RESPOSTA A CARTAS IMPERDÍVEIS. Por que mais de 30 navios brasileiros afundados na Segunda Guerra Mundial? E qual a razão do Japão ter atacado os Estados Unidos em 7 de dezembro de 1941? Sem declaração de guerra.

Helio Fernandes

No primeiro caso, o assunto foi muito debatido aqui, com opiniões, análises e até suposição bastante bem desenvolvida. Todas elas podendo se transformar em realidade, embora jamais haja explicação. A não ser que surja um WikiLeaks voltado exclusivamente para a Segunda Guerra Mundial.

Minha predileção vai para os que deram como justificativa, a necessidade dos alemães cortarem “os suprimentos comerciais”, impedir que o Brasil “abastecesse os adversários e inimigos dos nazistas’. Como praticamente todos os grandes países estavam envolvidos no conflito, compravam no Brasil.

Compravam e não pagavam, transformavam em créditos. Mas o governo (Vargas) precisava pagar aos fornecedores, ou todos iriam à falência. E como no mundo inteiro os governantes (ou pelo menos uma parte deles) consideravam que a solução seria trocar a moeda, muitos fizeram isso, antes e depois.

Com a inflação crescendo, e Souza Costa (que ficou 12 anos como Ministro da Fazenda) sem nenhuma criatividade,  Vargas resolveu intervir pessoal e imediatamente.

Assim, no dia 22 de dezembro de 1941, publicou no Diário Oficial: “A partir do dia 1º de janeiro de 1942, o mil réis desaparece, substituído pelo cruzeiro”.

Em 1945, dois anos e meio depois, tudo aconteceu. A guerra acabou (8 de maio), a ditadura foi derrubada (29 de outubro), Dutra foi “eleito” (2 de dezembro) e dissipou, desperdiçou e desbaratou todas as reservas.

***

PS – O Marechal Dutra assumiu em 31 de dezembro de 1946, fez um governo péssimo, mas surpreendentemente correto, principalmente para um cidadão que manteve a ditadura no Poder (foi 8 anos Ministro da Guerra do Estado Novo).

PS2 – Também não roubava, talvez fosse pior. O Brasil tinha como reservas (ouro) mais ou menos 15 BILHÕES DE DÓLARES. Dutra jogou tudo fora.

PS3 – Os americanos, acostumados a comprar ouro pagando preço de matéria plástica, e vender matéria plástica a preço de ouro, ficaram com tudo. Ou melhor: passamos a “DEVER” a eles.

PS4 – A seguir, o massacre de Pearl Harbour.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *