Resposta da China a Eduardo Bolsonaro foi ‘diplomaticamente’ errada, avalia Mourão

Mourão levará embaixadores para conhecer Amazônia

Desta vez, o vice Mourão deixou de agir diplomaticamente

Guilherme Mazui
G1 — Brasília

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (27) que a Embaixada da China no Brasil agiu “diplomaticamente errado” ao usar as redes sociais para repudiar uma postagem do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira  (23), o parlamentar publicou que o governo brasileiro havia declarado apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. Eduardo apagou a postagem na terça, mesmo dia em que a embaixada postou nota de repúdio às declarações.

RELAÇÕES SOLAPADAS – A embaixada disse que as afirmações do filho do presidente são “infundadas” e “solapam” a relação entre os dois países – a China é o principal parceiro comercial do Brasil.

“Eu acho que, diplomaticamente, está errado isso aí. É a segunda vez que o embaixador chinês reage dessa forma. Dentro das convenções da diplomacia, o camarada se sentindo incomodado com qualquer coisa que tenha ocorrido no país, ou ele escreve uma carta para o ministro de Relações Exteriores ou ele vai ao Itamaraty e apresenta suas ponderações. E não via rede social, porque aí vira um carnaval esse negócio”, disse Mourão.

Questionado se o governo brasileiro pretende intermediar uma pacificação no tema – pedindo, por exemplo, para Eduardo Bolsonaro amenizar as críticas –, Mourão disse achar que o deputado já recebeu “alguma recomendação” nesse sentido.

 

POSTOU E APAGOU – “Quando o deputado postou e depois apagou, acho que ele deve ter recebido alguma recomendação para tirar aquilo”, disse. Mourão é um dos interlocutores do governo junto à China, já que representa o Brasil na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).

Mourão também disse que o Itamaraty está “muito correto” ao enviar réplica à nota de repúdio divulgada pela embaixada chinesa.

Segundo o jornal “O Globo”, nessa resposta, o Ministério de Relações Exteriores apontou conteúdo “ofensivo e desrespeitoso” na nota da China e disse que o texto prejudica a imagem do país junto à opinião pública. A mensagem também criticou o uso da rede social para tratar de temas de interesse dos dois países.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Lamentavelmente, o vice Mourão perdeu mais uma oportunidade de ficar calado. É estranho, porque até algum tempo atrás o vice era bem mais cauteloso em assuntos diplomáticos. (C.N.)

6 thoughts on “Resposta da China a Eduardo Bolsonaro foi ‘diplomaticamente’ errada, avalia Mourão

  1. Mourão tem medo de Bolsonaro e esse daquele.
    Imaginem os dois em uma guerra, um ia se esconder atrás do outro.
    Só não conseguem ser piores que Dilma e Luiz Inacio, no resto são piores que todos os outros.
    É patetice encima de patetice, e ainda são pagos para isso.
    Só o pobre povo que não vê isso, daqui há dois anos votam em mais um dessa laia.

  2. WOOOOOOOOOOOOOOOOOW !!!!!!!!!!

    Que coisa, hein Mourão?

    Que chato ter que bancar o vaselina da pocilga bolsonarista pra alimentar o teatrinho “Bad Cop vs Good Cop”, né?

    Logo você, que venera o mesmo vagabundo torturador idolatrado pelo jumento da presidência….

    “E la nave va”!

    • Só não vê quem não quer:

      Depois de Bolsonaro (ou alguém da chamada “ala ideológica”) defecar pela boca, vem Mourão ou alguma notinha agrojornalística plantada na imprensa botar panos quentes:

      “Conversei com generais/militares, eles se mostraram incomodados/desconfortáveis/preocupados/apreensivos…etc, blá-blá-blá, ti-ti-ti, pi-pi-pi, pó-pó-pó…..Zzzzzz…zzzzz…..

      “Ê, ô, ô, vida de gado
      Povo marcado, ê
      Povo feliz”

  3. Boa noite , leitores(as):

    Senhores Guilherme Mazui ( G1 — Brasília ) , Carlos Newton e Marcelo Copelli , se não fosse a pandemia sanitária mundial do ” CORONAVIRUS – COVID-19 ” , aconselharia o governo chinês , a suspender imediatamente as ” RELAÇÕES COMERCIAIS E DIPLOMÁTICAS COM O BRASIL ” , sem dó e nem piedade , pois o sr. Jair Messias Bolsonaro foi eleito para defender os interesses do Brasil e seu povo , mas o esta negando .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *