Rodrigo Maia demonstra que não vai apoiar reeleição de Bolsonaro nas urnas de 2022

Resultado de imagem para rodrigo maia na associação comercial

Maia foi franco ao dar entrevista na Associação Comercial

Pedro do Coutto

Em almoço segunda-feira na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o deputado Rodrigo Maia defendeu uma candidatura única de centro nas eleições pela presidência da República em 2022.  Destacou esperar que Ciro Gomes, João Dória e Luciano Huck tenham a grandeza para que um deles seja o candidato das forças do centro contra a direita e a esquerda. Com isso deixou claro que no panorama de hoje não está disposto a apoiar a candidatura a reeleição do atual presidente da República. 

Caso contrário não teria colocado em relevo as candidaturas potenciais de Ciro Gomes, João Dória e Luciano Huck. Os dois primeiros integram hoje as legendas do PDT e do PSDB. Luciano Huck ainda não possui filiação partidária. 

DISSE MAIA – Reportagem de Pedro Capetti, O Globo de terça-feira, destaca o episódio. Rodrigo Maia é filiado ao DEM do Rio de Janeiro e ao longo do contato com jornalistas na sede da ACRJ afirmou que vem apanhando muito nas redes sociais por parte dos apoiadores do presidente Bolsonaro. Os ataques são mais frequentes – disse – quando critica o ministro da Educação Abraham Weintraub. 

Maia acentuou também que a saída do ex-presidente Lula da prisão no mês de novembro alargou ainda mais o espaço para uma candidatura do centro. Com base em tal raciocínio o presidente da Câmara disse tacitamente que o PT representaria a esquerda e o presidente Jair Bolsonaro a direita. Portanto, ele, Maia, coloca-se ao lado de um candidato capaz de representar as correntes de centro, equilibrando os compromissos democráticos e sociais no espelho das urnas. 

Lula está fora – Certamente ao se referir ao PT, e não somente a Lula, como representante da esquerda, Rodrigo Maia deixou claro não acreditar em qualquer hipótese eM uma eventual candidatura do ex-presidente. Lula é ficha suja, absolutamente inelegível. 

Rodrigo Maia não incluiu seu próprio nome entre aqueles capazes de unir as forças do centro. Mas sua atuação o tem destacado como um dos nomes que possuem viabilidade de concorrer a presidência ou à vice-presidência da República. 

Uma surpresa, a meu ver, foi a inclusão de Ciro Gomes como um dos nomes possíveis do centro. O ex-governador do Ceará, nas eleições de 2018 procurou se alinhar na sombra da esquerda, mas não conseguiu, em face do veto frontal a seu nome desfechado pelo ex-presidente Lula da Silva. Lula temia que Ciro Gomes absorvesse o comando do PT, fazendo com que a legenda terminasse saindo de sua liderança para um novo comando. 

APENAS HIPÓTESES – Bem, todas essas hipóteses podem se confirmar ou não na próxima campanha presidencial. Hoje são apenas hipóteses, mas que demonstram tendências que se dividem em três blocos: centro, a direita e a esquerda.

Entretanto essa divisão é um simples exercício de uma corrida ideológica.  Pois a futurologia pertence aos desfechos e mudanças das forças partidárias. Política é assim. As direções, num sentido ou em outros, alteram-se frequentemente.

Na verdade, o centro, mais do que um ponto, ocupa uma faixa com espaços disponíveis bastante amplos.

16 thoughts on “Rodrigo Maia demonstra que não vai apoiar reeleição de Bolsonaro nas urnas de 2022

  1. Bolsonaro, ou Moro, não precisam do apoio deste csrsa.
    Deputado fraco de votos, se não estivesse na presidência daquela pocilga, não teria sido reeleito.
    É um crápula, sem caráter.

  2. Até parece que o apoio de Rodrigo Maia elege alguém pra presidente.
    A quem mesmo o Maia apoiou na campanha de 2018, no primeiro turno? No Alckmin, talvez? Sem o apoio dele o tucano teria sido mais votado, quem sabe.

  3. Estou com Rodrigo Maia. Faz tempo, muitos meses, escrevi que Dória-Maia poderia ser forte chapa-dobradinha. Peças já no tabuleiro. Mas tudo dependerá dos resultados das eleições deste ano. Para, de fato, os times entrarem em campo. Com muito sebo nas canelas, porque o jogo é para palestinos.

  4. Meu Deus do céu não chegando ainda nem na metade do mandato do boçal e já tem gente negociando voto e apoio? É coisa de desocupado, de parasita, palavra da moda. E quem pode afirmar que o Nhônho consegue se reeleger? E se não se reeleger o apoio ou a falta dele ajuda no quê? O futuro, graças a Deus, ainda a Ele pertence.

  5. NOVIDADE EM SÃO PAULO: A jornalista Valéria Monteiro acaba de se filiar ao PDT de Campinas e deve ser lançada à Prefeitura da cidade. Ela foi a primeira âncora mulher do Jornal Nacional, na década de 90, tendo atuado também em canais de jornalismo americanos como Bloomberg e NBC. “O PDT está conversando com outros partidos e estou aqui para agregar. Se esse essa for a decisão do partido, vou gostar muito. Acho que encontrei minha turma. Em termos programáticos, está de acordo com o que eu venho defendendo. Não são neoliberais, são propostas em defesa do trabalho e do desenvolvimento sustentável”, disse Valéria. https://www.acidadeon.com/campinas/politica/NOT,0,0,1485076,valeria+monteiro+deve+ser+candidata+a+prefeitura+pelo+pdt.aspx

    CARLOS LUPI, presidente nacional do PDT, almoçou nesta quarta-feira 12 em Brasília com os presidentes do PV, José Luíz Penna; do PSB, Carlos Siqueira; e representantes da Rede Sustentabilidade. O grupo se reuniu para acertar detalhes da aliança entre os quatro partidos para as eleições municipais, em todo o país. “Temos propostas em comum e pretendemos lançar um projeto de governabilidade que inclua a garantia de trabalho e direitos para a população, educação, saúde, e respeito à soberania nacional”, firmou Lupi. https://www.annaramalho.com.br/pdt-pv-psb-e-rede-fazem-aliancas-para-as-eleicoes-municipais-em-todo-o-pais/

    RETALIAÇÕES LULISTAS: “Nós estamos filiando Leo Prates para ser candidato a prefeito e é pra valer. Em 2022 é outra história. Sobre a Câmara, a intenção é fazer de quatro a cinco vereadores. Fortalecer o partido e, quem sabe, ganhar a eleição”, declarou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, respondendo a especulações sobre eventual desconforto do governador Rui Costa (PT) diante da anunciada adesão do atual secretário municipal de Saúde ao PDT já celebrado na como potencial candidato da sigla brizolista à prefeitura da capital. https://varelanoticias.com.br/presidente-do-pdt-comenta-saida-de-partido-da-base-de-rui-se-ele-nao-quiser-paciencia/

    O presidente do PDT na Bahia, deputado federal Felix Mendonça Júnior, conta que Leo Prates escolheu a legenda pelas convicções que ele carrega e pelos ideais do partido rebatendo rumores de que o partido esteja se afastando da base do governo estadual petista. “Peço que respeitem o PDT. O PDT é um partido que não se curva a governador nenhum, nem a prefeito, nem a ninguém”, bradou. http://atarde.uol.com.br/politica/eleicoes/noticias/2118877-leo-prates-e-lancado-precandidato-a-prefeito-de-salvador-pelo-pdt

    NA QUINTA-FEIRA o PDT de Balneário Camboriú (SC) lança a Escola de Candidatos com curso preparatório de pré-candidatos em parceria com a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP). O evento será aberto ao público e ocorre na Câmara Municipal com início as 19h30 e palestra “Cuidando da saúde do nosso cérebro”, a cargo da psicóloga Joseane de Souza. https://www.pagina3.com.br/politica/2020/fev/11/1/pdt-tem-nova-direcao-e-lanca-escola-de-candidatos-no-legislativo-nesta-quinta

    CONTRA DIVISIONISMOS: “O deputado Wolney é um grande amigo e vem fazendo um mandato excelente. A gente tem procurado unir forças. Existe tentativas da imprensa de nos dividir e jogar um contra o outro, mas não existe essa divisão interna. Existem críticas pontuais, mas elas são parte também do cenário político e da política. Eu não trabalho para ter poder, eu trabalho para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o deputado Túlio Gadêlha enfatizando seu convívio com o colega de bancada e também pernambucano Wolney Queiros. https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2020/02/11/wolney-e-um-grande-amigo-a-imprensa-tenta-nos-dividir-diz-tulio-gadelha/

    ALIANÇA PDT-PSB-PT: Na última terça-feira (04) ocorreu mais uma reunião dos membros das Executivas Municipais dos partidos que integram o bloco “Novos Rumos Camaquã”. A aliança é formada pelo PDT, PCdoB e PT. Claiton Silva, vereador e presidente do PDT local, destaca que cada partido possui pessoas qualificadas para concorrer e o mais importante no momento é construir um projeto viável que vise o bem-estar social e o desenvolvimento do município. https://www.cliccamaqua.com.br/noticia/50057/partidos-do-bloco-novos-rumos-camaqua-realizam-encontro-entre-executivas.html

    FILHO DE EX-DEPUTADO, Igor Manassés vai disputar uma cadeira na Câmara de Salvador pelo PDT. “A minha pré-candidatura vem de uma projeção política ao lado de Leo Prates, com nosso grupo político, no intuito de defender a bandeira do combate às drogas no município”, explicou ele ao Portal A TARDE durante o ato de lançamento da pré-candidatura do deputado estadual licenciado e agora também pedetista Leo Prates para prefeito da capital baiana. http://atarde.uol.com.br/politica/eleicoes/noticias/2118864-filho-de-manasses-deixa-o-psl-e-disputara-a-cms-pelo-pdt

    Rede PDT https://www.facebook.com/brizolismo Acesse!

  6. -Algumas pessoas que estavam na Tribuna da Internet antes das eleições sabia que o Botafogo não era de confiança.
    -Outros aqui achavam que era. Parece que o Bolsonaro não quis pagar o preço da fidelidade.

  7. Esse bolo insonso chamado Maia que tentou ser prefeito junto com a Garotinha chegou em ….., agora concorrer contra Bolsonaro só pode ser piada ..
    Se esse país fosse sério esse senho estaria junto com cabral e outros que estão soltos mas não inocentes .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *