Saber a verdade sobre a saúde do presidente é um direito de todos os brasileiros

Resultado de imagem para temer + interrogação

Temer deverá receber alta nesta segunda-feira

Carlos Newton

Se você quer manter sua privacidade e não deseja que as pessoas se interessem por sua próstata, suas vias urinárias, sua intimidade, enfim, é melhor não ter vida pública e não ser representante do povo, porque isso implica justamente em não ter privacidade, sobretudo quando exerce função de governante, tornando-se diretamente responsável pelas condições de vida de seus governados, os cidadãos. Portanto, o estado de saúde de Michel Temer (ou de qualquer presidente) é do interesse de todos os brasileiros.

JURISPRUDÊNCIA – Existe até jurisprudência a respeito, no Superior Tribunal de Justiça, no histórico julgamento de um processo movido contra o jornalista Helio Fernandes, diretor da Tribuna da Imprensa, pelo então ministro Ademar Ghisi, do Tribunal de Conta da União.

Nesta ação, Helio Fernandes foi defendido pelo jurista Fernando Orotavo Neto, professor de Processo Civil e conselheiro da OAB-RJ, que fez uma sustentação  brilhante e arrasadora, ao demonstrar a importância histórica da transparência dos atos dos homens públicos, que não podem ser protegidos por simplórios critérios de “privacidade”, e com isso pulverizou o vultoso pedido da indenização por “perdas e danos” que o ministro Ghisi fizera.

SEM PRIVACIDADE – Para os homens públicos, realmente o direito à privacidade sofre fortes limitações, especialmente quando se trata do presidente da República no caso, um homem de 77 anos, com obstrução parcial de artéria coronariana e que foi submetido a uma operação com anestesia geral, segundo informou o Planalto.

Neste domingo, o boletim médico confirmou que o chefe do governo está bem, retirou a sonda e deverá receber alta nesta segunda-fase, no início da tarde. Ainda hoje serão conhecidos os resultados das biópsias das amostras de tecido retiradas da próstata e do local onde ocorreu o coágulo na bexiga, segundo publicou o site da “Veja” neste sábado. Presume-se que Temer esteja se recuperando tão bem que realmente possa voltar a trabalhar no Planalto nesta quarta-feira, conforme a equipe anunciou no sábado.

VAMOS TORCER – De toda forma, a situação é de expectativa e todos precisam torcer para que Temer se recupere prontamente, reassuma logo o governo e continue até 31 de dezembro de 2018 sem ter problemas de saúde.

Conforme Marcelo Mafra lembrou aqui na “Tribuna da Internet”, se Temer tiver de se afastar por qualquer motivo,  a Presidência deverá ser ocupada a partir de abril de 2018 pela ministra Cármen Lúcia  a não ser que um dos dois sucessores, o deputado Rodrigo Maia ou o senador Eunício Oliveira, desista de se candidatar novamente ao Congresso e não precise se desincompatibilizar em abril, o que é bastante duvidoso.

Temos de torcer por Temer, porque Cármen Lúcia na Presidência será uma tragédia anunciada. Ora, se ela não consegue se impor perante os ministros do Supremo, como se comportaria diante dos quadrilheiros do PMDB e de outros partidos? Portanto, que Deus proteja Temer, lhe dê muita saúde e a nós não desampare, como costuma dizer nosso amigo Ancelmo Gois.

###
P.S. – Como diria Lula, nunca antes na história deste país se viu uma situação como esta. (C.N.)

21 thoughts on “Saber a verdade sobre a saúde do presidente é um direito de todos os brasileiros

      • Nos restou? Quem determina isso? Quem decidiu que isso seria melhor que cumprir a lei? Ou Temer não é culpado de nada e tudo isso que vemos foi apenas pirotecnia? Se foi, vemos que todo mundo foi enganado da mesma forma. O que vemos de fato é um país apático e o resto do planeta perplexo, sem a menor noção do que acontece no país da corrupção. Pipocam nos jornais de todo mundo reportagens sobre essa pintura. Um presidente acusado de chefe de organização criminosa, cuja aprovação popular beira a zero e ainda firme em sua “cruzada”. Se Temer é tudo que nos resta, pobre Brasil. Isso é deveras limitado, limitado demais para os 97% dos pagadores de impostos, mais o restante do mundo entender. Explicar pelo que se vê é impossível, nos poupe, mas o que não se vê, nem é dito, talvez isso seja mais paupável. Quem sabe, seremos abduzidos por ETs, invadidos outras nações, o mar se levantará e tomará toda terra, tudo isso se Temer tiver que sair para se defender do que foi acusado pela PGR e endossado pelos STF, MP, PF, até a OAB. Talvez todos estejam errados, mas quem está certo?

        • Perfeito, Miguel !
          Escolher o “menos pior” é nivelar por baixo e optar pela mediocridade. Isso é Brasil.
          “Cada povo tem o governo que merece”.

        • Srs. Miguel Sas e Roberto Marques.
          Conforme a visão do Sr. Carlos Newton, chegamos a uma encruzilhada política. Acredito que devemos partir de duas premissas:
          Ou seguiremos com o Temer ou o despacharemos, não existe uma terceira via.
          Partindo desse silogismo, o que os senhores propõem, já que crítica foi o tudo que fizeram até agora?

          • OK, darei a minha opinião! Exatamente a segunda opção: se o sujeito é corrupto, fora com ele. Foi a condescendência com a corrupção em nome de uma pretensa governabilidade e estabilidade que nos levou a a atual situação.

          • “Quem decidiu que isso seria melhor que cumprir a lei”? O texto está claro. Temer não foi acusado de receber um Fiat Elba de presente, mas coisa muitíssimo pior. Ou se dá uma resposta a sociedade ou se abre o jogo ao resto dos atores deste país, essa mesma sociedade. “Saber a verdade sobre a saúde do presidente é um direito de todos os brasileiros”. Saber a verdade sobre a razão real de mater Temer presidente a despeito do que clama não só o Brasil, mas o resto do mundo, seria também um direito? Uma forma seria dizer a todo país, que os que pagamos tão regiamente para elaborar as leis do país, não fazem sequer seu dever de casa em prever este tipo de coisa e seguir o que manda a norma, específicamente neste caso, não vale. Quem mostraria a cara para dizer a verdade?

    • É pouco cristão dizer isso, mas não me importa o que aconteça com o mordomo. Nunca pensei chegar a esse ponto, mas alguém que ganhe de presente a presidência do meu país não tem o direito de chegar lá acompanhado de toda a sua quadrilha.

  1. Caro Newton,sempre é bom lembrar o Helio Fernandes, lutador por um Brasil decente e justo, para as novas gerações, como exemplo de Dignidade.A que situação chegamos, o descalabro na administração pública, nos envergonha perante o Mundo, com os poderes acusados de corrupção (corrupção não é só financeira), conivência com o crime, também o é, o caso da Presidente, com um belo discurso de posse, e ações contrarias. as suas próprias atribuições de servir a Justiça, último recurso da Cidadania, para ter seus Direitos respeitados.
    Estamos naquela situação: se correr o bicho pega, se parar o bicho come.
    Poiiticos, temos muito poucos, politiqueiros é um oceano tempestuoso.
    Que Deus nos ajude a sair desse pantanal pacificamente.
    Li no Globo de ontem, a safadeza dos de-puta-dos, com projetos de Leis para a impunidade das quadrilhas hediondas da caneta-metralhadora, assanhadas, pelas ações de omissão e conivência da Presidente Carmem Lucia.
    Me pergunto: As FFAA, estão permitindo a destruição da Soberania do Povo espoliado pela corja, recebo a resposta: “Sim”.

  2. O artigo é de muito bom senso. Se está ruim com Temer, pode ficar pior sem ele..
    Considerando-se a conjuntura da política atual, o mais sensato e engolir o Temer até 2018 e esperar que no término do seu mandato seja investigado e torcer para que seja condenado.

  3. Bom só resta transcrever o que diz a bíblia sagrada ….Quando o justo governa o povo se alegra , quando o impio governa o povo geme !!
    Estamos sendo governado por muitos impios , por isso estamos gemendo , sofrendo , lamentando , desesperançado , sem reação , etcs…..

    • Para seu governo Senhor Jorge, o senhor está em um site extremamente político. Se mau lhe pergunte e com todo o respeito, o que viestes aqui fazer?

  4. “Temos de torcer por Temer, porque Cármen Lúcia na Presidência será uma tragédia anunciada.” Estás a brincar CN? Como Carmem Lucia se comportaria diante dos quadrilheiros? retirando-os dos ministérios e deixando que repondam por seus crimes em primeira instância onde seriam condenados. Tragédia anunciado foi temer ter assumido a presidência. Na linha sucessória, Botafogo e Indio. Carmem Lúcia é a única limpa na linha sucessória, e devemos torcer para um marginal voltar para presidência?

    A solução para o momento: Vila-Boas asume a presidência; cassa o mandado de todos os politicos envolvidos com corrupção (em todas as esferas, federal, estadual e municipal); bloqueia os bens dos corruptos e os impede de sair do pais até que seus processos transitem em julgado; mantém nas camaras (federal, estaduais e municipais) apenas os políticos sem processo algum por corrupção, sem chamar os suplentes dos corruptos; Realiza as eleições em 2018 normalmente, apenas com os candidatos ficha limpa; governa assim até janeiro de 2019; Deixa a presidencia com o seguinte aviso: da próxima vez, iremos prender e fuzilar os corruptos, estamos entendido? Os políticos não tem amor ao povo ou ao pais, mas amam suas vidas, na iminência de perdê-las realizarão governos extraordinários, não por amor ao povo, mas por medo de morrerem.

    Se Vila-Boas não encampar o roteiro acima, o povo poderia seguí-lo, num levante popular. O único problema é que quem assume o poder, logo é corrompido pelo mesmo e não desapega, quer se eternizar. Espero que o nacionalista Vila-Boas entenda que deve intervir, e que a intervenção deve durar apenas o tempo necessário (janeiro de 2019).

  5. Respondendo ao Sr Eduardo. “Quem decidiu que isso seria melhor que cumprir a lei”? O texto está claro. Temer não foi acusado de receber um Fiat Elba de presente, mas coisa muitíssimo pior. Ou se dá uma resposta a sociedade ou se abre o jogo ao resto dos atores deste país, essa mesma sociedade. “Saber a verdade sobre a saúde do presidente é um direito de todos os brasileiros”. Saber a verdade sobre a razão real de manter Temer presidente a despeito do que clama não só o Brasil, mas o resto do mundo, seria também um direito? Uma forma seria dizer a todo país, que os que pagamos tão regiamente para elaborar as leis do país, não fazem sequer seu dever de casa em prever este tipo de coisa e seguir o que manda a norma, específicamente neste caso, não vale. Quem mostraria a cara para dizer a verdade? Entenda que o país é um apenas, com argumentos convincentes, acaba-se a discussão.

  6. Excelente artigo, meu caro Newton.

    Se a ministra Carmen não tem pulso para administrar aquilo que ela entende , que é o sistema judiciário brasileiro, imagine o poder Executivo de um país problemático , enfestado de políticos corruptos.

    Parabéns pelo artigo.Assino embaixo.

    Um grande abraço para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *