Reunião com governadores do Sudeste, tem bate-boca e troca de acusações entre Bolsonaro e Dória

Dória ameaçou ir à Justiça contra o governo federal em caso de confisco

Silvia Amorim, Gustavo Maia e Thais Arbex
O Globo

A reunião do presidente Jair Bolsonaro com governadores do Sudeste na manhã desta quarta-feira, dia 24, teve bate-boca e os discursos descambaram para questões políticas e eleitorais.

O momento mais tenso foi protagonizado por Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria. O paulista ameaçou ir à Justiça contra o governo federal caso haja confisco de equipamentos e insumos destinados ao combate do novo coronavírus no estado.

“DEMAGOGIA” – Bolsonaro reagiu ao discurso de Doria e, entre outras acusações, disse que o governador faz “demagogia barata” neste momento com objetivos eleitorais em 2022.

Participam da reunião os governadores Wilson Witzel (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo), além de ministros como Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), entre outros. A reunião, que acontece por videoconferência, ainda está em andamento.

ADVERSÁRIOS – O clima do encontro destoou das demais reuniões feitas por Bolsonaro com os outros governadores do país desde segunda-feira. O encontro desta manhã aconteceu um dia depois do pronunciamento de Bolsonaro em rádio e televisão em que defendeu um afrouxamento das medidas de restrição à Covid-19. Witzel e Doria são os governadores que Bolsonaro considera seus maiores adversários políticos.

Bolsonaro foi cobrado na reunião desta manhã a dar “o exemplo” ao país. Irritado com a fala do governador de São Paulo, Bolsonaro partiu para o ataque: “Essa situação (de Dória como) porta-voz (dos outros governadores) pra mim não serve. Senhor governador João Doria, faça a sua parte, o governo federal está pronto para colaborar, como sempre esteve. Vossa excelência foi que fechou as portas para nós. Resolveu partir para a campanha antecipada de 22 em vez de buscar o bem estar do seu povo paulista, para minorar os problemas que se avizinhavam. Assim, sendo, respondendo a vossa excelência, não atacando, mas apenas respondendo seus ataques infundados”.

CALMA E EQUILÍBRIO – Bolsonaro passou a palavra para o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, que diante da discussão entre eles pediu calma: “O momento, quando se tem uma crise dessa proporção, a primeira palavra que a gente precisa ter é calma e equilíbrio”.

Governadores também pediram ao presidente nesta quarta-feira que inicie negociações com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para que o pagamento das dívidas dos estados com essas instituições seja adiado por até um ano.

 

32 thoughts on “Reunião com governadores do Sudeste, tem bate-boca e troca de acusações entre Bolsonaro e Dória

  1. Sempre ele, sempre Dória! O Dória que foi expulso do governo Sarney por corrupção na sua pasta. Cara de boneco será expulso da política pelas urnas, o país não merece ser tão rasteiro na política. Ele e o psicopata são os responsáveis por esta desunião neste momento, só pensam naquilo – eleição presidencial de 2022.

        • Olha, não estou nem defendendo o Bolsonaro. Mas já disse várias vezes que a “zelite” política fez por merecera derrota pra ele. Quer achar que, p. ex., o Alckmin era melhor, problema seu. Ou o “seríssimo” Alvaro Dias, no qual nem os donos do dinheiro quiseram investir.
          Entenda que 55% da população rejeitou toda a “zelite” política. Se acha que todo mundo é burro e tem obrigação de lhe seguir porque você é muito inteligente, seria o caso de repensar sua vida. O que será que os idiotas não entendem? A “competência” do Geraldo Rouboanel ou do Ciro.
          A “zelite” quis se servir do Bolsonaro como o famoso bode na sala, para se validar a si mesma porque ele era terrível demais. Então pra provar nosso elevado senso moral, devíamos votar no Rouboanel e no Haddad, e ignorar tudo que fizeram no poder…
          Já que é tão sábio, podia pensar um pouco no que a “zelite” fez de errado para perder pro Bolsonaro.

  2. Caro Jornalista,

    -Durante uma guerra biológica global, os nossos líderes brigam entre eles mesmos, entre uma garrafa de água mineral e outra. Entre uma gratificação e outra, ao invés de pensarem nos brasileiros.
    -Representam e expõem, todos eles, o resumo e a imagem fiel do que os brasileiros têm de pior.

    -Fico pensando se administradores alemães de DRESDEN criaram esse tipo de polêmica e de perda de tempo quando os bombardeios aliados se aproximaram das suas fronteiras …

    (Povo que nasceu para dez rés, nunca chegará a um vintém…)

  3. Na Espanha, ontem, morreram 738 pessoas.
    Aqui, privilegiados escondidos debaixo da cama, apoiam Bolsonaro no envio da escumalha para morte.
    Objetivo?
    Manter suas benesses e regalias.

  4. Quer ficar em casa?

    Você quer quarentena, ficar em casa? Mas exige um frentista e posto de combustível aberto!
    Você quer ficar em casa? Mas exige o mercado aberto com atendentes, senão você surta!
    Quer ficar em casa? Mas quer que o porteiro do seu prédio e o zelador estejam trabalhando!
    Quer ficar em casa? Mas precisa de dinheiro e quer que o bancário esteja no banco pra resolver seu problema! Quer ficar em casa? Mas tem motoristas e cobradores de ônibus trabalhando pra transportar quem precisa de transporte!
    Quer ficar em casa? Mas o farmacêutico e balconista tem que estar lá pra te servir né!
    Quer comprar pão? A padaria tem que tá aberta né?
    Quer ficar em casa? Claro, mas Deus o livre se o caminhoneiro parar né!
    Em casa sim, mas a coleta de lixo tem que estar em dia pelos garis!

    Quer ficar em casa?
    A vida dos outros vale menos que a sua?
    Por quê eles são obrigados a trabalhar para seu conforto mesmo num momento desse, e vc não?

    Isolamento social sim, mas pra grupos de riscos, claro!
    Precauções conscientes sim de todos!!!

    Não reclame depois que a economia estiver afundada e você ser demitido para reduzir gastos da empresa.
    Foi vc quem optou por isso, fez baderna, bateu panela e foi a favor de tudo isso!

    E não culpe os outros pois avisado foi!!!

  5. Leonel Brizola dizia que Lula pisaria na mae para se eleger.
    Pena não conhecido Doria…senão veria o que é um politico Inescrupuloso, cínico, perigoso, ensaboado, hipócrita, peçonhento.
    Quem pode parar uma Cobra venenosa dessas?…
    Muito dificil…

  6. Ninguém quer ficar em casa, somos obrigados a ficar em casa.

    Tem os prós e os contras, mas serviços essenciais, o nome já diz, não podem ser interrompidos.

    No afã de defender um ponto de vista terrorista do presidente, alguns querem nos convencer que os especialistas estão errados e o presidente está certo.

    Vá, então, pra rua, mas se infecte sozinho.

  7. Bolsonaro está certo. Os errados são: o Ministro da Saúde, os especialistas na área da saúde, os governadores, a OMS e a mídia.
    Quem entende de saúde é Bolsonaro e não os médicos e especialistas da área.
    Um presidente equilibrado e consequente, acataria religiosamente o Ministro da Saúde e o protocolo da OMS

        • Mas eles não estavam lá em quarentena no melhor pais do mundo.
          Só não vão dizer que todos os infectados chineses foram curados, porque o medico que alcaguetou o comunismo não pode ser “curado”.

          PS: Você viu o vídeo que mostra a evolução da doença do medico alcagueta (do dia em que ele entrou na uti, até a queima “arquivo” do corpo) ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *