
Charge do Son Salvador, reprodução da Charge Online
Débora Álvares, Letícia Casado e Rubens Valente
Folha
A Mesa Diretora do Senado decidiu nesta terça (6) desafiar a determinação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, e recusou-se a afastar da presidência da Casa o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), conforme decidido em caráter liminar. O Senado encaminhou ao STF uma decisão da Mesa em que informa que aguardará a decisão do plenário do tribunal para então aceitar o afastamento de Renan.
O afastamento foi decidido monocraticamente por Marco Aurélio. Os demais ministros só vão apreciar o caso nesta quarta-feira (7). A Mesa decidiu ainda conceder prazo regimental para que Renan apresente sua defesa.
O oficial de Justiça deixou a presidência do Senado às 15h06 afirmando que Renan não assinou a notificação.
DIZ A LEI… -Em tese, o ministro Marco Aurélio pode mandar prender Renan com base no artigo 330 do Código Penal por desobediência a ordem judicial. A pena é de 15 dias a seis meses, além de multa.
O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), disse à Folha que não será convocada sessão extraordinária na Casa para discutir a situação de Renan. “Vamos aguardar o STF”, afirmou.
‘NOVE DIAS’ – Renan criticou na tarde desta terça-FEIRA o ministro do Supremo e disse que não cumprirá a decisão. Falou que vai respeitar o posicionamento da Mesa Diretora. “A nove dias [do final dos trabalhos no Senado], com uma pauta pré-definida, você afastar, por decisão monocrática, o presidente do Senado Federal, nenhuma democracia merece isso”, afirmou o peemedebista.
O presidente do Senado disse que, em outras oportunidades, cumpriu liminares do juiz, quando alguma delas “impedia que acabasse com supersalários” de integrantes do Judiciário.
“Em outras palavras, toda vez que ele [Marco Aurélio] ouve falar com supersalários, ele parece tremer na alma”, afirmou Renan Calheiros.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Renan está apenas ganhando tempo e se fazendo de vítima. Mas a ministra Cármen Lúcia já o colocou na alça de mira. Amanhã, o plenário do Supremo julgará a liminar. E se o ministro Dias Toffoli tiver a hombridade de devolver os autos do processo que afasta da linha sucessória presidencial qualquer réu de ação penal, tudo termina na mesma sessão. Mas Toffoli não parece digno de confiança. Infelizmente. (C.N.)
Algemas por desacato.
O MAIS IMPORTANTE É MANUTENÇÃO DA DEMOCRACIA.
CARMEN LÚCIA DEVERIA OBRIGAR TÓFFOLI A DEVOLVER O PROCESSO HOJE !
OS GENERAIS COMEÇARAM A SE MOVIMENTAR !
BOMBA ! BOMBA !
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/justica-determina-prisao-de-adriana-ancelmo-mulher-de-sergio-cabral.ghtml
PGR, OAB, ALGUM PODER JUDICIÁRIO…. OU ATÉ MESMO ALGUM PARTIDO TEM QUE PEDIR A PRISÃO DE RENAN !!!
http://www.oantagonista.com/posts/preso-em-flagrante
O mais engraçado é ver o Reinaldo Azevedo : VOLTA RENAN !
A 55 já era…
Só vão sair com tapa na cara e chute no rim. Tenho dito.
A lei que vale para os coroné é a deles. Somos escravos, vassalos, trouxas, imbecis que pagam impostos para eles viverem nababescamente. E se gesticulamos diante de um PM ele já nos ameaça prender por desacato. Já os coroné que o mãodepantano desenterrou e regou e adubou desacatam ordem judicial e fica por isso mesmo.
300 motivos justificados não faltam pra mandar prender já o canalhalheiro…
E aí “Instituição”?
Vai preso?
Ou vai rir mais uma vez de tudo e de todos?
1,2,3,4,…..1,2,3,4…..1,2,3,4,…..
ai ai ai, zorra total…
…o senado até pode sustar processos, mas só os que forem POSTERIORES à diplomação. O crime pelo qual Renan JÁ É RÉU é anterior à atual diplomação dele no cargo de senador.
É só ler o artigo invocado na própria justificação. Senado dançou legal e Renan dançou feio hoje. Deu um tiro do pé que vai para história.
Pulseira nelle !
E o pau comendo no Rio !
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/ao-vivo/2016/crise-no-rj.html
Se o Ministro achar por bem, pela desobediência, o coronel poderá esperar, na cadeia, pelo resultado do plenário amanhã, né?
Brasil…
Deputados votam projetos apesar dos protestos de servidores no Centro do RJ
Parlamentares aprovaram medidas que definem economia do Legislativo estadual. Por 32 votos a 19, deputados rejeitam o destaque que excluiria secretários que ganham acima do teto do corte de 30? no salário.
E o falastrão do Marco Aurélio? Vai ficar quietinho prá não contrariar o coronel e seus capangas?
Daqui não saio
Daqui ninguém me tira…
Onde é que eu vou morar, Vai pra Curitiba e
nao vai demorar!
Diz ai, Renan, o Marco Aurélio Mello é um MINISTRÉCO?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Digo apenas que pau que dá em Xico, dá em Francisco, se é lei é Para Todos, parece até jogo de bicho, será que não é???????????
-NÃO É!
-Bicheiro é bandido, mas se dá mais o respeito!!!
Se Renan não cumprir com a decisão do ministro Marco Aurélio, de afastar-se da presidência do Senado, como se diz na minha terra, o buchincho está feito!
Naturalmente a crise institucional que vivemos hoje irá se agravar a patamares nunca antes imaginado!
E, se o ministro do STF não determinar ordem de prisão para o senador, a nossa Alta Corte ou fecha as suas portas ou Marco Aurélio pega o boné e se aposenta!
A permanência de Renan e Marco Aurélio, ambos em suas casas como se nada tivesse acontecido, como se estivessem brincando a respeito de quem manda mais menos será para o Brasil um episódio insano, ridículo e absolutamente desrespeitoso à Justiça, que ainda tem um mínimo de credibilidade entre o povo!
Agora, Renan não obedece a Justiça e Marco Aurélio não toma as medidas OBRIGATÓRIAS neste caso, onde estamos?
Que país é este?
Se faltava uma crise verdadeira entre os poderes estamos diante da mais grave que pode acontecer, e suas consequências não ajudarão o povo e país em resolver a situação que se encontram!
Caro Bendl, a que ponto chegamos, Renan o quadrilheiro, desafia o stf, por contar com o apoio do sinistroToffoli,o reprovado 2 vezes para juiz da 1ª em SP. Porque o Gilmar, não acusa o Toffoli, que solta ladrão de funcionários e outras mazelas. Liminar, em cima de uma votação, que condena Renan, independente da safadeza do Toffolli, que piora a situação, creio ser legal, o que considero ilegal, é os sinistros, inclusive Gilmar, não dar impedimento o Toffoli, que estupra e vilipendia o STF, transformando-o em stf Espero que a Presidente, tenha mostrado ao Toffoli a situação em que coloca o stf, perante o povo, que pode, e creio até, vir à Rua, protestando contra o STF, que será o “fim da picada”, será um justiça desmoralizada, perante as Nações, rezo à Deus, pela Presidente Carmen, amparando-a e protegendo, para o Brasil o Brasil ser decente e justo.
Oremos com fervor à Deus, pedindo sua Misericórdia. Bendl, boa saúde e vida longa, para vibrar por um País Decente.