Saída para a crise atual está em reformas realmente democráticas

Leonardo Boff
O Tempo

A crise política e econômica atual cria a oportunidade de fazermos realmente mudanças profundas, como as reformas política, tributária e agrária. Para termos a embocadura correta, importa considerar alguns pontos prévios.

Em primeiro lugar, cabe situar nossa crise dentro da crise maior da humanidade como um todo. Não vê-la dentro desse embricamento é estar fora do atual curso da história. Somos momento de um todo maior. No nosso caso, não escapa ao olhar curioso dos países centrais e das grandes corporações qual será o destino da sétima economia mundial. Não é do interesse da estratégia imperial que haja no Atlântico Sul uma nação continental como o Brasil que não se alinhe aos interesses globais.

Em segundo lugar, a atual crise brasileira tem um histórico que jamais pode ser esquecido: nunca houve uma forma de governo que desse atenção adequada às grandes maiorias. O Estado, apropriado desde o início de nossa história pelas classes proprietárias, não estava apetrechado para atender suas demandas.

Em terceiro lugar, há que se reconhecer que, como fruto de uma penosa e sangrenta história de lutas e superação de obstáculos de toda ordem, se constituiu outra base social para o poder político que agora ocupa o Estado e seus aparelhos. De um Estado elitista e neoliberal se transitou para um Estado republicano e social que, no meio dos maiores constrangimentos e concessões às forças dominantes nacionais e internacionais, conseguiu colocar no centro quem estava sempre na margem.

BOAS MEDIDAS

É de magnitude histórica inegável o fato de o governo do PT ter tirado da miséria 36 milhões de pessoas e lhes dado acesso aos bens fundamentais da vida. O que querem os humildes da Terra? Ver garantido o acesso aos bens mínimos que lhes possam fazer viver. A isso servem a Bolsa Família, Minha Casa, Minha vida, Luz para Todos e outras políticas sociais e culturais.

Qualifiquem como quiserem essas medidas, mas elas foram boas para a imensa maioria do povo brasileiro. Não é a primeira missão ética do Estado de direito a de garantir a vida de seus cidadãos? Por que os governos anteriores, em séculos, não tomaram essas iniciativas?

Há ódio de classe, sim, neste país, além da indignação e da raiva compreensíveis provocadas pelos escândalos de corrupção havidos no governo hegemonizado pelo PT. Essas elites, com seus meios de comunicação altamente marcados pela ideologia reacionária e de direita, apoiados pela velha oligarquia, diferente da moderna, mais aberta e nacionalista, que em parte apoia o projeto do PT, nunca aceitaram um governo de cariz popular. Fazem de tudo para inviabilizá-lo e, para isso, se servem de distorções, difamações e mentiras.

ESTRATÉGIAS

Duas estratégias se desenham pela direita que conseguiu se articular para voltar ao poder central, que perdeu pelo voto, mas não se conformou. A primeira é manter na sociedade uma situação de permanente crise política para, com isso, impedir que Dilma governe. A segunda consiste num processo de desmontagem do governo do PT, caluniando-o como incompetente e ineficaz, e desconstruir a liderança do ex-presidente Lula com difamações, distorções e mentiras diretas, que, quando desmascaradas, não são desmentidas.

Esse tipo de procedimento apenas revela que a democracia que ainda temos é de baixíssima intensidade.

Não sairemos dessa crise nem desfaremos os conchavos revanchistas e golpistas sem as reformas política, tributária e agrária. Caso contrário, a democracia será manca e caolha.

25 thoughts on “Saída para a crise atual está em reformas realmente democráticas

  1. Cáspite! Leonardo Boff é de uma desonestidade informativa de dar ânsias de vômitos. Notem: “É de magnitude histórica inegável o fato de o governo do PT ter tirado da miséria 36 milhões de pessoas e lhes dado acesso aos bens fundamentais da vida”.

    Esse sujeito é meu vizinho. Sinto vergonha de tê-lo nas cercanias – aliás, o “uisquerdista” Boff mora num belíssimo bairro aqui na serra. Trabalhamos muito para ter uma casa mais ou menos por aqui – minha mulher e eu. Agora esse cara fez o quê da vida? É bom que ele siga a escrever suas sandices petistas, para lembrarmo-nos sempre do substrato pútrido-intestinal que ele representa.

  2. O grande PT que fez mais de 57 milhoes de ‘ inclusoes sociais ‘ no Serasa esta com 8% de simpatizantes. Ja vai comecar a debandada dos prefeitos ! Mais um conto do vigario do Frei…kkkk

  3. E duro ainda ler artigos no qual se defende o pt como um partido que vai salvar o brasil, depois de todos os desmandos que ocorrem, ainda se pede reformas, meus deus, sera que nao consegue ver que, com esses politicos nao exisriram reformas reais! E logico colocando a culpa sempre em uma direita que nunca existiu!

  4. Virgilio Tamberlini,

    Usando a linguagem do Facebook, COMPARTILHEI!
    “O grande PT que fez mais de 57 milhoes de ‘ inclusões sociais ‘ no Serasa esta com 8% de simpatizantes. Ja vai comecar a debandada dos prefeitos ! Mais um conto do vigario do Frei…kkkk”

      • Parafraseando Galvão Buenos na final da copa94:

        ACABOUUUU, ACABOUUUU, ACABOUUUU

        ÉÉÉÉ PAPUDAAAA,
        ÉÉÉÉ PAPUDAAAA,
        ÉÉÉÉ PAPUDAAAA,
        ÉÉÉÉ PAPUDAAAA,

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Concordo com o Bom teólogo, primeiro vamos ao que interessa, o PT foi extremamente competente em apaniguar os seus, na roubalheira foi espetacular, muitíssimo competente, nas falcatruas foi mestre, no engodo, foi melhor que o mágico Houdini, fez aparecer votos sem que esses nunca tenham sido postos lá, na corrupção foi DOUTOR, com seu Mestre em mentiras e safadezas, o Lula.
    Portanto meu “bom” comunista, o Sr. esta correto em dizer que o PT fez grandes coisas, estamos caluniando o partido que jogou esse arremedo de país no buraco da recessão, está destruindo a classe que havia criado para dar-lhes os votos necessários para que continuassem a roubar o nosso sangue e suor.
    Portanto vamos reconhecer o o valor do PT e de seus facínoras, digo deputados e apaniguados.
    O PT foi pródigo em dar vida nova aos métodos de corrupção que já estavam envelhecidos.
    Portanto aplaudamos o PT.

  6. Prezado Leonardo Boff.
    Chega, basta. Essa ideia Teologia da Libertação acabou.
    O PT teve sua vez e deixou um rastro de destruição. Desemprego, caos social se implantando, o MST tocando o terror no campo, um judiciário incompetente, escândalos de uma esquerda que vive como um Rockefeller, milhares de micro empresários falidos. Nossa economia moribunda e combalida, copiando um modelo Castrista/Chavista que somente fez afundar a Cuba, Venezuela e Argentina. Bilhões de dólares do BNDES na forma de empréstimo para países sem nada a oferecer.

    Temos que dizer não ao financiamento público de campanha.
    Temos que acabar com esta quantidade enorme de partidos políticos.
    Temos que ter maior responsabilidade no trato do dinheiro público. “Publico é público e não privado. pertence ao povo brasileiro”
    Os clérigos precisão cuidar da área espiritual, exorcismos, preces e orações para milhares de famílias atingidas por esta crise criada pela esquerda.

  7. Vejam só…mais uma vez a culpa é sempre dos outros. Não basta os verdadeiros “reacionários” quererem manter o status quo de 12 anos de poder. Se mesmo assim seguem chamando os contrários de reacionários, me sirvo de Nelson Rodrigues e afirmo “Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta” e nesta classificação entra com méritos e louvor o Sr. Boff.

  8. A maior reforma deste Páis está no Código Penal Brasileiro, e com a inclusão de um item precioso nas penas
    1. Pena de Morte para Corruptos do Erário Público….
    Ai começa a se tornar uma NAÇÂO……..

  9. Só posso entender o que escreveu o prezado Leonardo Boff, como sátira.
    todo seu texto é exatamente o contrário.
    Bolsa Família, faz com que as famílias tornem-se apenas menos miseráveis. Não se pode considerar essa medidas eleitoreiras como projeto de nação.

    • Só pode ser… E ele ainda vem insinuar que a culpa da nossa situação é, em primeiro lugar,da “estratégia imperial” a quem não interessa a existência de uma ” nação continental que não se alinhe aos interesses globais”. Se o Boff entendesse um pouquinho de como funciona a economia capitalista, saberia que é do maior interesse das potências globais preservar um dos maiores mercados do mundo para seus produtos, e que o processo, se existisse, de tentar “realinhar” o Brasil aos interesses globais não passaria pela destruição de sua economia. Destruição esta, aliás, que não precisaria de auxílio porque já vem sendo competentemente realizada pelo governo atual.
      Da mesma maneira, as ditas ” elites” , num sistema capitalista, não têm interesse num caos econômico que prejudique os seus mercados e atrapalhe o crescimento de suas empresas e consequentemente de seus lucros.

    • O ex frei precisa entender que para curar uma doença é necessário dar o remédio correto e nunca apenas um analgesico paleativo.E o pt só sabe receitar analgesico.

  10. Por que este jornal ainda dá espaço para o boff ?
    Uma pessoa que só se digna a escrever baboseiras, faça-me o favor, leia os jornais e veja a miserabilidade em que se encontra o país ! Não é necessário ser partidário e verificar in loco no que se transformou o Brasil.
    E vem este sujeito escrever coisas tão inverossímeis. Acho que chega, pessoas assim só merecem o esquecimento de quem tem um mínimo de raciocínio. Esse sujeito, que deve ter lido um dia, creio eu, alguma coisa das escrituras sagradas, vai totalmente contra o que deve ter aprendido quando era frei, ou será que um dia já foi?

  11. Esse ex-padreco, comunista e vagabundo, sem dúvida nenhuma recebe alguma grana imoral (talvez legal, mas imoral) fazendo campanha a favor do PT de lula e dilma (em minúsculo, mesmo). Esse cinismo e hipocrisia barata desses indivíduos é de causar nojo e repugnância a qualquer ser humano. Esse cara joga do lado do jô soares, do chico buarque e de outros “artistinhas” globais que ganham em seus bolsinhos a imoral (mas infelizmente legal) Lei Rouanet e, por isso, se transformam em verdadeiros “cachorrinhos” daquela instituição criminosa, sem falar daqueles que ganham o imoral (mas infelizmente legal) bolsa-ditadura, aquela que hoje os “comunistas” mentirosos de outrora ganham, apenas por se dizerem “torturados” pelo regime militar. E amanhã? Seremos todos nós agraciados com um bolsa-PT? Bolsa que indenizará a todos nós que estamos sofrendo por estarmos sujeitos a esse governo criminoso que aí está? Bolsa-PT já!

  12. Sugiro à redação da Tribuna da Internet que se abstenha de publicar textos absurdos e imorais como os desse leonardo bofe, que só serve para inflar o ódio das pessoas normais e gerar desnecessária indignação ao ser humano! TEXTOS DE LEONARDO BOFE NUNCA MAIS NA TRIBUNA DA INTERNET!!!!!!! Espero que vire campanha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *