Rodrigo Maia diz que pode ser candidato e faz críticas a Alckmin e Meirelles

Resultado de imagem para rodrigo maia

“Eu topo eleição, mas não aventura”, diz Maia

Pedro do Coutto

Entrevistado por Maiá Menezes, Tiago Prado e Jeferson Ribeiro,  O Globo desta terça-feira, o deputado Rodrigo Maia afirmou a  possibilidade de vir a ser um dos candidatos das forças de centro, à sucessão de outubro, frisando haver um espaço amplo, uma avenida aberta, a serem preenchidos.  Criticou diretamente Geraldo Alckmin e Henrique Meirelles que pretendem, cada qual a seu modo, tornar-se o candidato das correntes centristas e destacar as realizações do governo Michel Temer. Não será, penso eu, tarefa fácil. Mas a política às vezes torna-se imprevisível. Afinal de contas, o presidente da Câmara obteve boa colocação na mídia durante as votações que barraram o julgamento de Michel Temer pelo Supremo Tribunal Federal.  Porém, tem contra si o fato de ter se aliado ao atual presidente da República.

Após dizer que seu pai, Cesar Maia, é o melhor candidato para o governo do estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia sustentou, quanto a Alckmin, que, antes de mais nada, o tucano terá que reorganizar o discurso do PSDB para encontrar espaço na campanha sucessória.

MEIRELLES ANALÓGICO – Relativamente a Henrique Meirelles Rodrigo Maia afirmou que a presença do ministro da Fazenda no programa político do PSD foi totalmente analógica numa época de predomínio digital, O discurso de Meirelles foi típico de uma candidatura surgida nos anos 90. Mas nós estamos em 2018, portanto, 28 anos depois. Além do mais Meirelles demonstrou não saber se comunicar na atual época do Brasil. Não sensibilizou ninguém.

Rodrigo Maia ressaltou que mantém uma boa relação com o Ministro da Fazenda, mas sempre diz a ele para tomar cuidado de não misturar o cargo que ocupa com a campanha eleitoral.

A entrevista do Presidente da Câmara Federal funcionou para acender o debate em torno das urnas de outubro. Ficou nítido que nem Meirelles nem Alckmin são aceitos para o DEM. Tanto assim que Maia destacou que a colocação de seu nome entre os candidatos em potencial revela que ninguém até agora conseguiu entusiasmar o eleitorado de centro do país. Tanto assim que ele, praticamente admitiu seu nome exatamente com o objetivo de ocupar espaço das correntes que se contrapõem à candidatura de Luis Inácio Lula da Silva.

CENTRO X LULA – Com base nas pesquisas do Datafolha e IBOPE, visualiza-se um embate entre o centrismo e o lulismo. Aliás, é uma doce ilusão pensar hoje que uma candidatura de Lula possa representar as esquerdas. Lula, na minha opinião, é um conservador disfarçado de reformista. Mas esta é outra questão. Até porque as correntes reformistas acreditam que Lula poderá representá-las. Mas é difícil que possa vencer as barreiras judiciais à sua frente. Por isso é de fundamental importância seu julgamento a 24 de janeiro pelo Tribunal Regional Federal-4, ao qual caberá a tarefa de confirmar ou rejeitar a sentença do juiz Sérgio Moro.

A esse respeito, aconteceu algo curioso e imprevisto. A secretária do Presidente do TRF-4, Daniela Tagliari Kreling, colocou nas redes sociais um abaixo assinado defendendo a confirmação da sentença de 1ª Instância que exclui Lula da lista dos candidatos em potencial. A senadora Gleise Hofman gravou um vídeo condenando a atitude da secretária. Porém o presidente do Tribunal defendeu a iniciativa de Daniela sustentando que ela exerceu sua opinião ao incluir seu manifesto nas redes sociais.  Fora do seu horário de trabalho e em caráter absolutamente dissociado das suas funções, ela tem direito de se expressar em caráter pessoal.

São coisas da política e da vontade humana de se expressar e comunicar.

2 thoughts on “Rodrigo Maia diz que pode ser candidato e faz críticas a Alckmin e Meirelles

  1. “Lula, na minha opinião, é um conservador disfarçado de reformista”.

    Nos próximos meses, os comunistas e socialistas vão começar a dizer que lula sempre foi um politico de direita conservadora. kkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *