Rússia e Catar podem perder Copa, diz auditor da Fifa

Domenico Scala ressalva que suborno tem de ser provado

Deu no Correio Braziliense

Pela primeira vez desde a eclosão da crise na Fifa, um alto funcionário da entidade admite que os Mundiais na Rússia e no Catar podem estar ameaçados. Domenico Scala, auditor da Fifa, indicou que a revisão das sedes de 2018 e 2022 pode ocorrer se ficar provado que houve suborno e compra de votos no processo de escolha das sedes.

Rússia e Catar eram as piores candidaturas, de acordo com os informes técnicos da Fifa. Mas quando a escolha ocorreu em dezembro de 2010, elas foram as vencedoras. Imediatamente depois de anunciado, uma série de escândalos começaram a surgir.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou com exclusividade que Ministério Público suíço suspeita inclusive de Ricardo Teixeira, que teria usado um jogo da seleção brasileira para justificar o pagamento de propinas. Dias depois da partida que ocorreu no Catar, o então presidente da CBF votou pelo Catar para a Copa de 2018.

“Se evidências surgirem que a concessão dos Mundiais apenas ocorreu por conta de propinas e compra de votos, então a escolha pode ser cancelada”, disse Scala, em um e-mail à Agência Estado. Ele deixa claro, porém, que “essas evidências” ainda não foram apresentadas. Tanto o MP suíço quanto o FBI investigam o caso, interrogando os eleitores que participaram na época do voto e coletando material em dezenas de locais diferentes pelo mundo.

COMISSÃO DE ÉTICA

Scala ainda aponta que a decisão final não seria dele, mas do Comitê de Ética da Fifa. Há um ano, a entidade deu o caso por encerrado, insistindo que não existiam evidências suficientes para chegar a tal medida. Naquele momento, o investigador independente da Fifa, Michael Garcia, pediu demissão. Alegou que a Fifa havia abafado parte de suas descobertas num trabalho que custou US$ 4 milhões.

Tanto o Catar quanto a Rússia vêm atacando sugestões de que poderiam perder os Mundiais. Para os organizadores árabes, as críticas contra o país e as sugestões de compra de votos são “demonstrações de racismo”. EUA e Austrália estavam entre os concorrentes para 2022.

Já o Kremlin passou a acusar o FBI de ter manipulado as prisões na Fifa para tentar derrubar a Copa em Moscou, por conta da crise entre Vladimir Putin e o Ocidente.

6 thoughts on “Rússia e Catar podem perder Copa, diz auditor da Fifa

  1. Alguns dizem que a Guerra Fria acabou, mas a meu ver ela continua vivíssima … se a Copa do Mundo de 2018 não for realizada na Rússia, Putin terá prejuízo de milhões, quiçá bilhões … vida que segue …

  2. A Russia pode perder. Esta na agenda das sancoes dos EUA e seus vassalos europeus. Mas, o Catar com importante e estrategica base militar em Doha e cuja cabeca coroada absolutista enche de grana europeus e norte americanos, quero ver para crer.

  3. Aposto minhas fichas que a Copa do Mundo será mantida na Rússia.
    Tecnicamente seria muito difícil encontrar outra sede faltando três anos apenas, afora que poderia se tornar um incidente internacional sério, que ocasionaria reações jurídicas as mais diversas pelas organizações e empresas envolvidas e que se programaram antecipadamente para este evento.
    Independente do aspecto político, é bom lembrar que o governo russo não tem culpa em cartório pela corrupção da FIFA, e não seria nada interessante mais esta provocação com Putin.
    Quanto ao Qatar, muito mais importante para os americanos são as bases na Arábia Saudita, e o esporte preferido do Tio Sam não é futebol.
    Quem vai decidir se a Copa será neste país está restrito às relações com o Irã, do outro lado do Golfo Pérsico, portanto, nem a FIFA ou interesses comerciais terão poderes de realizar ou cancelar o evento se algo acontecer com as relações diplomáticas entre árabes e persas ou estes com os americanos ou iranianos e israelenses.
    O resto é mera especulação.

    • Também aposto, Bendl. Acho que este “auditor” da Fifa (que jamais auditou nada) está apenas querendo seus 15 minutos de fama.

      CN

  4. Que baseS têm os norte americanos na Arábia Saudita? Pare de chutar para marcar posição de dono do pedaço em cima de meu único comentário em 72 horas. Você não sabe nem em qual dos dois países se situa o quartel general da USCC e o USAFCC, certamente nunca ouviu falar em AL UDEID, quanto mais compará-los ao 64th Air Expeditionary Group e pessoal de treinamento e administração que ensina a guarda pretoriana de Riad a torturar. Aí, então, chuta vergonhosamente que (verbis) QUANTO AO CATAR, MUITO MAIS IMPORTANTE PARA OS AMERICANOS SÃO AS BASES NA ARÁBIA SAUDITA … O resto deixo de transcrever por se costumeiras abobrinhas suas. Prometeu que não ia comentar em cima do meu comentário, descumpriu em menos de 72 horas, não tem palavra e quebrou a cara. Melhor se CATAR do que citar o CATAR que você desconhece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *