitozinho querido é machooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

    • “Ele não é anticomunista e eu também não sou. Na verdade, não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar. Nem sei quem é comunista hoje em dia”

      Os babacas borxonaristas sabem quem disse essas palavras?

      Foi o Mitozinho querido de vocês, em entrevista de 1999 à Veja.

      Mas os jumentos borxonaristas não precisam ficar chocados.

      Mais tarde, o Mitozinho querido descobriu que se apresentar como anticomunista pode render muitos votos de otários e babacas ideológicos como vocês, necrófilos ideológicos….

      Isso tudo só comprova que tem Gado trouxa que consegue ser mais bolsonarista que o próprio Bolsonaro….

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

        • EM TEMPO:

          Já escrevi isso aqui, mas a piada vale a pena.

          Ocêis acham que gay é um tipo muito afetado?

          Entonces ocêis ainda num viram certos héteros defendendo o Mito nas redes!

          Barbaridade, tchê!

          “Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnn, num fala mal do Mitozinho Querido que eu fico loucaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  5. Hino da Independência da Bagaça Brasil, o regime que Bozocraudio sonhava em implementar:

    ♪♪
    Játomei a Pátria filhos
    Voces quatro liberados…
    ♪♪

    Só sobrou o pede pra sair jair…
    Estou a rir !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *