Renan faz o jogo do Planalto e a CPI da Petrobrás só terá senadores governistas

DÉBORA ÁLVARES
Agência Estado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta terça-feira,13, os três integrantes da CPI da Petrobrás no Senado. Os nomes são da cota da oposição, que se recusou a escalar seu time, num movimento de pressão pela instalação da CPI mista para investigar a estatal com a participação dos deputados. Renan escolheu como membros os senadores de Goiás Cyro Miranda (PSDB), Lúcia Vânia (PSDB) e Wilder Morais (DEM). As suplências ficaram com Jayme Campos (DEM-MT) e Vicentinho Alves (SDD-TO).

Com as indicações, o membro mais velho da CPI, senador João Alberto (PMDB-MA), pode convocar a primeira reunião, onde serão eleitos o presidente e o relator. A expectativa é que isso ocorra nesta quarta-feira. O movimento de Renan atende às demandas do Palácio do Planalto, que tem preferência pela instalação da CPI exclusiva do Senado, onde a base aliada mais fiel proporciona um clima menos adverso durante as investigações. “As bancadas que não indicaram seus integrantes são as mesmas que ingressaram na Justiça para que a investigação ocorresse. Por isso e para que não haja suposições sobre a celeridade das investigações, vejo-me obrigado a indicar os membros da CPI”, disse o presidente em plenário.

Em reação à escalação feita por Renan, o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP), destacou a preferência da oposição pela CPI mista. “Não indiquei por estar fazendo corpo mole. Inclusive essa CPI só existiu porque nós da oposição lutamos por ela. Mas porque, tendo conseguido superar as barreiras que o governo colocou, obtivemos um número avassalador de deputados e, por essa razão, queremos que funcione efetivamente a CPI mista”, destacou. O presidente do DEM, senador Agripino Maia (DEM-RN), corroborou da fala de Aloysio: “Meu partido tem decisão formada e não vai gastar energia nenhuma com a comissão do Senado”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGEra só o que faltava: uma CPI composta só de governistas. A oposição manobrou mal e o governo se deu bem, graças a Renan Calheiros, que certamente sabe o quanto vale hoje para o Planalto. Depois ele manda a conta. (C.N.)

9 thoughts on “Renan faz o jogo do Planalto e a CPI da Petrobrás só terá senadores governistas

  1. Todo cuidado é pouco com o avanço do Movimento Comunista Internacional no Brasil. Foi assim em 64 e o filme se repete agora. Os comunas estão infiltrados em todos os poderes, não trabalham, recebem salários e tramam pela instituição de uma ditadura de esquerda no Brasil.

  2. MUITO BOM!

    Os governistas, mostram suas caras na foto em defesa dos ladrões para seus eleitores.

    PARABÉNS.

    Enforcaram-se com a própria corda sem ajuda da oposição. Chamam eleitores de burros diariamente.

    Muito bom, muito bom, muito bom.

  3. A manchete é mentirosa, novidade né?
    A CPI que tucanos, Dem e Pps pediram a Deus e ao Supremo, a Ministra Rosa determinou que seja aberta, e agora eles nao querem mais brincar de CPI? Por que será, que Alvaro Dias e Aluisio Nunes apagaram seus fogos pela CPI e agora nao a querem mais? O Youssef explicará podem ter certeza.

  4. Quanto a manchete temos que admirar certas jornalistas que tem a coragem de uma Miriam Dutra, ao tentar manipular fatos.
    A oposiçao nao indica seus membros, o presidente do Senado nomeia os opositores, que em conluio com os “espertos” dirigentes oposicionistas, recusam-se a participar da CPI.
    Tem cada jornalista que é o orgulho da classe

  5. Como sempre, o governo queria abafar o escândalo da Petrobras,
    foi necessário recorrer ao STF, para ser ter a CPI. Como o mal para
    o governo estava decidido, apelaram para uma CPI apenas do Senado,
    dos males optaram pelo menor. Porque o medo da CPMI? para não se
    investigar a fundo? Alegar que a CPI é só para servir de palanque político, pelo fato de estarmos em véspera de eleição, isso dá direito a qualquer malfeito neste período, sem perigo de ser investigado. Defender corrupção, é o maior trabalho que os aliados do PT tem.

  6. Esse sujeito é um canalha, bem ao gosto dos canalhas petistas.

    Esse tipo de sujeito nada de braçadas no governo atual. A sintonia e o padrão criados pela falta de caráter e virtudes do governo petista cria a maré perfeita para gente do tipo de Renan e outros pústulas surfar.

    O Brasil tem de renovar os ares garantindo a alternância do poder para ter a chance de promover uma higienização nos poderes – executivo, legislativo e judiciário.

    Por enquanto… tudo dominado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *