Roberto Jefferson intervém no PTB e derruba alianças da legenda com opositores de Bolsonaro

Com o gesto, Jefferson aproxima o PTB do Palácio do Planalto

Pedro Venceslau e Ricardo Galhardo
Estadão

Alinhado com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, promoveu nessa quinta-feira, dia 17, uma intervenção e anulou as convenções partidárias nas cidades onde a sigla apoiaria candidatos de legendas que fazem oposição ao Palácio do Planalto. São elas Bernardo do Campo, Osasco e Presidente Prudente, em São Paulo,  Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Os movimentos vêm na sequência da intervenção na capital paulista na última quarta-feira, quando Jefferson tirou da disputa Marcos da Costa, ex-presidente da OAB-SP, que será candidato a vice do deputado Celso Russomanno (Republicanos).

DISPUTA COM DÓRIA – A articulação nesse caso passou pelo próprio presidente da República, que telefonou para o presidente estadual do PTB, Campos Machado, pouco antes do início da convenção do partido em São Paulo. No Estado, o objetivo de Bolsonaro e Jefferson é combater o governador João Doria (PSDB), potencial adversário do presidente na eleição de 2022.

Em São Bernardo do Campo e em Osasco, o PTB havia indicado os candidatos a vice de Luiz Marinho e Emídio Souza, ambos do PT. Em Presidente Prudente, o partido comporia chapa com Laércio Alcântara, do DEM. Em Salvador, a sigla de Jefferson apoiaria  Bruno Reis, também do DEM, e, em Fortaleza, estaria com Luizianne Lins,  do PT.No documento enviado aos Estados, Jefferson alega que o ato descumpre uma resolução da Comissão Executiva Nacional.

RESTRIÇÃO – Segundo um integrante da executiva nacional do PTB, o veto que atropelou os acordos locais proibiria a princípio apenas alianças com partidos de esquerda, mas Jefferson ampliou a restrição para legendas que sejam potenciais adversárias de Bolsonaro no Congresso e nas eleições em 2022.

Com esse gesto, Jefferson aproxima o PTB do Palácio do Planalto e deixa as portas abertas para que Bolsonaro e seu grupo entrem na legenda para disputar a reeleição.

12 thoughts on “Roberto Jefferson intervém no PTB e derruba alianças da legenda com opositores de Bolsonaro

  1. O Ptb nacional não precisaria fazer isso, ser mais a menos nas Cidades e nos Estados do Brasil, o Ptb de Getulio Vargas – Foi fundado com toda a democracia e liberdade – e estamos em 2020.

  2. Obs. Ex. Presidente Getulio Vargas – Fundou o Ptb e por um Decreto Federal Foi Fundado a OJB para todos os Jornalistas e a Imprensa Brasileira, a OJB em atividade até hoje em 2020.

  3. Declaro que terei como lema ideias marxistas:

    construir uma sociedade livre, justa e solidária;
    garantir o desenvolvimento nacional;
    erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
    promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Somente a esquerda pode, nesse momento, atender ao apelo do pobre e do miserável!

    • Prezados Alex Cardoso e Cesário Oliveira,

      As “ideias” marxistas que afirmei seguir, na verdade não são de autoria do filósofo alemão.
      A minha intenção era uma pegadinha com os robôs de Bolsonaro, seus sectários, a sua tropa de choque.

      Na verdade, esse enunciado consta no artigo 3º da NOSSA CONSTITUIÇÃO!

      Art. 3º – Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
      I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
      II – garantir o desenvolvimento nacional;
      III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
      IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

      Certamente a Carta Magna está sendo desobedecida ou, o que seria pior, desconhecida, pelo fato de o atual governo entender que esses pressupostos para o desenvolvimento do país sejam mesmo ideias de esquerda, comunistas!

      Simplesmente nenhum desses quatro itens citados, Bolsonaro tratou de implantar na sua administração.
      Aliás, diante da sua mente muito limitada, deve ter compreendido que, erradicar a pobreza, seria o mesmo que eliminar o pobre, então o aumento da fome no Brasil nos últimos anos em mais de 47%!

      Grato pela colaboração.
      Vocês me ajudaram a constatar a alienação do povo e dos governantes, razão pela qual esse caos e crise permanentes!

      Abraço.
      Saúde e paz.

  4. Dr. Ronaldo Dias ( PP ) – candidato a prefeito e vice Raquel ( Psdc ) – em uma coligação do Pp, Psdc e Prtb – com um total de 40 candidatos a vereador na Cidade de Taboão da Serra – São Paulo – Já Diz a lenda tendo 2 vereadores eleitos está no Lucro – 2020.

  5. Com Roberto Jeferson não tem meias medidas: ai vem golpe!
    Ele está investindo em Bolsonaro para fortalecer o PTB. Nas próximas eleições municipais, estaduais e federal terá o partido maior, mais robusto e poderá oferece-lo a Bolsonaro ou, no mínimo, ser o partido maior de apoiamento.
    RJ não prega no deserto! Não existe doença u fé que transforme um corrupto em alguém decente em tão pouco tempo!
    Vamos nos preparar. Ai tem!!!
    Fallavena

  6. A busca pela blindagem e pela impunidade chega a ser patética, esse rebotalho da pior política gostaria de um regime forte onde, como sempre, ele seria amigo do Rei e ficaria, junto com a filha, longe da cadeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *